Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sábado, 12 de abril de 2014

SELETIVA DE KART PETROBRAS TEM NOVIDADES NA TEMPORADA 2014, ENTRE ELAS, UM PROGRAMA PARA ORIENTAÇÃO DE NOVOS PILOTOS. AS PROVAS SERÃO SÃO PAULO, SÃO LUÍS E ITUMBIARA.


Foto: Agência Petrobras
A temporada 2014 chega com novidades para a Seletiva de Kart Petrobras. A 16ª edição terá quatro etapas classificatórias, e não seis como nos últimos anos, com 12 finalistas na decisão. 

Mas a grande inovação é a criação de um exclusivo programa para orientação a novos pilotos brasileiros, que será oferecido aos quatro primeiros colocados. 

O objetivo é ampliar o apoio à base do automobilismo, para estimular o surgimento de novos talentos, num modelo semelhante ao usado na Europa e nos Estados Unidos. 

O programa para novos pilotos será dividido em ações técnicas, físicas, de capacidade de concentração e marketing. 

No preparo técnico, os participantes farão treino em simulador de Fórmula 1, um dia de treino com um monoposto na Europa, acompanhados de um treinador, além de experimentar a vivência de um dia na oficina da equipe. 

Eles também irão participar do Mitsubishi Racing Experience, no Autódromo Velo Cittá, no interior de São Paulo, com o ex-piloto Ingo Hoffmann. 

Ao final do curso, os pilotos estarão aptos a requerer a carteira de piloto profissional de pista da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

O programa também engloba avaliação e acompanhamento físico e psicológico com o especialista Nuno Cobra Jr. 

Serão realizados testes regulares para averiguar a capacidade aeróbica e medir a evolução dos pilotos, de forma a otimizar o treinamento e o controle dos resultados. 

Eles ainda terão uma palestra com o publicitário Fernando Julianelli, diretor de marketing da Mitsubishi Motors do Brasil, que apresentará noções de marketing esportivo, destacando a importância do bom relacionamento com patrocinadores.

“Além de usar as competições automobilísticas como laboratórios para o desenvolvimento de seus produtos, a Petrobras sempre procurou apoiar o automobilismo brasileiro, participando de todos os seus segmentos - protótipos, kart, turismo, rali, caminhões e fórmula -, em vez de optar pelo patrocínio individual a pilotos. Por isso procuramos dar um preparo não só técnico, como comportamental, a um número maior de kartistas. Esperamos assim contribuir com a futura carreira dos jovens pilotos brasileiros”, destaca Cláudio Thompson, gerente de Patrocínio Esportivo da Petrobras.

Calendário
A primeira etapa classificatória – a Copa Petrobras Sorriso Campeão – da temporada 2014 será no dia 17 de maio no Kartódromo de Aldeia da Serra, em São Paulo. 

Também serão disputadas provas em São Paulo (Itu, junto com o Brasileiro de Kart), Maranhão (São Luís) e Goiás (Itumbiara, junto com a Copa Brasil de Kart). 

Serão três vagas por etapa com 12 finalistas na decisão, marcada para os dias 27, 28 e 29 de outubro. Concorrerão às vagas pilotos com idade entre 15 e 18 anos. 

Em virtude do novo formato do projeto, que prevê um treino com monopostos na Europa, a idade sobe de 14 para 15 anos completados no ano de realização da edição. Ex-campeões seguem sem poder concorrer a uma nova premiação.

Programa Petrobras Esporte Motor
O Programa Petrobras Esporte Motor foi criado para desenvolver e testar os produtos da companhia em condições extremas com o intuito de trazer benefícios aos consumidores. 

Desde 1996, a companhia é a única fornecedora de combustíveis e lubrificantes da Fórmula Truck. 

A companhia também patrocina o Baja SAE, competição que estimula o surgimento de novos profissionais brasileiros na área da tecnologia automotiva, e a Fórmula SAE, já tradicional no segmento universitário, que consiste na elaboração de projeto e na construção de um veículo de competição, utilizando motores de até 610 cilindradas.

Em fevereiro deste ano, a Petrobras e a equipe de Fórmula 1 Williams Martini Racing firmaram um contrato de parceria tecnológica. 

Além da colaboração técnica entre as partes para desenvolver novos combustíveis e lubrificantes automobilísticos, a logo da companhia ficará posicionada na lateral do chassi do Williams FW36 e em todo o ambiente e vestuário da equipe. 

Desde 2009 a Petrobras é patrocinadora e dá nome ao Grande Prêmio Petrobras do Brasil de Fórmula 1.

Em abril de 2012, a Petrobras se uniu à Mitsubishi Motors do Brasil e, desde então, patrocina a equipe Mitsubishi Petrobras, que disputa algumas das principais provas de rali do mundo. 

A Petrobras também apoia o Campeonato Moto 1000 GP, que tem como objetivos a formação, evolução e profissionalização de pilotos, bem como o desenvolvimento de lubrificantes para o segmento motos, e é a fornecedora oficial de combustível e lubrificantes da Copa Petrobras de Marcas, que traz de volta a disputa entre os modelos de fábrica de diversas montadoras.

Calendário da 16ª edição da 
Seletiva de Kart Petrobras

Fase Classificatória

17 de maio
 
Copa Petrobras Sorriso Campeão - Aldeia da Serra / SP.

2 de agosto – Itu / SP (Campeonato Brasileiro de Kart).

20 de setembro – São Luís /MA.

11 de outubro
Itumbiara / GO (Copa Brasil de Kart).

Final
27, 28 e 29 de outubro – Local a ser confirmado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.