Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sábado, 3 de maio de 2014

FIAT FORMA PRIMEIRA TURMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PARCERIA COM AS UNIVERSIDADES BOCCONI E FIA/USP


Em uma parceria inédita com a SDA Bocconi School of Management, na Itália, e a Fundação Instituto de Administração (FIA), ligada ao Departamento de Administração de Empresas da USP, a Fiat Automóveis formou a primeira turma da pós-graduação “Fiat Chrysler Executive Master”. 

A cerimônia aconteceu na sede da fábrica de Betim (MG), com a entrega dos certificados a 31 gestores que ocupam posições-chave na empresa.

O presidente da Fiat Chrysler para a América Latina, Cledorvino Belini, destacou a importância do investimento para a qualificação dos colaboradores. 
“Eu acredito que a educação é o fundamento do desenvolvimento sustentável”, disse.

“A experiência proporcionada pelo intercâmbio com instituições tão conceituadas como a Bocconi e a Fundação Instituto de Administração é crucial para o desenvolvimento da Fiat Chrysler”, acrescentou.

No curso, com carga horária de 440 horas/aula, os alunos selecionados integram as mais diversas áreas da empresa, permitindo a troca de experiências para o desenvolvimento de habilidades em um ambiente global. 

Ao preparar os executivos para enfrentar os desafios de um mercado cada vez mais competitivo, a parceria com as escolas de negócios mais conceituadas foi chave. 


Na avaliação de Maurício Zanon, da área de Planejamento e Estratégia de Produto, a diversidade das disciplinas, incluindo palestras e estudos de casos, permitiu um novo olhar sobre os conceitos de gestão. 

“O que aprendi aplico no dia a dia do meu trabalho. Me sinto mais preparado e com visão estratégica para aprimorar e inovar”, contou Zanon.

Na última etapa do curso, todos os alunos apresentaram trabalhos de caráter técnico/aplicativo, avaliadas pelos diretores da Fiat Chrysler, que participaram ativamente de todo o processo. 

Para Mário Diniz, da área de Qualidade da Fiat, o retorno à sala de aula possibilitou um amplo diálogo com os desafios atuais do trabalho. 

“A pós-graduação mudou a minha forma de analisar os cenários. Deixei de pensar apenas como engenheiro e passei a fazer uma leitura de gestão com posicionamento estratégico e competitivo para impulsionar novos negócios”, destacou.

“Depositamos nesses 31 profissionais nossa confiança para que eles possam iniciar um grande movimento em prol da inovação dentro de nossas unidades industriais de Betim e Pernambuco. E não há melhor caminho para a inovação do que a disseminação do conhecimento”, afirmou o diretor de Recursos Humanos da Fiat Chrysler para a América Latina, Mario Borio.

A pós-graduação “Fiat Chrysler Executive Master” foi realizada no âmbito do Centro de Competências, estrutura responsável pela gestão das parcerias com as instituições acadêmicas. 

Desde a criação do espaço em 2003, já foram realizados 48 cursos no formato similar “in company”. 

“Como resultado de inúmeras atividades realizadas em parceria com as melhores instituições acadêmicas, a Fiat já contribuiu com a formação de mais de dois mil especialistas”, informa Silvana Rizzioli, diretora do Centro de Competências da Fiat.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.