Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sexta-feira, 12 de abril de 2013

ECONOMIA DE COMBUSTÍVEL É UM DOS ITENS QUE O COMPRADOR DE UM CARRO LEVA EM CONTA, EM FUNÇÃO DO ALTO PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS. SEIS MODELOS RENAULT APRESENTAM NOTA A NO PROGRAMA BRASILEIRO DE ETIQUETAGEM VEICULAR

Os modelos da Renault saem de fábrica com o adesivo do PBEV comprovando a classificação A.
Novo Clio, Logan, Sandero, Duster, Fluence e Kangoo Express saem de fábrica co m nota “A” avaliados pelo “Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular” (PBEV), elaborado pelo Inmetro, com a parceria do Conpet - programa do Governo Federal, vinculado ao Ministério de Minas e Energia, executado com apoio técnico e administrativo da Petrobras.

O luxuoso Fluence, apesar do motor de 140 cv, atinge a média de consumo cidade/estrada de 12,25 km/l. 

A Renault se destaca entre as marcas de veículos nacionais com seis modelos classificados no menor nível de consumo de combustível. 

A exemplo do que ocorre com os eletrodomésticos no consumo de energia elétrica, os consumidores também podem ficar informados sobre o nível de consumo de combustível de cada veículo e podem comparar com outros modelos da mesma categoria. 

As versões que obtiveram nota máxima no “Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular” são: 
Novo Clio - Authentique e Expression - 1.0 16V Hi-Power (categoria “Sub Compacto”), 

Sandero - Authentique e Expression - 1.0 16V Hi-Flex (categoria “Compacto”), 

Logan – Authentique e Expression - 1.0 16V Hi-Flex (categoria “Médio”), 

Fluence Dynamique 2.0 16V Hi-Flex – câmbio manual - (categoria “Grande”), 

Duster Dynamique 4x4 2.0 16V Hi-Flex (“Fora-de-Estrada”) e 

Kangoo Express 1.6 16V Hi-Flex (“Comercial Leve”).

O trabalho da equipe do Renault Tecnologia Américas (RTA) - moderno centro de engenharia certificado pelo Inmetro, o qual conta com mais de 600 profissionais, para desenvolvimento de produtos voltados às necessidades e ao perfil do consumidor latino-americano – em projetos de veículos mais econômicos e menos poluentes, está sendo evidenciado com o ótimo desempenho da marca no “Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular”.


O Novo Clio foi lançado no Rio de Janeiro, evento que o Blog cobriu. O carro agradou de primeira. E a economia foi um dos itens que chamou a atenção.

Novo Clio Authentique e Expression
1.0 16V Hi-Power
O modelo obteve nota “A” na categoria Subcompacto, tanto na versão de entrada como na equipada com ar-condicionado e direção hidráulica, se posicionando como o mais econômico do seu segmento.

Novo Clio 
Authentique e Expression - 1.0 16V Hi-Power
cidade
estrada
Etanol (Km/l)
9,5
10,7
Gasolina (km/l)
14,3
15,8
*Dados segundo tabela do Inmetro. Medição realizada sem acionamento do ar condicionado.

Sandero - Authentique e Expression - 1.0 16V Hi-Flex - O hatch compacto moderno, com design, dinamismo e robustez está ainda mais seguro. A linha 2013 conta com freios ABS e airbags duplos de série nos na versão Expression.

Sandero - Authentique e Expression - 1.0 16V Hi-Flex
cidade
estrada
Etanol (Km/l)
8,4
9,2
Gasolina (km/l)
12,9
13,8
*Dados segundo tabela do Inmetro. Medição realizada com modelo sem ar condicionado.

Logan – Authentique e Expression - 1.0 16V Hi-Flex
Reconhecido pelo amplo espaço interno e porta-malas com capacidade para 510 litros, o Logan foi classificado com nota “A” no PBEV entre os modelos da categoria médio.

Logan - Authentique e Expression - 1.0 16V Hi-Flex
cidade
estrada
Etanol (Km/l)
8,4
9,2
Gasolina (km/l)
12,9
13,8
*Dados segundo tabela do Inmetro. Medição realizada com modelo sem ar condicionado.

Fluence Dynamique 2.0 16V Hi-Flex – câmbio manual
É mais um modelo que traz na bagagem o objetivo da Renault de reduzir os níveis de consumo de combustível e de emissões.

Fluence Dynamique 2.0 16V Hi-Flex – câmbio manual
cidade
estrada
Etanol (Km/l)
6,8
9,2
Gasolina (km/l)
10,2
14,1

*Dados segundo tabela do Inmetro. Medição realizada com acionamento do ar condicionado.

Duster Dynamique 4x4 2.0 16V Hi-Flex
O modelo se destaca entre poucos SUVs classificados com nota A. O Duster  Dynamique reúne conforto, espaço, sofisticação e a valentia de um verdadeiro 4x4.

Duster Dynamique 4x4 2.0 16V Hi-Flex
cidade
estrada
Etanol (Km/l)
6,1
7,2
Gasolina (km/l)
8,9
10,2
*Dados segundo tabela do Inmetro. Medição realizada com acionamento do ar condicionado.

Kangoo Express 1.6 16V Hi-Flex
O utilitário comercial leve não apenas atende as necessidades nos afazeres do dia a dia, mas também se apresenta como ótima opção de transporte e redução de custos para as empresas.

Kangoo 
Express 1.6 16V Hi-Flex
cidade
estrada
Etanol (Km/l)
6,1
7,4
Gasolina (km/l)
9,0
10,9
*Dados segundo tabela do Inmetro. Medição realizada com modelo sem ar condicionado.


Programa
Coordenado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), em parceria com o Conpet, o “Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular”, do qual a Renault participa voluntariamente desde o início em 2009, permite que os consumidores conheçam a eficiência energética dos carros comercializados no Brasil.

Essa identificação é feita  pela etiqueta afixada nos veículos, que classificam os resultados obtidos, com notas que variam de “A” (melhor classificação) até “E” (menor eficiência energética). Existem 10 categorias em função do tamanho (área projetada no solo) e do tipo do veículo (características de utilização).

De acordo com as regras atuais do Inmetro, no mínimo 50% dos MMMT (Marca, Modelo, Motor e Transmissão) dos modelos de cada marca deve participar do Programa. Os critérios de avaliação variam e levam em conta peso, cilindrada ou tamanho do veículo.

Mais informações sobre o “Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular”, elaborado pelo Inmetro, com a parceria do Conpet, assim como, os valores de eficiência energética e as respectivas classificações dos modelos, de acordo com as suas respectivas categorias, podem ser obtidos no site: http://www.conpet.gov.br/consultacarros/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.