É ao volante deste veículo que o piloto que dominou as competições de rali na última década vai partir para a “conquista das nuvens” e tentará, no próximo dia 30 de junho, tornar-se “O Rei de Pikes Peak”.
Entretanto, existe uma corrida que permite aos engenheiros a possibilidade de dar asas à imaginação: Pikes Peak, principalmente quando se trata da categoria “Ilimitada”.
De acordo com Jean-Christophe Pallier, chefe de projeto do 208 T16 Pikes Peak, a única limitação imposta no desenvolvimento deste veículo foi o curto tempo.
Com suas altitudes vertiginosas, Pikes Peak apresenta um desafio técnico único no mundo: a oxigenação dos motores. “É preciso calcular uma perda de potência de 1% por cada cem metros de altitude para um motor atmosférico”, explica Bruno Famin, diretor da Peugeot Sport.
Antes mesmo da largada, alguns elementos mecânicos já perderam 30% de sua potência. Portanto, o trabalho realizado em torno do 208 T16 Pikes Peak levou em conta muita cautela a fim de garantir a potência necessária para as mãos de Sébastien Loeb.
Por essa razão, a Peugeot Sport não hesitou em preparar um motor de 875 cavalos de potência, um propulsor V6 dotado de duplo turbo inspirado nas provas de resistência.
Assim, o 208 T16 Pikes Peak ficará mais potente do que um F1 e será, de certo, o carro mais potente já conduzido pelo campeão mundial de rali.
Rumo a uma experiência extrema, principalmente quando se tem conhecimento de que no lugar das barreiras de segurança, Pikes Peak só oferece precipícios.
Para partir à “conquista das nuvens”, a Peugeot Sport definiu que o carro dirigido por Sébastien Loeb deveria ser leve: “Conseguimos reduzir o peso a 875 quilos, alcançando, assim, a mágica relação peso-potência de 1 cavalo por quilo”, afirma Jean-Christophe Pallier.
“Evidentemente, para tornar o carro tão ágil quanto possível, a repartição do peso ao redor do chassi tubular foi aperfeiçoada e o motor foi posicionado em posição central traseira, como os famosos Grupos B dos anos 80 ou os protótipos das corridas de resistência”, completa.
Desde o ano passado, o percurso de Pikes Peak está totalmente asfaltado, então a Peugeot Sport praticamente desenvolveu um protótipo de Le Mans.
Assim, a direção esportiva da marca inspirou-se no 908 para desenvolver o conjunto de suspensões, os freios e, ainda, alguns elementos aerodinâmicos, como a tomada de ar que alimenta o motor ou o impressionante aerofólio de dois metros, emprestado do primeiro 908 HDi FAP.
Assim como em Le Mans, a questão da aerodinâmica foi especialmente estudada: “Pensamos que é isto que faz toda a diferença em relação a nossos concorrentes. No percurso de Pikes Peak as velocidades variam entre 50 e 240 km/h e a aerodinâmica é um critério essencial a partir de 100 km/h, afirma Jean-Christophe Pallier”.
Equipado com pneus Michelin especiais, que conferem uma preciosa aderência às quatro rodas motrizes, o Peugeot 208 T16 Pikes Peak chega para assustar os adversários.
Sébastien Loeb, o piloto mais premiado dos ralis, terá nas mãos um dos carros mais extremos já vistos numa corrida para percorrer 18 curvas em U e outras 156 curvas que o separam do lendário Pikes Peak.
FICHA TÉCNICA
MOTOR
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Tipo
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V6 bi-turbo
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Cilindrada
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3,2 l
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Número de válvulas
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24
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Localização
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Central traseira
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Número de cilindros
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6 em V a 60°
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Potência
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875 cv
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Torque
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90 mkgf
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Regime máximo
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7.800 rpm
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Velocidade máxima
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240 km/h
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0 a 100 km/h
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1’’8
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0 a 200 km/h
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4’’8
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0 a 240 km/h
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7’’
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TRANSMISSÃO
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Modo
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T4 rodas motrizes
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Câmbio
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Longitudinal de seis marchas com comando sequencial no volante
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CHASSI
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Estrutura
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Tubular em aço
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Carroceria
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Carbono
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SUSPENSÕES / FREIOS / DIREÇÃO
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Suspensão
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Triângulos duplos /basculante nos 4 cantos
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Molas
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Barras de torsão
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Amortecedores
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Pressurizados
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Barres de estabilização
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Na dianteira e na traseira
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Direção
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Direta com assistência hidráulica
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Freios
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Duplo circuito hidráulico, pinças monobloco de liga leve
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Discos
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Em carbono, dianteiro/traseiro ventilados
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Discos dianteiros: 380 mm
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Discos traseiros : 355 mm
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Rodas
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18x13 / Específicas, em magnésio, inspiradas na tecnologia F1
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Pneus
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Michelin 31/71/18
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DIMENSÕES
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Comprimento
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4.500 mm
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Largura
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2.000 mm
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Altura
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1.300 mm
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Balanço dianteiro
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1.690 mm
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Balanço traseiro
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1.690 mm
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Entre eixos
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2.695 mm
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Aerofólio
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2.000 mm
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Capacidade do tanque
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40 litros
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Peso
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875 kg
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