CONEXÃO PARA TODOS OS
FINS
Por Fernando Calmon
Segundo a empresa de consultoria de tecnologia ABI Research,
de Nova York (EUA), dentro de quatro anos mais de 60% da frota mundial de
veículos terá conexão com a internet para navegar por satélite (GPS) ou trafegar
dados.
Na Europa e EUA o percentual pode chegar a 80%. Inclui até instalação de
caixas pretas, semelhantes às de aviões, que ajudarão a esclarecer acidentes de
trânsito.
Desde já se discutem implicações sobre privacidade e mau uso dos
dados armazenados ou captados de forma ilegal.
Embora possa parecer estimativa otimista, sem dúvida a
tendência é essa. No caso do Brasil, o crescimento acelerado do uso de
telefones inteligentes abre espaço para a internet a bordo de veículos.
Rede
celular de quarta geração, que estreia agora com velocidade de conexão 10 vezes
maior que a melhor atual, será fundamental para expansão de serviços remotos. Terá
abrangência e confiabilidade até 2017? Ninguém garante.
Algumas aplicações estão em campo, como Volvo on Call que
aciona socorro de forma automática em caso de acidentes por meio de internet e
telefonia celular.
Outra utilização muito prática e de integração imediata ao
dia a dia dos motoristas é o Teleservices, da BMW.
Trata-se de avisos de manutenção
programada ou corretiva via interação pela internet entre automóvel, fábrica e
concessionária.
No Brasil o serviço começou, no fim de 2010, para alguns modelos
da marca alemã com tela multimídia e bloco de comunicação (Combox).
Em breve toda
a linha estará assim equipada. O Teleservices é opcional e segue um roteiro.
– Veículo apresenta manutenção em atraso, item com desgaste
ou problema iminente.
Rede CAN-Bus interna detecta as falhas e automaticamente cria
chamada de reparo, por meio da conexão Bluetooth e internet, de qualquer
celular a bordo.
– Chamada chega à BMW, na Alemanha.
– Fábrica verifica componentes necessários e avisa, por meio
da rede de dados ISPA, a concessionária brasileira vinculada ao veículo.
– Concessionária, após separar peças aplicáveis ao carro, entra
em contato com o cliente por telefone ou SMS.
– Se o cliente aceitar o orçamento, basta agendar dia e hora
para manutenção.
Esse esquema é previamente acertado com o dono do carro, que
concorda em pagar pelo custo da chamada de dados móveis, mais barata que ligação
telefônica.
Em pouco tempo a Combox terá chip próprio de celular e funcionará
mesmo sem telefone a bordo.
A fábrica eliminará carimbos e anotações em manual de
manutenção. Tudo será feito de forma eletrônica e inviolável: por meio de rede Wi-Fi
o automóvel, logo ao chegar à recepção da oficina, transmite às telas dos consultores
técnicos os serviços a executar.
No fundo, a internet pode até mudar o modelo de negócio das
concessionárias. Ao criar vínculo remoto entre carro e fabricante, ficará mais
fácil atrair clientes para manutenção na rede autorizada, mesmo após o término
da garantia.
Por enquanto, se adapta melhor às marcas premium, mas o esquema
tende a ser adotado por todos os fabricantes em médio prazo.
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