Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sexta-feira, 12 de abril de 2013

BRASIL SE ARMA PELA METADE PARA A COPA: POLÍCIAS MILITAR E CIVIL DO RIO DE JANEIRO TERÃO "CAVEIRÕES" MAIS MODERNOS E MUITO MAIS RESISTENTES QUE OS BLINDADOS ATUAIS. EXÉRCITO COMPRA BLINDADO COM ARMAS ANTIAÉREAS USADAS, DA ALEMANHA, E NÃO ATENDE A EXIGÊNCIAS DE SEGURANÇA DA FIFA



 BOPE e do CORE receberão novos blindados para reforçar  segurança na Copa do Mundo e nos Jogos Olímpicos.
O grupo sul africano Paramont venceu a licitação para fornecimento de carros blindados para as Polícias Militar e Civil do Estado do Rio de Janeiro. 
Os novos ISV (sigla em inglês dos Veículos de Segurança Interna) ou caveirões como são conhecidos no Rio de Janeiro, são o modelo Maverick e serão usados no reforço da segurança na Copa do Mundo e na Olimpíada

O Exército adquiriu também um sistema de artilharia antiaérea alemão, composto por 34 carros de combate Gepard 
1A2 que pesam 47,5 toneladas, possuem 7,7 metros de altura e 3,7 de comprimento. 

Esses blindados são equipados com dois canhões Oerlikon de 35 mm, que trabalham em conjunto com um sistema de radares com campo de visão de até 15 km de raio e podem derrubar mísseis, aviões, helicópteros ou drones (aviões não tripulados) a até 15 km de distância e 3 km de altitude. 

“Pretendo estar com toda a tropa preparada e treinada para atuar com o novo sistema na abertura e no encerramento da Copa das Confederações e na visita do Papa, para garantir a segurança de quem estiver nos estádios”, disse o general Márcio Heise, comandante da Brigada de Artilharia Antiaérea.

A compra ao exército alemão inclui peças de reposição, suporte técnico, treinamento e transferência de tecnologia. 

Durante a Copa das Confederações e a visita do Papa, os blindados serão colocados em locais estratégicos em que possam ter visão de possíveis alvos e não ficarão "à vista do público.

Armas antiaéreas na Copa
É preciso deixar claro que a aquisição dos blindados antiaéreos não supre a necessidade do Brasil para a Copa. Os canhões não têm capacidade dara atingir alvos a até 15 km de altitude, uma das exigências da Fifa e as forças armadas brasileiras não possuem esse tipo de armamento.

Exceto o Brasil, todos os países que integram a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) têm armas para abater alvos a 15 km de altura, o que dá
 uma ideia da importância da artilharia de médio alcance. Na América Latina, nenhum país possui essas armas.


Caveirões com nome de automóvel
A escolha do Maverick deveu-se à sua alta mobilidade e resistência a ataques de armas de grosso calibre e de bombas. 

O Estado do Rio de Janeiro receberá esses veículos para uso das unidades especiais do BOPE (Batalhão de Operações Especiais), do Batalhão de Choque da Polícia Militar e do CORE (Coordenadoria de Recursos Especiais), da Polícia Civil.

Os carros fabricados a partir de plataformas próprias - os atuais são adaptados de veículos comuns - possuem equipamentos modernos de transmissão que incluem rádios nos capacetes dos militares, os pneus são auto-infláveis e possuem ar condicionado.



2 comentários:

  1. Que bobagem, comprar brinquedinhos para mostrar para o resto do mundo que também pode? E o pior que ainda comprou alguns brinquedinhos usados e obsoletos. O brasil é um país problemático em todos os sentidos, inclusive na inteligência e objetividade.

    ResponderExcluir
  2. Que bobagem, comprar brinquedinhos para mostrar para o resto do mundo que também pode? E o pior que ainda comprou alguns brinquedinhos usados e obsoletos. O brasil é um país problemático em todos os sentidos, inclusive na inteligência e objetividade.

    ResponderExcluir

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.