Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quinta-feira, 25 de abril de 2013

MERCEDES-BENZ LANÇA NOVO SUV QUE CONTA ATÉ COM PROJETOR DE FILMES QUE PODE SER REMOVIDO E INSTALADO NUM CAPACETE DE CICLISTA. COISA DE CINEMA. O CONCEPT GLA, DE 211 CV ESTÁ DELICIANDO OS CHINESES QUE VISITAM O SALÃO DO AUTOMÓVEL DE XANGAI. A MERCEDES CAPRICHOU NO LUXO E NA TECNOLOGIA


A Mercedes-Benz apresenta no Salão do Automóvel de Xangai, na China, que
vai até o dia 29, o seu novo veículo conceito um SUV de luxo compacto chamado "Concept GLA" que podemos combina num estilo dinâmico benefícios para uso em lazer. 

Com 4,383m de comprimento, 1,978m de largura e 1,579m de altura, o Concept GLA é equipado com um motor 2.0 de quatro cilindros, a gasolina com turbo-alimentação e potência de 155 kW (211 cv) acoplado a uma transmissão automática dupla embreagem 7G-DCT e sistema de tração nas quatro rodas 4MATIC. 

A grande novidade do novo conceito da Mercedes-Benz está nos faróis com tecnologia laser que além de iluminar a estrada com mais luz, também funcionam como projetores.


Os faróis dianteiros do Concept GLA são equipados com um projetor laser para mostrar imagens ou filmes em uma tela ou outra superfície em qualquer formato suportado pelo COMAND Online pode servir como fonte: figuras ou filmes de um smartphone, da internet, ou de um disco rígido. 

Alternativamente, a ação pode ser produzida ao vivo. O Concept GLA está equipado com duas câmeras, colocadas no trilho do teto da parte dianteira. 

E elas podem ser usadas para muito mais do que somente imagens 3D feitas enquanto o Concept GLA é conduzido: as câmeras HD podem ser removidas e, por exemplo, encaixadas em um capacete de ciclista. 

Uma lanterna adicional em cada câmera assegura que a iluminação esteja certa, qualquer que seja a situação. Como alternativa à opção de projeção, também podem ser vistos filmes dentro do carro com a tela do COMAND Online. 

Os projetores de laser representam muito mais do que simplesmente um exercício acadêmico por parte dos engenheiros e projetistas da Mercedes-Benz. 

Como mais um avanço do head-up display, eles também podem ajudar a melhorar a segurança das estradas: a tecnologia pode ser usada, por exemplo, para projetar as instruções de direção do sistema de navegação na estrada sob a forma de setas – dessa maneira outros usuários da estrada também podem conseguir ver onde está indo um motorista. 

Tecnologia laser e LEDs: os faróis 
Não são apenas os projetores laser e seu sistema de resfriamento visível fornecido pelas aberturas de ventilação giratórias que fazem do azul brilhante dos faróis do Concept GLA um recurso tão interessante. 

Com a função "Coming home" (indo para casa), a luz azul começa a piscar para indicar que o veículo está pronto e esperando por seu motorista. 

Enquanto as luzes de condução são produzidas aqui pela primeira vez com laser refletido em lentes de espelho, as luzes para condução diurna, com seu efeito característico de "tocha", bem como as luzes indicadoras de direção, são de LEDs. 

As indicadoras podem assumir a forma de faixas de luzes digitais e, assim, representam mais um avanço do design "teclas de piano" usado no "Concept Style Coupé".

"O Concept GLA nos traz uma nova abordagem no segmento de SUVs compactos – esta é uma evolução esportiva e mais parecida com o estilo cupê dessa categoria de veículos", comentou o dr. Joachim Schmidt, vice-presidente Executivo de Vendas e Marketing da Mercedes-Benz Automóveis. 


"O Concept GLA é uma SUV compacta que combina seu espírito esportivo com as qualidades de um companheiro valente para as horas de lazer. "Saia da rotina" é a mensagem que o carro transmite a seu motorista. 

Ele também deixa claro o amplo potencial de nossa arquitetura de veículos compactos, que proporciona as bases para modelos da Classe A e B que lideraram o mercado alemão em seus respectivos segmentos no primeiro trimestre de 2013."

Uso inteligente do SUV: design externo 

Clara evidência do quanto é inovador o pensamento dos projetistas que elaboraram esse veículo conceito é dada pela quantidade de características distintas. 

Elas incluem o capô vigoroso com suas saliências e uma grade de radiador esportiva, com a estrela posicionada ao centro. 

A área em torno da estrela, em novo estilo, se funde elegantemente com as duas barras horizontais. Igualmente novos são os chamados "softcubes" (cubos suaves): consistem em protetores elevados, em alto relevo, que contribuem para dar definição à grade do radiador e também continuam nos painéis inferiores laterais e ao longo dos tubos de escapamento. 

Os inconfundíveis espelhos das portas, com seus suportes gêmeos, foram equipados com uma grade de proteção. 


Assim como o protetor inferior da frente, assemelha-se muito com as peculiaridades típicas das SUVs. 

A aparência chamativa do Concept GLA se deve também ao acabamento da pintura em prata Alubeam.

Visto de lado, o Concept GLA também transmite uma sensação de força e confiança. Isso reforça a filosofia do design geral que está por trás do veículo com uma "linha descendente" que se estende dos faróis ao arco da roda traseira. 


O revestimento na linha de cintura sobe um pouco da porta traseira em direção à Coluna C. Juntamente com o contorno que captura luz, formado pela curvatura do flanco do veículo e da linha que sobe a partir do nível da soleira da porta em direção à linha descendente, cria um jogo único de linhas que acrescenta uma sensação de dinamismo elegante. 

As delgadas maçanetas das portas do veículo são totalmente embutidas emergindo ao toque de um botão. 

As janelas laterais sem esquadrias também enfatizam as características de cupê desse veículo conceito.

As rodas de 20 polegadas, com seu design distinto de turbina de cinco raios, recebem pneus de tamanho 255/45 R 20. 


Eles foram criados especialmente para o Concept GLA: o padrão de sua superfície de rodagem dá continuidade às linhas dos raios, proporcionando uma ilusão de ótica que faz com que as linhas pareçam mais longas.

Os musculosos "ombros" acima do eixo traseiro, acentuados pela maneira pela qual a Coluna C está levemente inclinada para dentro, se prolongam para trás sobre as lanternas, assim também enfatizando a postura da larga extremidade traseira. 


O resultado é um arco poderosamente esticado que, ainda assim, evita a agressividade. Essa impressão é reforçada pela curvatura da janela traseira e o elegante friso cromado entre os alojamentos das lanternas. 

O amplo spoiler do teto é mais um traço chamativo. Ele continua muito nítido na estrutura do painel traseiro do teto, dando espaço para uma luz de freio adicional.

Outras referências aos SUVs, tais como o protetor da soleira do porta-malas e um painel inferior oculto, encontram-se na área da cobertura do para-choque traseiro. 


O sistema de escapamento de saída dupla é evidência das aspirações esportivas do carro.

A tampa traseira apresenta um sistema de fechamento elétrico que permite que seja aberta ou fechada ao toque de um botão. 


O controle de abertura da tampa traseira está integrado no grupo das lanternas, que revela luzes complementares para avisar os veículos que se aproximam de que a tampa está aberta. Outros grupos de luzes estão alojados na travessa traseira entre as vigas do teto.


Perfeição artesanal: o interior
Em termos de design, o interior reflete o claro alinhamento com os interiores de outros novos modelos compactos da Mercedes, reinterpretados aqui para um SUV de qualidade excepcional e sofisticado. 


O interior é dominado por uma justaposição empolgante de couro e alumínio galvanizado escuro. 

Os quatro bancos individuais e os painéis centrais das portas são estofados com couro natural em uma tonalidade viva de marrom. 

Tanto a cor quanto o acabamento evocam a imagem de uma sela: em tudo, o Concept GLA incorpora mais de 20 metros de costuras feitas à mão para unir as peças de couro. 

As almofadas dos bancos, que apresentam painéis centrais embutidos de tecido de alta qualidade, exibem um padrão em relevo que dá continuidade ao tema da sela. 

Um complemento iluminado foi embutido aos encostos de cabeça de cada um dos quatro bancos esportivos.

Couro em cinza com granulação graficamente aplicada é usado nos encostos dos bancos dianteiros, entre outros lugares, e mantém a ideia de continuidade dos padrões pelas superfícies. 


Os descansos dos braços e painéis centrais das guarnições das portas são projetados como uma unidade estrutural bem clara.


O painel de instrumentos foi construído em várias camadas. Em cima, uma superfície revestida de couro está assentada em uma estrutura que combina alumínio fosco e polido, dando o suporte necessário para todos os instrumentos. 

Isso tudo é fixado por parafusos claramente visíveis, apresentando um design diferenciado. 

Essa unidade é protegida da poeira e sujeira por uma cobertura de vidro acrílico (plexiglas) que possui iluminação de fundo, assim adicionando uma impressão de que os diferentes níveis estão flutuando. 

Os botões de controle do COMAND Online também foram elaborados com perfeição artesanal e precisão técnica. São feitos de "plexiglas" e pintados em preto. Pictogramas são, então, gravados no preto, ao fundo, antes de serem preenchidos.

As entradas de ar do painel de instrumentos bem como na traseira, representam mais um desenvolvimento de estilo das aberturas de ventilação usadas no "Concept A-Class" e no "Concept Style Coupé", e também são iluminadas por trás. 


Elas mudam de cor de acordo com a temperatura interna ajustada pelos ocupantes. A uma temperatura de 22 graus Celsius elas acendem em branco. 

Se uma temperatura mais fria for selecionada para o interior, elas ficam azuis, enquanto que se for selecionado o fluxo de ar quente, a iluminação muda para vermelho.

A iluminação ambiente por fibra ótica no compartimento de carga prolonga visualmente a linha desenhada pelo console central do painel de instrumentos até os bancos traseiros. Um retângulo de faixas de luz está embutido no compartimento de carga e serve para destacar sua superfície nivelada. 


A bagagem pode ser firmemente presa em cinto elástico de quatro pontos, como os usados em helicópteros. Uma alça simples é usada para dobrar os encostos dos bancos traseiros esportivos para frente para criar um piso nivelado a partir do compartimento de carga. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.