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domingo, 18 de maio de 2014

NO PRÓXIMO DIA 23, A NISSAN COLOCARÁ À VENDA EM TODO BRASIL SEU PRIMEIRO PRODUTO BRASILEIRO, O NEW MARCH, PRODUZIDO EM RESENDE. TERÁ DUAS VERSÕES COM MOTOR 1.0 E 1.6, BEM EQUIPADAS, QUE CUSTARÃO ENTRE R$ 32.990 E R$ 42 990.


Rio de Janeiro – O consumidor brasileiro mais maduro e exigente conta com o Nissan New March
produzido no Complexo Industrial, em Resende (RJ), com preços entre R$ 32.990,00 e R$ 42.990,00, respectivamente nas versões com motores 1.0 16V e 1.6 16V flexfuel 

O carro que chega às concessionárias no próximo dia 23, de maio, foi projetado no Japão, com a participação de equipes de vários países do mundo, inclusive do Brasil, utiliza a versátil plataforma 'V', e é vendido – em mais de 100 países, onde já foram vendidas mais de 6,7 milhões de unidades.
"O Nissan New March reflete a nova fase da Nissan no Brasil, uma fabricante rumo à liderança entre as marcas japonesas no país", afirma François Dossa, presidente da montadora, no Brasil.

O Nissan New March integra uma estrutura projetada para absorver as forças dos impactos graças às sofisticadas zonas de deformação, que mantêm a integridade da cabine por conta de uma carroceria altamente reforçada, com novos materiais no assoalho, painéis laterais e frontais e mais pontos de solda.

As soluções adotadas na plataforma e estrutura colaboram para o modelo da Nissan ter peso reduzido, entre 956 kg e 982 kg, de acordo com a versão. 

Esta característica foi possível também pelo uso de softwares de última geração, que permitiram desenvolver soluções de construção mais eficientes.

A frente 100% nova do Nissan New March traz muito das opiniões dos clientes da marca no Brasil, ouvidos em pesquisas. As informações ajudaram o departamento de design no Japão a redesenhar o modelo, que está chegando ao mercado brasileiro e é vendido também no Canadá, México e Europa.

O novo design conta com uma grande entrada de ar inferior e grade cromada em forma de 'V', que refletem ainda a assinatura atual do design mundial da Nissan. 

Ressaltado pelo parachoque dianteiro encorpado, é robusto e elegante, conferindo ao modelo característica única. 

As maçanetas e retrovisores, de acordo com a versão, podem ser pretos, da cor da carroceria ou cromados. A frente do veículo é toda nova, da coluna A até o fim do para-choque. Visto de lado, o Nissan New March chama a atenção pelas linhas arqueadas das janelas. 


Os para-lamas proeminentes iniciam a marcante e baixa linha de cintura que permitiu à engenharia posicionar as caixas das rodas nas partes mais extremas da carroceria conferindo maior estabilidade e dirigibilidade, além de ampliar o espaço e o conforto interno, obtendo excelente entre-eixos de 2,45 m para um carro com 3,83 m de comprimento (4,7 cm a mais em relação ao March), 1,68 m de largura (+1 cm) e 1,53 m de altura. Dessa forma, o Nissan New March surpreende no espaço interno mesmo sendo um veículo compacto.

No teto há dois vincos acentuados em forma de "V", que lembram bumerangues e não são meros detalhes estéticos. Eles têm a importante função de conferir maior robustez à carroceria e ganho acústico, pois o nível de ruídos do impacto do vento baixou sensivelmente.

O Nissan New March recebeu um tratamento acústico reforçado para ampliar o conforto interno. Houve aumento da densidade da manta acústica no painel corta fogo, de 1,2 para 1,8 kg/cm², e a adição de uma nova manta ao painel. 

Os ocupantes do modelo sentem pouco a intereferência de sons externos, já que as modificações introduzidas no Nissan New March nacional reduziram em 1.3 dB o nível de ruído no habitáculo, em comparação ao seu antecessor.

O desenho da carroceria na extremidade traseira do teto é levemente elevado para ajustar o fluxo de ar para os lados, o que melhora a performance aerodinâmica do carro. 

Além disso, dos espelhos retrovisores ao espoiler, cada elemento do Nissan New March foi projetado para reduzir a resistência ao ar. 

Por conta disso, o modelo atingiu 0,33 cx de coeficiente de arrasto, medida mais eficiente do que a média do segmento dos carros compactos.

Com o objetivo de criar no interior a mesma sensação de modernidade do exterior, a Nissan também mudou o New March por dentro, incluindo novos materiais, painel e volante, seguindo estilo sofisticado, mas sem se esquecer da ergonomia. 

A amplitude do interior é obtida pela altura do teto e pelo excelente ângulo de abertura das quatro portas, de quase 90º, que facilitam o acesso e a saída dos ocupantes, e por ideias simples, como ter a base da porta abaulada, que permite entrar e sair do modelo sem raspar os pés na região como em outros modelos. 


Os ocupantes contam com 820 mm entre os limites internos das portas para dar acesso ao interior, medida superior a dos principais concorrentes.

O console foi concebido levando em consideração as necessidades do motorista durante a condução. 

Assim, os designers da Nissan garantiram que os controles de áudio e do sistema de climatização sejam fáceis de visualizar, acessar e utilizar. 

O painel de instrumentos tem design inteligente, que facilita a leitura do velocímetro e o conta-giros tem instrumentos claros e brilhantes, que contribuem para a boa visibilidade. 

Além disso, desde a versão de entrada o Nissan New March, conta com computador de bordo com funções importantes como autonomia, consumos instantâneo e médio, e abertura interna da tampa do tanque de combustível.

Ainda em relação à busca da melhor ergonomia para o motorista, os comandos mais acessados, como o do ar-condicionado, do aquecimento, do sistema de som, do acionamento elétrico dos vidros, entre outros, estão posicionados de forma a evitar o deslocamento do corpo do motorista e são fáceis de operar.

O Nissan New March traz detalhes prateados no painel central, nas saídas de ar-condicionado, na alavanca do freio de estacionamento e no apoio de braço da porta dianteira; revestimento dos bancos em tecido nas cores preto cinza e o novo volante de três raios, que dispõe de regulagem de altura e é exclusivo para o modelo brasileiro. 

Esse item, por sinal, confere ao modelo mais sofisticação com seu acabamento nas cores preto e prata. A versão topo de linha 1.6 SL tem, ainda, acabamento Piano Black com detalhes prateados no painel central.

Os bancos contam com costura dupla, que aumenta a qualidade do acabamento e amplia a percepção de cuidado com o produto para o cliente. 

Outro ponto importante dos bancos é o sistema Comfort Seat, tecnologia de ponta empregada pela Nissan na confecção deste equipamento. 

Assim, os bancos dianteiros contam com suportes laterais nos encostos, que ajudam a aumentar o conforto e a manter a posição estável, e tecido que evita o deslocamento do corpo para frente em frenagens.

Esta solução contempla também as extremidades alongadas em 20 mm na parte frontal do assento. 

Além disso, a espuma utilizada é de alta densidade para manter a firmeza do corpo sem prejudicar o conforto. 

Um fornecedor mundial da Nissan veio do Japão para o Brasil apenas para cuidar dos novos bancos do Nissan New March, garantindo o padrão de qualidade e conforto, que são diferenciais do modelo. A Tachi-S já está instalada no complexo industrial da empresa em Resende (RJ).


O motorista dispõe, ainda, de ajuste de altura, item de série desde a versão de entrada e não disponível em muitos concorrentes. 

Todos estes recursos colaboram para reduzir o cansaço na condução por horas contínuas, tornando o compacto da Nissan ainda mais confortável.

Complementando o design, o Nissan New March inova nas cores de lançamento, com duas novas opções perolizadas: Azul Pacific e Branco Diamond. Com pequenos flocos de mica (material sintético) misturados na tinta base, a opção dá um efeito natural de brilho de pérola e, dependendo da incidência da luz e do ângulo, o tom da cor muda. 

O New March é o primeiro compacto produzido no Brasil com essa opção de pintura, o que só é possível graças à avançada tecnologia disponível na unidade industrial de Resende. 

A pintura segue o moderno e sustentável sistema '3 wet', onde a aplicação da base e do verniz é feita logo em seguida da aplicação do primer, tornando o processo mais curto e reduzindo o consumo de energia. 

Os robôs utilizam cartuchos para a pintura, o que reduz a perda de tinta e solventes, diminuindo a emissão de compostos orgânicos voláteis (COVs), o que deixa a operação mais sustentável. Para isso também é fundamental o uso de água como base na pintura.

INOVANDO MAIS UMA VEZ
O novo carro é o primeiro entre os hatches compactos a oferecer itens disponíveis apenas em veículos de segmentos superiores: câmera de ré, navegador por GPS integrado às redes sociais (na versão 1.6 SL) e cintos de segurança com pré-tensionadores e exclusivo limitador de carga.

A câmera de ré traz mais segurança e comodidade já que dá mais confiança ao motorista ao melhorar a visibilidade na traseira, ajudando a evitar colisões com objetos ou pessoas não identificados pelo retrovisor. 

E, em conjunto com a direção elétrica progressiva, deixa a tarefa de estacionar muito mais fácil. Afinal, a inovação tecnológica só tem razão de ser quando se traduz em facilidade e conforto para os consumidores.

Para acompanhar o ritmo da cidade e do mundo sem fios para se comunicar, o Nissan New March traz muita conectividade a bordo. 

Além das imagens captadas pela câmera de ré, o sistema multimídia (disponível na versão 1.6 SL) com tela de 5.8 polegadas conta com sistema de navegação por satélite (GPS) com tela sensível ao toque e comandos de voz em português, mostra todas as informações de áudio e do telefone celular e, ainda, permite se conectar via Bluetooth a dispositivos móveis como smartphones e equipamentos de MP3.

O Nissan New March também traz diferenciais para o segmento, como o ar-condicionado digital automático. 

Inteligente, permite a escolha da temperatura desejada para que o sistema se adapte. Com 22 graus selecionados, por exemplo, o ambiente interno ficará assim mesmo se o carro estiver passando por locais com variações sensíveis de calor e frio, pois sensores identificam a temperatura e fazem a troca de ar para deixar do jeito desejado.

O novo volante multifuncional, exclusividade mundial do Nissan New March brasileiro, concentra os controles de áudio e da função viva voz para o telefone. 

Já com o Bluetooth Streaming é possível sincronizar a agenda telefônica e os arquivos de música digital com o sistema para ampliar as opções de diversão durante a condução, sem a necessidade de cabos para conexão.

Na segurança passiva, o modelo conta com cintos de segurança dianteiros equipados com pré-tensionadores e o exclusivo sistema limitador de carga. 

Com esses recursos, em caso de colisão, os cintos se retraem instantaneamente, restringindo rapidamente o movimento dos corpos dos passageiros e, quase que simultaneamente, liberando gradualmente a correia, amortecendo a força aplicada ao peito, reduzindo a possibilidade de lesões.

Com o novo carro, a Nissan introduz no Brasil o sistema NissanConnect™. Disponível nos Estados Unidos e na Europa, a novidade é a plataforma global da Nissan para a conectividade de apps de smartphones. 

Com ela, motoristas podem ter a experiência digital diretamente em seu veículo. O funcionamento é simples: após a compra da versão do New March equipada com o NissanConnect™ (1.6 SL), o proprietário se cadastra e registra o veículo no sistema, além de baixar o app em um smartphone com os sistemas operacionais Android ou iOS. 

A partir disso, é possível interagir com os aplicativos mais populares, como Facebook e Google.

No Facebook, a plataforma permite acessar funções como feed de notícias, status, check in, amigos e eventos. 

Se, por exemplo, chegar convites para eventos, isso será mostrado no sistema. A partir daí, com um clique na tela touch screen, é possível dirigir-se ao local com o auxílio do navegador e ainda fazer o check in quando chegar.

No Google Search é possível buscar pontos de interesse. O pacote de serviço do NissanConnect™ é gratuito para os primeiros três anos após a data de compra do carro. 

É importante ressaltar que o funcionamento depende da compatibilidade do smartphone com pacote de dados e do cadastro no app.


PRAZER DE DIRIGIR
O Nissan New March oferece aos proprietários equilíbrio entre o consumo de combustível e o bom desempenho nas suas duas opções de motores flexfuel, um dos principais pontos de interesse dos consumidores desse segmento. Ele chega ao mercado sendo o único compacto do país a ter tanto o motor 1.0 quanto o 1.6 reconhecidos com a nota máxima ("A") na sua categoria dentro do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), do Inmetro. O compacto tem algumas das melhores marcas de consumo na cidade e na estrada, com gasolina ou etanol, entre os modelos compactos. Pelo Inmetro, o Nissan New March é o compacto mais econômico do mercado brasileiro.

Assim como o próprio Nissan New March, o motor HR 1.6 16V também é produzido no Complexo Industrial da marca em Resende (RJ). 

Com 1.598 cm³, ele desenvolve 111 cavalos de potência a 5.600 rpm, com qualquer um dos combustíveis, e faz o Nissan New March sair da imobilidade aos 100 km/h em 9,88 segundos (gasolina) e 9,49 segundos (etanol). 

Essa agilidade é proveniente da modernidade do projeto, excelente relação peso-potência (8,8 kg/cv) e do torque de 15,1 kgfm a 4.000 rpm – 90% já estão disponível a 2.400 rpm.

Além disso, a Nissan utiliza no motor HR o sistema CVVTCS (Continuosly Variable Valve Timing Control System, ou variação da abertura das válvulas através de variador de fase), que faz com que a entrada de ar e de combustível nos cilindros seja otimizada em qualquer rotação, oferecendo respostas mais precisas do acelerador, maior rendimento com economia de combustível. 

O resultado é uma melhor queima de combustível e, em consequência, redução das emissões de poluentes. 

O HR 1.6 16V também conta com corrente ao invés de correia, dispensando trocas, e velas com eletrodo de Platina, substituídas apenas a cada 100 mil km. 

Sinal de maior durabilidade e menor manutenção. E, com a produção no Brasil, o consumidor tem ainda mais tranquilidade em relação à manutenção.

O 1.0 16V (998 cm³) bicombustível é o motor mais econômico do Brasil. Ajustado às características de dirigibilidade do Nissan New March, esse motor entrega 74 cavalos de potência a 5.850 rpm e 10 kgfm de torque a 4.350 rpm, tanto com etanol quanto com gasolina. 

Com relação peso/potência de 12,9 kg/cv, e escalonamento adequado das marchas para o tipo de motor e de uso, o New March 1.0 16V tem saídas ágeis, que garantem ainda desempenho muito bom, com aceleração de 0 a 100 km/h feita em 14,48 segundos com gasolina e em 13,79 segundos com etanol. 

Mesmo com a boa performance, o compacto mantém as boas médias de consumo de combustível, consagrando-se o mais econômico do segmento. Esse motor tira 90% do torque total a 3.500 rpm.

Além de ser ágil na condução, fruto da relação entre os eficientes conjuntos motor/câmbio e o baixo peso (máximo de 982 kg na versão topo de linha), o Nissan New March também se destaca pela facilidade de manobrar. 

Duas características fundamentais para um veículo rodar no trânsito cada vez mais pesado das cidades. 

Equipado com direção elétrica progressiva de série desde a primeira opção de acabamento, o modelo ainda tem o menor diâmetro de giro do segmento, apenas 4,5 m. 

Sem contar que o motorista tem excelente visibilidade por conta do parabrisa amplo, das colunas "A" finas e espelhos retrovisores grandes, de espelhos convexos, outra novidade do modelo.

Agilidade e força, porém, não podem estar dissociadas da segurança. Além do duplo airbag de série em todas as versões, o Nissan New March é equipado com freios antitravamento ABS de 9ª geração, da Bosch, com controle eletrônico de frenagem (EBD) e sistema de assistência de frenagem (BAS), que tornam a condução e parada do carro muito mais segura, pois ajuda a calcular a velocidade e a força que o motorista impõe no pedal em frenagens de emergência para reduzir a distância da parada.

O EBD do Nissan New March pode variar o esforço de frenagem até 50% por eixo, no máximo. Sistemas sem esse recurso são calibrados normalmente 30% atrás e 70% na frente. 

Dessa forma, evita-se o efeito "mergulho" da dianteira. Para apoiar de forma correta esses sistemas no momento das frenagens mais fortes, o carro conta com disco de freios de 260 mm na frente – mesmo tamanho utilizado no hatch médio Tiida – e tambores com 203 mm atrás.


PROJETO JAPONÊS PENSADO PARA O BRASIL
Além do acabamento interno aperfeiçoado, com materiais encontrados em veículos de categoria superior, o Nissan New March brasileiro ganhou de série na versão 1.6 SL rodas de liga leve aro 16, que conferem maior esportividade ao modelo, item que é desejo de muitos clientes do país.

Como o novo tamanho das rodas e os pneus com perfil mais baixo (185/55 R16) poderiam comprometer o conforto e a dirigibilidade, a engenharia da Nissan do Brasil adotou novos amortecedores com curso maior (8 mm no da frente e 9 mm na traseira). 

Dessa forma, as rodas aro 16 oferecem a mesma durabilidade e conforto das rodas com aros 14 e 15, disponíveis nas outras versões. 

O carro rodou mais de 200 mil quilômetros pelo Brasil para testar e aperfeiçoar a nova16V com 111 cavalos de potência e torque de 15,1 kgfm

1.6 SV (R$ 39.990,00)
Todos da versão 1.0 SV acrescidos de:
Motor 1.6 16V com 111 cavalos de potência e torque de 15,1 kgfm

1.6 SL (R$ 42.990,00)
Todos da versão 1.6 SV acrescidos de:
Ar-condicionado digital automático
Acabamento Piano Black no painel central
Alarme perimétrico com acionamento na chave
Acesso às redes sociais NissanConnect™ integrado ao navegador
Câmera traseira com imagem integrada ao display do rádio
Faróis dianteiros e traseiros com máscara negra
Maçanetas externas de abertura das portas cromadas
Revestimento dos bancos em tecido especial premium SL
Rodas de liga leve aro 16 e pneus 185/55 R16 com acabamento Inner Black
Rádio CD Player com MP3 com display 5.8 polegadas colorido, função RDS, entrada auxiliar para MP3 Player/IPod®, conector USB, e 4 alto-falantes
Sistema de navegação por GPS integrado ao painel

Opões de cores (1.0 e 1.6)Sólidas: Preto Premium e Vermelho Alert
Metálicas: Prata Classic e Cinza Magnetic
Perolizadas: Azul Pacific e Branco Diamond

ACESSÓRIOS ORIGINAIS PARA UM CARRO AINDA MAIS ESPECIAL
Se o visual moderno e a tecnologia são itens de série no Nissan New March, a linha de acessórios originais acrescenta mais estilo e segurança ao modelo. Disponível apenas na rede de concessionárias Nissan, os equipamentos são exclusivos e testados sob os rigorosos padrões de qualidade da marca.

Para a parte estética, há frisos laterais na cor do veículo para as portas com o nome do veículo e tapetes de carpete, além da ponteira cromada e aerofólio, que conferem mais estilo e esportividade. Para a segurança, automatizador dos vidros elétricos para evitar o esmagamento, trava de estepe e alarme volumétrico. 

Um dos destaques é o sensor de estacionamento, que proporciona mais proteção ao veículo, evitando possíveis batidas traseiras durante manobras, através dos quatro sensores que auxiliam na detecção de obstáculos. O sistema é acionado simultaneamente ao engate da marcha à ré do veículo.

O cliente também pode encontrar rádios das marcas Kenwood, Pioneer e Hurricane; protetor de cárter; alto-falantes e GPS Way Navicity com telas de 4,3 e 5 polegadas. Todos podem ser encontrados na rede de concessionárias Nissan de todo o país.

NISSAN NEW MARCH: O MENOR CUSTO DE REVISÃO DO BRASIL
Moderno, ágil, tecnológico e bem equipado, o Nissan New March é o automóvel com o menor custo de revisão do segmento no Brasil. Segundo Tai Kawasaki, diretor de Pós-venda da Nissan do Brasil, a Nissan mais uma vez foi além.

"Devido à reconhecida qualidade japonesa da Nissan aliada ao benefício da nacionalização da produção do carro e das peças, conseguimos entregar ao cliente o menor custo das revisões periódicas do segmento, consagrando assim o programa de peças e serviços com o máximo custo-benefício, o já conhecido 'Compromisso Nissan New March' ". 

Assim, o proprietário do modelo conta com três anos de garantia sem limite de quilometragem; assistência 24h gratuita por dois anos e preços de manutenção transparentes. O principal objetivo é garantir que os clientes da marca fiquem totalmente despreocupados durante toda a experiência com o veículo.

De acordo com Tiago Castro, gerente de Produto, a Nissan trabalhou forte para que o Nissan New March tivesse um custo de propriedade baixo, item que pesa bastante na hora da compra. 

"Os clientes desse segmento fazem muitas contas antes de assinar o cheque e, por isso, oferecer valores acessíveis é fundamental para a decisão. O 'Compromisso Nissan New March' complementa toda atratividade do modelo. Assim, entregamos um pacote completo e diferenciado no segmento", diz.

O primeiro pilar deste pacote é a garantia de fábrica, um dos quesitos mais valorizados pelo consumidor: são três anos sem limite de quilometragem. 

A proposta de deixar o proprietário despreocupado também avança para as revisões. 

A mão de obra é grátis nas duas primeiras revisões, sendo que até os 60 mil quilômetros, o proprietário do Nissan New March desembolsará um total de R$ 1.754, para o carro com motor 1.0, e R$ 1.784, na versão com o motor 1.6, para realizar as revisões obrigatórias recomendadas pela Nissan, o mais baixo dos respectivos segmentos.

E não há distinção entre consumidores das diferentes regiões do Brasil: os preços das revisões obrigatórias são fixos e válidos em todo o território nacional, para que o proprietário do Nissan New March saiba desde a hora da compra quanto gastará nas revisões periódicas (a cada 10.000 km ou 12 meses, o que ocorrer primeiro).

Para valorizar ainda mais o custo-benefício neste item, a mão de obra está inclusa nos valores fechados, que serão os mesmos nas 169 concessionárias Nissan de todo o País. Confira os valores para as revisões até os 60 mil km do Nissan New March com os motores 1.0 e 1.6:


Nissan New March 1.0:
10.000 km
20.000 km
30.000 km
40.000 km
50.000 km
60.000 km
R$ 199
R$ 249
R$ 219
R$ 359
R$ 329
R$ 399,00
M.O. grátis - 2 primeiras revisões
Demais revisões: M.O. incluída no pacote de Revisão Preço Fechado

Nissan New March 1.6:
10.000 km
20.000 km
30.000 km
40.000 km
50.000 km
60.000 km
R$ 199
R$ 249
R$ 269
R$ 329
R$ 329
R$ 409,00
M.O. grátis - 2 primeiras revisões
Demais revisões: M.O. incluída no pacote de Revisão Preço Fechado


M.O. grátis - 2 primeiras revisões

Demais revisões: M.O. incluída no pacote de Revisão Preço Fechado


O outro destaque do programa é o serviço de assistência 24h Nissan Way Assistance. O proprietário do Nissan New March poderá utilizá-lo por dois anos sem custos, maior período oferecido no segmento para este tipo de benefício. O Nissan Way Assistance atende 24 horas casos de pane, colisão, furto ou pneu furado. Também oferece conserto no local ou reboque, dependendo do que acontecer. Dependendo do local no qual ocorrer o inconveniente, a Nissan oferece guincho ou até quatro dias de hospedagem grátis. E, se for o caso, um carro reserva gratuitamente por quatro dias.

RESENDE: UMA FÁBRICA BRASILEIRA, MODERNA E COMPLETA

O Nissan New March é o primeiro automóvel fabricado no novo Complexo Industrial da Nissan, localizado em Resende, no sul do Estado do Rio de Janeiro. A unidade, inaugurada em abril, recebeu investimentos de R$ 2,6 bilhões para ser uma das mais modernas do grupo Nissan em todo o mundo. Ela possui um ciclo completo de produção, algo incomum nas recentes fábricas de veículos abertas no Brasil – da área de estamparia até as pistas de testes, incluindo chaparia, pintura, injeção de plásticos, montagem e inspeção de qualidade.

Com capacidade para produzir até 200 mil veículos da plataforma V (de "versátil") e 200 mil motores, o Complexo Industrial de Resende é fundamental para os objetivos de crescimento com foco na qualidade da Nissan no Brasil. Recém-inaugurada, a unidade já gera 1.500 empregos diretos. Todos os funcionários passaram por formação no Senai de Resende e também dentro da Nissan. Além disso, mais de 300 deles tiveram treinamento de até três meses fora do país, em fábricas da Nissan no Japão, México, Estados Unidos e Inglaterra. Como qualidade é um ponto fundamental para a empresa, a equipe de avaliação dos veículos, que faz o controle final dos carros e motores produzidos na fábrica, recebeu formação especial, de seis meses, no Japão e no México.

Para fazer os trabalhos que exigem mais precisão ou poderiam acarretar risco na segurança ou na ergonomia dos funcionários, a linha de produção conta com um total de 88 robôs. Assim, é assegurado o bem-estar do operador e a qualidade das operações. Na maioria das áreas, o transporte dos automóveis durante o processo produtivo é realizado por AGVs (Automatic Guided Vehicles), pequenos robôs autoguiados que conduzem carrinhos de peças e plataformas. Eles eliminam a necessidade de transportadores ou plataformas acionadas por correntes, deixando a operação mais segura e silenciosa. Este sistema robotizado ainda torna a linha flexível para alterações e melhorias, já que os AGVs seguem faixas magnéticas no chão, que têm sua posição e extensão facilmente modificadas.

Cada veículo que segue para a linha de montagem possui um kit de peças próprio colocado em um carrinho específico. Com isso, não há equipamentos parados com peças ao lado da linha de montagem e fica praticamente impossível o operador colocar uma peça errada no veículo, já que ele não tem diferentes opções disponíveis a sua frente. Assim, sua atenção fica toda voltada em montar o carro e verificar a qualidade do processo, não tendo a preocupação de qual peça montar. Os carrinhos com cada kit exclusivo de peças são montados em uma área própria por funcionários responsáveis apenas por esta operação.

O foco na qualidade também fez a Nissan tomar a decisão de ter um Complexo Industrial completo no país, garantindo assim seus elevados padrões mundiais de produção. Por isso, a empresa decidiu ter a área de estamparia e de injeção de plásticos dentro de sua unidade, algo incomum nas novas fábricas instaladas no Brasil em função da complexidade e dos elevados valores de investimentos que exigem. Com estas áreas integradas ao processo, se ganha, além de qualidade, em tempo de produção, redução de estoques e flexibilidade para o mix de fabricação.

Equipamentos de última geração e modernos processos de produção como os adotados na fábrica de veículos são usados na fábrica de motores da Nissan. Por produzir equipamentos de alta precisão técnica, a fabricação de motores ainda tem reforçada a área de controle de qualidade. Na linha de montagem há quatro portais de verificação de qualidade de componentes. O teste final de funcionamento é realizado em 100% dos motores produzidos na fábrica de Resende e também todos passam por testes de emissão de CO2, em vez de por amostragem, como é comumente realizado por outras empresas do setor.

Tudo para garantir a qualidade de funcionamento do motor 1.6 16V flexfuel – equipado com bloco de alumínio –, que é um dos propulsores com melhor eficiência energética de sua categoria no Brasil, aliando desempenho e baixas emissões de CO2.

Todas as áreas do Complexo Industrial de Resende trabalham integradas e seguindo os métodos e valores do Nissan Production Way – o sistema de produção Nissan – e do Nissan Way – filosofia e conjunto de códigos de conduta da marca. O foco é fabricar no Brasil produtos com toda a tecnologia e qualidade japonesa da Nissan.

NOVO CENTRO DE ARMAZENAMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE PEÇAS NO BRASIL

Dando continuidade ao processo de fortalecimento de sua marca no Brasil, e na busca pela liderança de qualidade entre as empresas automotivas do país, a Nissan inaugurou oficialmente no início de maio, em Resende (RJ), seu novo e moderno Centro de Armazenamento e Distribuição de Peças. A unidade está localizada ao lado do Complexo Industrial da Nissan e é resultado do investimento total de R$ 70 milhões.

O armazém tem 16.400 m2 de área total – que podem ser expansíveis para até 35.000 m2 futuramente. Ele amplia a capacidade de estoque de peças da fabricante no Brasil: 681 mil peças, uma quantidade que supriria o equivalente a seis meses de demanda do mercado. E para tornar ágil o atendimento, a nova unidade já emprega 82 funcionários – diretos e indiretos - em Resende. Além de aumentar a disponibilidade de peças, o serviço de pós-venda ficará ainda melhor pela maior sinergia com a logística da fábrica e o aumento da capacidade de processamento de pedidos e rapidez de despacho.

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