O piloto do X Team Mitsubishi foi um dos quatro mais rápidos na tomada de tempos realizada no sábado e garantiu esse direito na pista, em sua primeira participação num evento internacional de off-road.
Contando com apoio da Petrobras e patrocinado por SKY, Mitsubishi e Outback Steakhouse, o EVO XTR #12 registrou 39s235 em seu giro mais rápido.
A marca foi especialmente expressiva porque Piquet Jr entrou na pista no quinto e último grupo a realizar a prova de classificação, quando a condição do trecho de terra estava muito mais escorregadia que na fase inicial do treino.
De acordo com as regras do evento, todos os competidores largam alinhados na mesma fila, mas os melhores no sábado escolhem a posição no grid.
No domingo, a etapa de abertura da temporada 2013 do Global Rallycross Championship (GRC) determina quatro baterias eliminatórias.
Os dois carros mais bem classificados avançam automaticamente para a final, enquanto os outros participam de uma repescagem para definição dos dois últimos classificados para a corrida decisiva.
As eliminatórias terão seis voltas, a repescagem quatro e a final, com dez competidores, dez giros. "Nossa prova de estreia tem sido muito positiva", afirmou Geraldo Rodrigues Jr, sócio do X Team Mitsubishi.
"O objetivo é chegar à final e sem dúvida ter terminado o sábado na frente de vários times bem mais experientes no GRC nos deixa otimistas para um resultado favorável", acrescentou o empresário.
Ele destacou a rápida adaptação do piloto da Nascar ao Mitsubishi EVO XTR e à pista dos X Games de Foz do Iguaçu, praticamente inteira de terra.
As eliminatórias começam às 13h30, a repescagem está marcada para 14h30 e a corrida final, com dez participantes, tem a luz verde prevista para 15h40 do domingo. Os canais ESPN e a Rede TV! exibem os X Games no Brasil.
Confira os melhores tempos do sábado:
1. Liam Doram 39s007
2. Scott Speed 39s047
3. Tanner Foust 39s144
4. Nelson Piquet Jr 39s235
5. Brian Deegan 39s411
6. Steve Arpin 39s508
7. Buddy Rice 39s620
8. Ken Block 39s783
9. Toomas Heikkinen 40s100
10. Anton Marklund 40s127
11. Patrik Sandell 40s191 324
12. Travis Pastrana 40s324
13. Bryce Menzies 41s008
14. Mauricio Neves 41s618
15. Eduardo Marques 42s388
Motor: MIVEC Turbo (Garrett TR30R)
Potência: aproximadamente 475 cavalos
Câmbio: sequencial, seis marchas
Tração: integral
Suspensão: Exe-tc
Rodas: Enkei Nt03+M
Pneus: Cooper RallyCross
Freios, pinças e rotores: AP Racing
Capô e asa traseira: fibra de carbono
Portas, parachoques, carroceria traseira e paralamas: material composto
Painel: fibra de carbono
Banco, cinto, extintor e santantonio: de acordo com as especificações da FIA
Calendário do Global RallyCross em 2013
1ª etapa - 18 a 21 de abril - Foz do Iguaçu (Brasil)
2ª etapa - 16 a 19 de maio - Barcelona (Espanha)
3ª etapa - 27 a 30 de junho - Munique (Alemanha)
4ª etapa - 10 a 13 de julho - New Hampshire (E.U.A)
5ª etapa - 17 a 20 de julho - Bristol (E.U.A)
6ª etapa - 31 de julho a 3 de agosto - Los Angeles (E.U.A)
7ª etapa - 7 a 10 de agosto - Atlanta (E.U.A)
8ª etapa - 19 a 22 de setembro - Charlotte (E.U.A)
9ª etapa - data a definir - Las Vegas (E.U.A).
Sobre os X Games
Criados em 1995 nos Estados Unidos com o nome The Extreme Games, os X Games são considerados a Olimpíada dos esportes radicais. O evento é reconhecido no mundo todo como referência em esportes de ação.
A partir de 2013, os X Games passam a ter seis eventos ao redor do mundo, com Foz do Iguaçu se juntando a Aspen (EUA), Tignes (FRA), Barcelona (ESP), Munique (ALE) e a cidade-sede Los Angeles (EUA).
No Brasil, os melhores atletas das modalidades Moto X, Global RallyCross, Skate e BMX disputarão medalhas de ouro, prata, bronze e prêmios em dinheiro em 15 competições.
No GRC, categoria do X Team Mitsubishi Racing, 16 pilotos correm em uma pista que se alterna entre asfalto e terra.
Na briga pelo ouro, são classificados 10 pilotos para a fase final. Eles disputam uma corrida de seis voltas, na qual vence quem ultrapassar primeiro a linha de chegada.
Sobre a Mitsubishi
A Mitsubishi Motors do Brasil, presente no país há 23 anos, é a única operação industrial de veículos Mitsubishi no mundo que não pertence à marca japonesa. Com uma fábrica instalada em Catalão (GO), a MMCB conta hoje com mais de 180 concessionárias, que levam veículos de última geração e todo o espírito inovador da marca para os vários cantos do território nacional. No segmento esportivo, organiza os ralis Mitsubishi Motorsports, Mitsubishi Outdoor e Mitsubishi Cup, além da competição de pista Mitsubishi Lancer Cup, e apoia atletas de ponta, como a dupla da Equipe Mitsubishi Petrobras, Guiga Spinelli e Youssef Haddad, o velejador Beto Pandiani, o surfista Carlos Burle, o multiesportista Luis Roberto Formiga, o alpinista Rodrigo Raineri, o paraquedista Luigi Cani e o piloto Ulysses Bertholdo.
Sobre a Petrobras
A primeira vez que a Petrobras exibiu sua logomarca em uma competição esportiva foi em 1956, na corrida de estreia das Mil Milhas Brasileiras de automobilismo.
Atualmente, os patrocínios da Companhia a competições automobilísticas estão alinhados ao Programa Petrobras Esporte Motor, que tem como principal objetivo apoiar o automobilismo/motociclismo por meio da cooperação tecnológica e/ou patrocínios a eventos incluindo fornecimento de combustíveis e/ou lubrificantes, utilizando as competições como campos de pesquisas e desenvolvimento dos nossos produtos permitindo que os mesmos sejam testados e aprovados por quem os utiliza sob as condições mais rigorosas.
Entre as categorias em que a Petrobras está presente podem ser citadas a Copa Petrobras de Marcas (Turismo), a Fórmula Truck (Caminhões), a Equipe Mitsubishi Petrobras (Rali), a Moto 1000 GP, a Seletiva de Kart Petrobras (Kart) e a Baja SAE Brasil-Petrobras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário