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quinta-feira, 11 de abril de 2013

O ABS QUE O BRASIL SÓ EXIGIRÁ NOS CARROS EM 2014, A EUROPA ESTÁ DETERMINANDO SUA OBRIGATORIEDADE EM MOTOCICLETAS, EM 2016

O ABS, um sistema que impede o bloqueio das rodas durante uma frenagem e inclusive permite que se faça uma curva freando, elevando a segurança do veículo, será equipamento obrigatório nas motos, a partir de 2016, na Europa, por determinação do congresso europeu.

No Brasil, essa exigência - que na Europa está em vigor há anos, para carros e caminhões - só em 2014, será aplicada em carros e caminhões. 

Ou seja, vai morrer ainda muita gente até que o Congresso Nacional estenda o uso do ABS aos veículos motorizados de duas rodas, o que devia ter feito quando aplicou essa exigência para os carros. Aqui, apenas 1% das motocicletas estão equipadas com o ABS. 


Uma lei promulgada pela União Europeias  partir de 2016, os sistemas antibloqueio de frenagem (ABS) serão incluídos como equipamento original para um número maior de motos na União Europeia. 

No início de março, a Europa aprovou visando reduzir o número de acidentes de trânsito. Só em 2011, cerca de 5 mil motociclistas morreram nas estradas europeias. 

"A utilização do ABS pode impedir mais de um quarto dos acidentes de moto com danos pessoais", revelou Gerhard Steiger, presidente da Divisão Chassis Systems Control da Bosch, baseado num estudo sobre acidentes realizado pela empresa.

A Bosch fabrica o sistema antibloqueio de frenagem para motos desde 1994 e já vendeu cerca de 750 mil sistemas, até hoje. 

Em 2010, a empresa lançou uma geração de ABS projetado especificamente para motos e, desde então, vem trabalhando no desenvolvimento continuo de funções adicionais que visam melhorar o desempenho do sistema. 


Também em 2010, a Associação Automobilística da Alemanha (ADAC) concedeu o prêmio "Yellow Angel" para a Bosch, na categoria "Inovação e Meio Ambiente" pela contribuição do sistema ao aumentar a segurança dos motociclistas.

Mais segurança 
De acordo com a nova legislação da UE, será obrigatório instalar um sistema antibloqueio de frenagem em todas as motos que tenham motorização superior a 125 cc. 

A partir de 1° de janeiro de 2016, a lei será aplicada em motos que tenham recebido a consequente homologação e, a partir de 2017, em todos os modelos.


Além disso, será exigido que veículos de duas rodas, com motorização de acima de 50 cc até 125 cc, tenham ABS ou pelo menos sistema de frenagem combinado (CBS - Combined Brake System). 

Esse sistema trabalha com os freios dianteiro e traseiro mecanicamente, que desacelera ambas as rodas durante a frenagem. 

Essa solução, todavia, não regula a pressão do freio - o que significa que as rodas ainda podem travar. Após a ratificação pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho de Ministros da União Europeia, a norma já foi publicada no Diário Oficial e está oficialmente em vigor.

Solução para todas as motocicletas
Desde 2010, a Bosch tem fabricado o que, até agora, é o menor e mais leve sistema antibloqueio de frenagem para motocicletas do mundo. 

Essa versão do ABS geração 9 está disponível para diversos modelos de motos graças ao seu projeto modular padronizado, que possibilita oferecer soluções sob medida para as necessidades de cada fabricante.

O ABS 9 light é a versão de entrada, que garante o controle de frenagem antibloqueio da roda dianteira, tornando-o ideal para motos de baixo custo que têm apenas um canal de frenagem hidráulica, muito comum nos mercados em desenvolvimento.

A família de produtos também inclui o ABS 9 base, que oferece funcionalidade ABS em ambas as rodas, o ABS 9 plus e o ABS 9 enhanced com a função eCBS (CBS eletrônico) adicional. 

Com essa opção, o motociclista aciona o freio dianteiro ou o traseiro e o ABS 9 enhanced ativa automaticamente o segundo freio sem qualquer necessidade de ajuste da alavanca de freio ou pressão.


O ABS reduz o espaço de frenagem, evitando muitas vezes acidentes graves.

Mercado brasileiro
Segundo pesquisa realizada pela Bosch, com base em estatísticas de vendas, no Brasil apenas 1% das novas motocicletas vendidas entre janeiro e dezembro de 2012 saíram de fábrica equipadas com os freios ABS. 

Entre essas, nenhuma moto com menos de 250cc, que representa mais de 90% de participação de mercado possui ABS. Porém, em 2012, 41% dos carros novos registrados já contavam com ABS.

Segundo estudo realizado pelo Banco de Dados de Acidentes da Alemanha, o GIDAS, 47% dos acidentes com motos são causados por frenagem equivocada ou hesitante. 

O ABS resolve este problema e permite uma frenagem mais segura e eficiente. Diversos estudos científicos comprovam que o ABS é o sistema com mais alto potencial de segurança.

O Brasil é o maior mercado de motos na América Latina e também líder em termos de tecnologia automotiva e de motocicleta, mas nem por isso esse sistema foi obrigatoriamente integrado aos equipamentos de série desses veículos.



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