http://youtu.be/l3AhRdYlkpA.
"A PowerShift é uma transmissão inovadora, só oferecida até então em veículos com apelo esportivo. A dupla embreagem permite uma troca de marchas muito mais rápida, devido ao sistema de pré-seleção de engrenagem", afirma o engenheiro.
"Além de unir o conforto da transmissão automática com a esportividade da troca manual, ela economiza combustível e permite escolher o modo de dirigir."
As duas embreagens do Novo EcoSport PowerShift trabalham simultaneamente, de forma independente.
As duas embreagens do Novo EcoSport PowerShift trabalham simultaneamente, de forma independente.
Na prática, é uma caixa que funciona como duas e faz trocas instantâneas, em até um terço do tempo de uma automática convencional.
Para o motorista, isso se traduz em passagens de marcha suaves e sem perda de torque na aceleração.
"A primeira, terceira e quinta marchas são engatadas por uma embreagem, enquanto a outra aciona a segunda, quarta, sexta e ré. A próxima marcha está sempre preparada para entrar em ação", diz Otsuzi.
Automática e manual
A transmissão PowerShift permite selecionar três modos de dirigir: D, S ou manual sequencial. O modo D, automático, é focado no conforto e na economia.
"A primeira, terceira e quinta marchas são engatadas por uma embreagem, enquanto a outra aciona a segunda, quarta, sexta e ré. A próxima marcha está sempre preparada para entrar em ação", diz Otsuzi.
Automática e manual
A transmissão PowerShift permite selecionar três modos de dirigir: D, S ou manual sequencial. O modo D, automático, é focado no conforto e na economia.
O modo S automático tem um comportamento esportivo e mantém o motor em rotação mais alta, preparado para retomadas. No modo manual sequencial, o motorista escolhe a faixa de rotação desejada, com o câmbio na posição D ou S.
Por ser mais eficiente e 20 kg mais leve que uma transmissão automática convencional, a PowerShift também reduz em cerca de 10% o consumo de combustível.
Por ser mais eficiente e 20 kg mais leve que uma transmissão automática convencional, a PowerShift também reduz em cerca de 10% o consumo de combustível.
Junto com o motor Duratec 2.0 Flex, de 146/140 cv com etanol e gasolina, ela é uma das responsáveis pelo padrão A de eficiência do Novo EcoSport PowerShift na classificação do INMETRO.
Além disso, como dispensa o uso de fluídos, bombas e radiadores, ela é livre de manutenção.
Está faltando apenas os comandos de válvula para melhorar ainda mais o consumo.
ResponderExcluirCreio que em breve, talvez o modelo 2014, já vira com esse novo motor, chamado pela Ford de Sigma TIVCT.
Obrigado Estevão pelo comentário tão importante.
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