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terça-feira, 15 de abril de 2014

A TECNOLOGIA DA VOLVO CARS DIRIGIDA À SEGURANÇA DAS CRIANÇAS NOS CARROS COMPLETOU MEIO SÉCULO. O EQUIPAMENTO MAIS MODERNO É UM ASSENTO INFLÁVEL.

São Paulo, 15 de abril de 2014 – A dedicação da Volvo Cars em proteger os menores e mais vulneráveis ocupantes de um carro completa 50 anos este ano. 

Esse trabalho inovador começou com o primeiro protótipo de assento infantil em um PV544, em 1964, e vem, até hoje, com a última inovação da marca, o conceito de Assento Infantil Inflável, que pode ser facilmente guardado em uma pequena mochila quando não está em uso.

As diferenças anatômicas entre uma criança e um adulto são a base do desenvolvimento de equipamentos de segurança infantil da Volvo Cars, tanto em dispositivos integrados ao carro, como em acessórios. 


Crianças não são versões em miniatura de adultos – por conta disso, pedem sistemas especiais, desenvolvidos para suas necessidades.

“O princípio básico remete ao mesmo de 50 anos atrás. As crianças pequenas devem sempre viajar com a face virada para a parte traseira, até os três ou quatro anos de idade. Crianças mais velhas devem usar uma almofada tipo booster ou mesmo um assento específico, que faça com que o cinto de segurança fique corretamente posicionado sobre o quadril”, explica o professor Lotta Jakobsson, especialista técnico sênior no Volvo Cars Safety Centre.

Veja alguns dos marcos mais importantes da Volvo Cars, em sua história de segurança infantil:

1964
Primeiro protótipo de assento infantil
inspirado na forma como os astronautas viajam – com o rosto virado para a parte traseira da espaçonave – Bertil Aldman, médico e, posteriormente, professor em segurança de trânsito na Universidade de Tecnologia de Chalmers, desenvolveu o primeiro protótipo de assento infantil. A Volvo participou ativamente no desenvolvimento e testou o sistema em um PV544.

1967
Assento dianteiro reversível
O primeiro assento infantil vendido aos consumidores foi criado seguindo a concepção do assento dianteiro virado ao contrário. 

Ao acrescentar um encosto para as costas da criança, com cintos, era possível garantir que a criança ficaria segura, com o rosto virado para a parte traseira do veículo. A solução foi vendida como assessório para o Volvo Amazon.

1972
Primeiro assento infantil

O primeiro assento infantil, em que a criança fica com o rosto virado para a parte traseira do carro foi desenvolvido para proteger o pescoço e dissipar a força do impacto frontal em uma grande área. Impactos frontais são a forma mais frequente e severa de colisão.

1976
Primeiro assento booster da pela Volvo
Crianças acima dos três anos de idade já podem viajar voltadas para a frente, usando o cinto de segurança tradicional, desde que usem um assento do tipo booster no banco. 

A Volvo Cars recomenda que esse tipo de assento seja usado até a criança alcançar 1,40 m de altura, ou cerca de 10 anos. Usando o assento, há redução de 75% no risco de lesões em uma criança, em comparação com o uso do cinto sem o sistema.

1990
Primeiro assento booster integrado

O primeiro assento do tipo booster integrado ao assento traseiro foi instalado no centro do banco de um Volvo 960. O sistema com duas almofadas retráteis, no assento traseiro, foi lançado no Volvo S40, em 1995.

1999
Primeiro assento infantil com Isofix

A primeira solução para instalar assentos infantis voltados para traseira do veículo, na norma Isofix, foi um sistema que permite dois tipos de assento em um. 

O primeiro é para bebês e o outro para crianças de até quatro anos de idade – que ficam encaixados no mesmo suporte Isofix.

2007
Primeiro booster de dois estágios

O assento tipo booster com dois estágios de operação foi lançado no Volvo V70. A versão de dois estágios, com duas alturas de operação, permite melhor ajuste do cinto, de acordo com o tamanho da criança.

2014
Conceito de Assento Infantil Inflável

A inovação, que ainda está no estágio de desenvolvimento, é fácil de instalar e pode ser guardada dentro de uma pequena mala quando não está em uso. 

Isso permite que o assento seja facilmente transferível de um carro a outro e levado em viagens de avião ou carro.

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