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terça-feira, 23 de abril de 2013

MAIS PERTO A DATA DA ESCALADA DO PIKS PEAK, DIA 30 DE JUNHO. PEUGEOT CONTINUA APERFEIÇOANDO O MODELO 208 COM QUE COM OUTRAS MARCAS QUE TENTARÁ VENCER ESSA DURA E PERIGOSA COMPETIÇÃO. A PROVA COMEÇA A 2.865 M DE ALTURA ATÉ O CUME A 4.301 M


875 cavalos para 875 quilos, tração nas quatro rodas, aerodinâmica extrema… Não restam dúvidas: os engenheiros da Peugeot Sport não pouparam esforços para entregar a Sébastien Loeb uma poderosa “máquina”. 

É ao volante deste veículo que o piloto que dominou as competições de rali na última década vai partir para a “conquista das nuvens” e tentará, no próximo dia 30 de junho, tornar-se “O Rei de Pikes Peak”.



Altura e forma da carroceria, cilindrada, posição do motor… acatar as inúmeras exigências impostas pelos regulamentos de provas automobilísticas é, sem dúvida, o grande desafio dos engenheiros que trabalham na preparação dos carros de competição.

Entretanto, existe uma corrida que permite aos engenheiros a possibilidade de dar asas à imaginação: Pikes Peak, principalmente quando se trata da categoria “Ilimitada”. 


De acordo com Jean-Christophe Pallier, chefe de projeto do 208 T16 Pikes Peak, a única limitação imposta no desenvolvimento deste veículo foi o curto tempo.

Com suas altitudes vertiginosas, Pikes Peak apresenta um desafio técnico único no mundo: a oxigenação dos motores. “É preciso calcular uma perda de potência de 1% por cada cem metros de altitude para um motor atmosférico”, explica Bruno Famin, diretor da Peugeot Sport. 




Esse dado é fundamental para compreender plenamente essa corrida, cuja largada é dada a 2.865 metros de altitude, enquanto a linha de chegada fica a 4.301 metros.

Antes mesmo da largada, alguns elementos mecânicos já perderam 30% de sua potência. Portanto, o trabalho realizado em torno do 208 T16 Pikes Peak levou em conta muita cautela a fim de garantir a potência necessária para as mãos de Sébastien Loeb. 


Por essa razão, a Peugeot Sport não hesitou em preparar um motor de 875 cavalos de potência, um propulsor V6 dotado de duplo turbo inspirado nas provas de resistência. 

Assim, o 208 T16 Pikes Peak ficará mais potente do que um F1 e será, de certo, o carro mais potente já conduzido pelo campeão mundial de rali. 

Rumo a uma experiência extrema, principalmente quando se tem conhecimento de que no lugar das barreiras de segurança, Pikes Peak só oferece precipícios.

Para partir à “conquista das nuvens”, a Peugeot Sport definiu que o carro dirigido por Sébastien Loeb deveria ser leve: “Conseguimos reduzir o peso a 875 quilos, alcançando, assim, a mágica relação peso-potência de 1 cavalo por quilo”, afirma Jean-Christophe Pallier. 


“Evidentemente, para tornar o carro tão ágil quanto possível, a repartição do peso ao redor do chassi tubular foi aperfeiçoada e o motor foi posicionado em posição central traseira, como os famosos Grupos B dos anos 80 ou os protótipos das corridas de resistência”, completa.


O 208 T16 Pikes Peak tem um verdadeiro parentesco com o 908 que ganhou as 24 Horas de Le Mans. 

Desde o ano passado, o percurso de Pikes Peak está totalmente asfaltado, então a Peugeot Sport praticamente desenvolveu um protótipo de Le Mans. 

Assim, a direção esportiva da marca inspirou-se no 908 para desenvolver o conjunto de suspensões, os freios e, ainda, alguns elementos aerodinâmicos, como a tomada de ar que alimenta o motor ou o impressionante aerofólio de dois metros, emprestado do primeiro 908 HDi FAP.

Assim como em Le Mans, a questão da aerodinâmica foi especialmente estudada: “Pensamos que é isto que faz toda a diferença em relação a nossos concorrentes. No percurso de Pikes Peak as velocidades variam entre 50 e 240 km/h e a aerodinâmica é um critério essencial a partir de 100 km/h, afirma Jean-Christophe Pallier”. 




O aerofólio e a lâmina dianteira conferem ao 208 T16 Pikes Peak um visual feroz e uma eficácia extraordinária. Praticamente invisível, a parte inferior do carro produz quase a metade do apoio aerodinâmico do veículo.

Equipado com pneus Michelin especiais, que conferem uma preciosa aderência às quatro rodas motrizes, o Peugeot 208 T16 Pikes Peak chega para assustar os adversários. 


Sébastien Loeb, o piloto mais premiado dos ralis, terá nas mãos um dos carros mais extremos já vistos numa corrida para percorrer 18 curvas em U e outras 156 curvas que o separam do lendário Pikes Peak.




FICHA TÉCNICA


MOTOR
Tipo
V6 bi-turbo
Cilindrada
3,2 l
Número de válvulas
24
Localização
Central traseira
Número de cilindros
6 em V a 60°
Potência
875 cv
Torque
90 mkgf
Regime máximo
7.800 rpm
Velocidade máxima
240 km/h
0 a 100 km/h
1’’8
0 a 200 km/h
4’’8
0 a 240 km/h
7’’
TRANSMISSÃO
Modo
T4 rodas motrizes
Câmbio
Longitudinal de seis marchas com comando sequencial no volante
CHASSI
Estrutura
Tubular em aço
Carroceria
Carbono
SUSPENSÕES / FREIOS / DIREÇÃO
Suspensão
Triângulos duplos /basculante nos 4 cantos
Molas
Barras de torsão
Amortecedores
Pressurizados
Barres de estabilização
Na dianteira e na traseira
Direção
Direta com assistência hidráulica
Freios
Duplo circuito hidráulico, pinças monobloco de liga leve
Discos
Em carbono, dianteiro/traseiro ventilados

Discos dianteiros: 380 mm

Discos  traseiros : 355 mm
Rodas
18x13 / Específicas, em magnésio, inspiradas na tecnologia  F1
Pneus
Michelin 31/71/18
DIMENSÕES
Comprimento
4.500 mm
Largura
2.000 mm
Altura
1.300 mm
Balanço dianteiro
1.690 mm
Balanço traseiro
1.690 mm
Entre eixos
2.695 mm
Aerofólio
2.000 mm
Capacidade do tanque
40 litros
Peso
875 kg

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