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terça-feira, 15 de abril de 2014

PEUGEOT CRIA UM CARRO ESPECIALMENTE PARA DISPUTAR O PRÓXIMO RALLY DAKAR, EM JANEIRO 2015. QUEM É APAIXONADO POR CARROS OU TIVER CURIOSIDADE SOBRE COMO FOI QUE A PEUGEOT TRANSFORMOU UM CROSSOVER NUMA MÁQUINA PARA ENFRENTAR AREIAS E LAMA NÃO PODE PERDER ESTE TEXTO.


Três semanas depois do anúncio em que a Peugeot, a Red Bull e a Total decidiram unir suas forças para disputar o Dakar 2015, o veículo que irá encarar esse desafio foi revelado: o 2008 DKR.

Assemelha-se ao crossover original, embora tenha formas mais musculosas, linhas e proporções mais imponentes, fruto da estreita colaboração entre o Centro de Estilo Peugeot e o Departamento de Design da Peugeot Sport. 

Longe de ser simplesmente um exercício de estilo, o 2008 DKR se apresenta com uma postura agressiva ditada por requerimentos técnicos associados a sua missão. 

“Demos instruções bastante precisas ao Centro de Estilo Peugeot”, explica o chefe de projeto da PeugeotSport, Jean-Christophe Pailler. 

“Fornecemos as dimensões-chave básicas, assim como outras informações relacionadas ao espaço da cabine que necessitávamos, o tamanho das rodas e o curso da suspensão. Eles também tinham dados aerodinâmicos resultantes de nosso trabalho de simulação prévia”, explicou Pailler.


De início, a equipe de design da PEUGEOT Sport teve de responder a uma pergunta fundamental em relação à transmissão do novo veículo: tração nas quatro rodas ou em duas? 

A decisão influenciou de maneira efetiva o design do 2008 DKR em duas áreas-chave: “Analisamos em profundidade tudo o que já existia no universo dos ralis e ponderamos os benefícios das diferentes soluções. Ao final, optamos por um enfoque muito diferente para a competição, em função da capacidade off-road da transmissão em duas rodas motrizes e também para rodar na areia. Isso nos permitiu utilizar rodas maiores e também nos beneficiarmos de um maior curso de suspensão". Por consequência, o 2008 DKR utiliza pneus Michelin de 37 polegadas (quase 94 cm de diâmetro).

Estas considerações tiveram um significativo efeito em cadeia em relação ao trabalho dos estilistas da Peugeot, que aceitaram com entusiasmo o desafio de desenhar o novo Leão que, em breve, enfrentará o rali cross-country. 


“A principal dificuldade residia em adaptar o estilo do modelo às diferentes limitações técnicas impostas pelos terrenos hostis”, nota Giovanni Rizzo, responsável pelo design exterior do 2008 DKR. 

“Havia dois caminhos para essa tarefa: enxertando peças sob medida no veículo ou inspirando-se na definição de formas gerais do 2008 para desenhar um carro que superasse as dificuldades inerentes a sua missão. Decidimos pelo segundo caminho para produzir uma versão renovada do 2008. Por exemplo, o 2008 DKR não tem portas traseiras, mais parecido com uma versão cupê do modelo”, acrescentou.

Transportar o estilo da versão de passeio do veículo à competição cross-country foi relativamente simples, entretanto, a parte dianteira resultou num desafio maior que o esperado para a equipe de design, como relata Michaël Trouvé, gerente do Centro de Estilo Peugeot. 


“Devido à necessidade de uma boa dirigibilidade, o ângulo de ataque teria que ser muito alto. Isso significou um balanço dianteiro muito curto, dando lugar a um desenho bem diferente da versão de produção. Felizmente, a equipe técnica não hesitou em escutar nossos argumentos e aceitou alterar certas peças que poderiam ter sido um problema para nós. Isso nos deu mais liberdade para desenhar uma frente que se parecesse o mais possível ao modelo convencional”, segundo Michaël.

Depois de conquistar o Dakar em sete ocasiões com a Red Bull, com veículos de tração em duas e quatro rodas, Carlos Sainz é consciente das restrições técnicas que se têm na exigente prova sul-americana e se mostrou motivado com o design do novo veículo. 


“A filosofia do 2008 DKR marca uma ruptura radical e traz um grande número de novas ideias”, comentou o espanhol. 

“O resultado final é diferente de qualquer outro modelo de duas rodas motrizes. É muito compacto é isso é bom. Depois de ter participado nas duas últimas edições do Dakar com um carro de tração em duas rodas, estou convencido de que esta é uma solução que pode vencer o rali. Bom, se precisamos de um veículo cuidadosamente desenhado para os diferentes tipos de terreno pelos quais transcorre o rali, eu sei que a Peugeot Sport tem o know-how necessário, a tecnologia e os meios para alcançar um desafio único e estimulante para todos na equipe”, explicou ao anunciar que detalhes sobre a motorização do 2008 DKR serão informados em breve.

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