Do grid atual, nada menos que 19 carros virão de outros países. Uruguai, Paraguai, Argentina e Bolívia já tem representantes no grid da prova brasileira, que desde 2006 é considerada a melhor do calendário sul-americano.
Na categoria mais forte, a Classe 2, o público poderá conferir dois carros estrangeiros S2000 (tração integral e motor de até 2,0 litros). Estes carros possuem preparação próxima ao que é utilizado pelas equipes no Mundial WRC. Gustavo Saba e Victor Aguilera chegam para tentar o tri na prova de Erechim, a bordo de um Skoda Fabia. Eles venceram as últimas duas edições do Rally de Erechim.
Do Paraguai também vem Alejandro Galanti/Marcelo Toyotoshi, que competem com um Toyota Corolla. Nesta categoria, eles terão a companhia de uma dupla brasileira. O piloto gaúcho Ilo Diehl forma dupla com o navegador mineiro Eduardo Soneca, a bordo de um Mitsubishi Lancer.
A categoria Classe 3 também possui carros de tração 4x4 (integral). Para a prova de Erechim, já são 15 carros garantidos no grid. Nesta categoria, várias duplas são brasileiras. Algumas delas são “da casa”. Caso de Milton Pagliosa/André Pagliosa, Juliano Sartori/Rafael Sartori e de Fábio Dall Agnol/Gabriel Morales.
A corrida terá ainda outras quatro categorias em disputa: Classes 6, 8 e 9, além da R1, esta válida apenas pela prova do Campeonato Gaúcho. Todas são para competidores que utilizam carros de tração 4x2 e motor de até 1,6 litros no caso das Classes 6 e 9, e até 2,0 litros, na Classe 8 e R1.
Ordem de largada terá novidade
Uma das principais mudanças para os competidores das Classes 2 e 3, onde os carros possuem tração 4x4, estará na ordem de largada do Rally de Erechim.
Este ano, a organização vai realizar pela primeira vez em uma prova dos Campeonatos Sul-americano, Brasileiro e Gaúcho, o Qualifying Stage. Será uma prova especial, em uma pista de seis quilômetros.
Os competidores terão direito a uma volta rápida neste trecho, que é feito em estrada de terra. Os primeiros 15 colocados terão direito a escolher em qual posição do grid vão largar na corrida, que começa na noite de sexta-feira, dia 17 de maio.
Os demais competidores, largarão na ordem de seus tempos no Qualifying Stage. Já para os competidores das categorias com carros de tração 4x2, permanecem os critérios estabelecidos pelos comissários de prova para a definição da ordem de largada.
Vale ressaltar que esta ordem é apenas para o primeiro dia de corrida. O Rally de Erechim começa na sexta-feira, 17 de maio, com o super-prime noturno, em pista especialmente desenvolvida para a corrida, no Parque da Accie, onde também ficará a estrutura de prova, como os boxes das equipes. O Rally segue no sábado, 17 e domingo, 18.
Inscrições abertas
As inscrições seguem abertas para os competidores estrangeiros e nacionais que desejam competir no Rally Internacional de Erechim. A presença no grid pode ser confirmada diretamente via internet, no site oficial da prova, no endereço www.rallyerechim.com.br.
A prova gaúcha contará pontuação para os campeonatos Sul-americano, Brasileiro e Gaúcho de rali de velocidade. A expectativa dos organizadores é que mais de 75 carros estejam no grid. Até esta terça-feira, segundo dia de inscrições abertas, nada menos que 31 duplas já haviam garantido a inscrição.
ServiçoO que: Rally Internacional de Erechim
Onde: Erechim, RS
Quando: dias 14, 15, 16, 17, 18 e 19 de maio de 2013
Prova válida por: etapas dos campeonatos Sul-americano, Brasileiro e Gaúcho de Rali de Velocidade
Mais informações: www.rallyerechim.com.br
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