Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

terça-feira, 23 de julho de 2013

O 5° RALLY TRANSCATARINA MOSTROU AS GARRAS EM 800 QUILÔMETROS DE AVENTURA E EMOÇÃO. EM UM ROTEIRO INÉDITO, COM MUDANÇAS DE CARACTERÍSTICAS E DESAFIOS QUE VIERAM REPLETOS DE NOVIDADES


Fonte: Liberdade de Idéias/Savastano Photo Sport
Fotos: Angelo Savastano

Os primeiros quilômetros que abriram a competição mostraram o que estava por vir e do que as duplas são capazes de fazer dentro de um rali de regularidade. De Fraiburgo a Balneário Camboriú... Um caminho de fortes emoções.

Buzinaço e ronco dos motores. Essa foi a sinfonia da largada promocional que abriu oficialmente o 5º Rally Transcatarina. 

Na tarde de quarta-feira (17.07), às 14h, os inscritos partiram em comboio para o desfile pelas ruas de Fraiburgo, SC. 

A população saudou os competidores, que retribuíram com muito carinho e alegria a hospitalidade da cidade.

De lá, todos se dirigiram para o prólogo. Foram 10 quilômetros de trecho cronometrado, nos quais as duplas encararam poças de lama, piso extremamente liso e diversas curvas. 

Posteriormente, com a passagem dos veículos, o terreno se transformou, ficou mais seco, com pedras e buracos. 

Logo, ninguém levou vantagem, pois qualquer uma das situações tem seu grau de dificuldade.

A organização do evento - a SC Racing - incluiu as tradicionais pegadinhas no roteiro (conhecida no Sul do País como "pega bobo"), e muitos off-roaders se perderam. 

"A prova foi bem rápida, bom para ter uma noção do que virá pela frente. A pressão começou", comentou o piloto Leandro Pereira Moor. A dupla entrou com tanta vontade no rali, que acelerou forte e fizeram várias curvas de lado. 

"O piso estava escorregadio e 4x4 deslizava bastante, isso fez o odrometro girar em falso, o que pediu do navegador experiência e rapidez para acertá-lo na quilometragem atual".


Algumas equipes aproveitaram a tomada de tempo para fazerem um reconhecimento do rali de amanhã. "Para mim, estava tudo legal. A largada foi gostosa de fazer, e a nossa maior dificuldade foi, e será, porque estamos com os pneus errados, que não são próprios para piso com lama. Mas temos certeza que será uma excelente disputa", elogiou o piloto André Diniz Pereira, que compete com Marcelo Antonio Detoni, na categoria Júnior.

Devido um problema no tempo de deslocamento, o prólogo, por fim, serviu como treino, sem definição de posições para a largada. Desta forma, o carros obedecerão a ordem dos numerais de porta.

O Prefeito de Fraiburgo, Ivo Biazzolo, prestigiou o evento e, no jantar de confraternização, realizado no Parque da Maçã, cumprimentou os participantes. 

"O Rally Transcatarina é muito importante para a nossa cidade, ele movimenta o comércio em geral. Sem contar a população que aprendeu a gostar desse esporte", ressaltou.

Destino: Canoinhas
Aquecidos, pilotos e navegadores enfrentaram quinta-feira, 18, um percurso de 250 quilômetros, com 180 navegados. Foram cerca de oito horas e meia de competição intensa, onde o diretor de prova, Wagner Souza impôs um ritmo forte de disputa. 

"Logo no começo, na primeira hora, as equipes terão de encarar laços e balaios nas tradicionais fazendas de maçã. Em seguida, partirão para uma área de reflorestamento de pinus", contou Souza. 

O neutro de almoço acontecerá em Timbó Grande. A cidade de Canoinhas receberá a caravana do rali a partir das 16h. Os municípios de Lebom Regis, Caçador e Major Vieira estão dentro desta rota.


Rally mostrou as suas garras
Em um roteiro inédito, os competidores já perceberam as mudanças de características e os desafios que vieram agregados a esta novidade. Primeiro dia de competição partiu de Fraiburgo com destino a Canoinhas

Diferente dos anos anteriores, a 5ª edição do Rally Transcatarina trilhou por outra região do Estado catarinense. 

A novidade trouxe um saldo positivo ao evento, uma vez que os competidores já sentiram as diferenças entre terrenos, obstáculos e cenários. 

"Essas mudanças
foram excelentes, pois percebemos tal influência no trajeto logo no primeiro dia. Foi sensacional, superando a expectativa da surpresa e de conhecermos o que está por vir", falou o piloto, Edson Moresco.

O primeiro dia de competição começou bem cedo, às 7h31m. Fazia sete graus na cidade de Fraiburgo, mas a euforia entre as duplas era tão grande, que ninguém sentiu o frio. 

Os tricampeões da categoria Super Máster, Oscar e Gustavo Schmidt, foram os primeiros a largar em Fraiburgo, SC. Eles abriram o percurso de 250 quilômetros, que de trecho navegado teve 180 quilômetros. 

O neutro de almoço ocorreu em Timbó Grande e o destino final foi Canoinhas, SC. Os municípios de Lebom Regis, Caçador e Major Vieira estiveram dentro da rota.

Logo de cara, os participantes encararam os laços e balaios entre os pomares de maçã, na seqüência, partiram para uma área de reflorestamento de eucalipto e pinus, onde o terreno estava bastante molhado, com direto a lama. 

Uma travessia de rio com aproximadamente 250 metros encheu os olhos dos off-roaders. Na parte dos estradões, o cenário mudou, esbanjando a beleza das montanhas catarinenses e, levantando muita poeira.

As médias de velocidades indicadas pela planilha estavam bem justas, ou seja, se a dupla errasse, dificilmente conseguiria recuperar o prejuízo. 

O 5º Rally Transcatarina largou no dia 18 de julho da cidade de Fraiburgo e a chegada em Balneário Camboriú-SC foi sábado, 20 de julho. O ponto final desta aventura de 800 quilômetros aconteceu na Barra Sul, a partir das 3 da tarde.


Roteiro - 5º Rally Transcatarina
17 de julho - Fraiburgo - Prólogo e Largada Promocional

18 de julho - Fraiburgo - Timbó Grande - Canoinhas

19 de julho - Canoinhas - Mafra - Rio Negrinho 

20 de julho - Rio Negrinho - Guaramirim - Balneário Camboriú.

Primeiros a comemorarem
O pódio do 5º Rally Transcatarina foi estreado por Acyr Hideki Rodrigues da Silva e Renan Medeiros, na Super Máster. 

"Foi um ótimo dia, e claro que a vitória aumenta a expectativa, mas foi apenas um passo. O grid está maravilhoso, com os melhores pilotos e navegadores do Brasil... Temos que ir com calma", declarou Hideki. 

Em segundo lugar ficaram Daniel Maffi e Enedir Silva Júnior, seguidos por Rone Branco e Jhonatan Ardigo.

Na Graduados, os vencedores foram Vinicius Lustosa Polati e Marcos Fernando Evangelista. 
"Prova bem elaborada. Enfrentamos várias pegadinhas e piso liso entre os reflorestamentos, o que tornou a etapa mais desafiadora. Acertamos tudo e conseguimos manter a média de velocidade, o que foi essencial", salientou Polati. 

Alessandro Rodrigo Weirich e Leandro Macedo Ferreira e Edson Pereira Schebeski e Alexandre Willian Dalssoto vieram na segunda e terceira posição, respectivamente. 

E na Júnior, Marcos Gustavo Francio e Bruno Rozalen Tesser conquistaram a vitória. "Foi uma disputa bem pesada, difícil, com o alto nível técnico que a SC Racing impõe. Exigiu total concentração do piloto e navegador", contou. 

Na segunda colocação vieram Eduardo Szabunia Neto e Wilson Reichwald, e na terceira, Eduardo Schvambach e Júlio César Maba Floriani.

Aventura não termina
A Turismo Adventure é a categoria mais radical do Rally Transcatarina e fechou um grupo com 23 carros. Eles não competem, eles apenas se divertem. 

Nesta quinta-feira, o percurso foi de aproximadamente 200 quilômetros, e a família Andrade aproveitou cada momento, principalmente porque o filho, Bernardo, de seis anos, é um apaixonado por off-road. 

Sexta-feira no Transcatarina
O evento partiu de Canoinhas bem cedo: às 7h31. Foram percorridos mais 250 quilômetros (com 169 quilômetros navegados) até chegar à Rio Negrinho. A parada do almoço será em Mafra. 

"Estaremos em uma altitude média de 1.000 metros, onde belas paisagens poderão ser apreciadas (isso se a dupla puder desviar o foco da competição)", salientou o diretor de prova, Wagner Souza. "Passaremos por grandes áreas de reflorestamento, lavouras de soja e milho", confirmou.

Dia de chuva... Oportunidade de pilotos e navegadores mostrarem tudo o que sabem sobre rali

A cidade de Canoinhas, SC, amanheceu com chuva forte na sexta-feira 19 de julho. Lama e terreno escorregadio foram os grandes desafios do segundo dia do 5º Rally Transcatarina.

"Rezei para chover, mas não precisava ser tanto", brincou o piloto, Rafael Augusto Avelar. É fato, a grande parte dos praticantes de rali de regularidade gosta de provas que acontecem com chuva. 

Isso porque competir sob tais condições exige mais perícia na pilotagem e navegação, e deixa a disputa mais emocionante. 

É a oportunidade na qual as duplas desempenham tudo o que sabem para buscar a vitória.

O segundo dia de rali foi pra lá de radical! Entre Canoinhas e Rio Negrinho, as 155 duplas cumpriram 250 quilômetros de prova - com 169 quilômetros navegados - em cerca de sete horas. 

Para abrir a etapa, uma área de reflorestamento de eucalipto com piso bastante molhado, que fez as duplas "bailarem" (escorregarem). 

Para completar, diversas curvas que, no "conjunto da obra", pediu braço e esforço do piloto. Era preciso muita perícia nas entradas de curvas para realizar a manobra sem perder tempo.

Completando o que já estava bom, poças d'águas, buracos, lombadas e valetas que testaram a resistência da suspensão dos veículos, diversas descidas e subidas (que se não acelerasse fundo, o carro não subia; em contrapartida, exigia um cuidado tremendo para evitar patinações que levassem a algum acidente). "Sensacional. Essa foi uma prova que jamais vou esquecer", salientou Francklin Pscheidt.

Agora sim, o clima de decisão imperou
Depois de deixarem muita lama para trás, quem comemorou na Super Máster, e com louvor, foram Leandro Pereira Moor e Wagner Hirt Marques.

"Hoje foi bem mais difícil, pois a situação da chuva forte e o piso molhado complicaram para o piloto e navegador. Ficamos felizes com esse resultado, que mostrou que estamos 'vivos' na disputa", falou Moor.

Na Graduados, o grito de vitória veio de Vinicius Lustosa Polati e Marcos Fernando Evangelista.

"O entrosamento da dupla fez toda a diferença. Sem dúvida, foi uma prova extremamente difícil, pois o navegador corrigiu o pedômetro o tempo inteiro e o piloto teve de ser audacioso", afirmou Evangelista.

E na Júnior, Claudemir Hubner e Ana Madalozzo Hubner mostraram que sabem o que fazer quando se trata de terreno com barro. 

"Nós competíamos juntos, mas há oito anos paramos devido ao nascimento da nossa filha. Estamos voltando agora e conquistar essa vitória é muito emocionante, ainda mais em um rali tão difícil", disse Ana.


Animação que contagia
Estar dentro de uma competição, mas sem se preocupar em cumprir tempo, não precisar ficar de olho nos resultados dos adversários, não sentir o desespero porque algo deu errado... Eles querem "sombra e água fresca"... O lema na Turismo Light é ter tranquilidade.

A família Gonçalves, de Rio do Sul, SC, participou pela segunda vez da categoria. No ano passado, foi apenas o trio formado pela mãe Maristela e as filhas, Gabriela (13) e Manuela (9); agora, o pai, Nicácio, juntou-se a elas. 

"Em 2012, o Nicácio foi competindo, e nós, para acompanhar, seguimos pela Turismo Light. A experiência foi tão maravilhosa, que nós retornamos e ele veio conosco", contou Maristela, que tem pânico de água. 

"Fazer as travessias de rios para mim é uma superação. Mas tenho conseguido vencer todas. Sinto um pavor enorme quando um rio aparece, mas temos que atravessá-lo para seguir no comboio; não tem outro jeito", declarou.

Maristela também destacou que o evento está proporcionando a elas, conheceram novas regiões do Estado. "Embora não esteja muito longe de casa, eu nunca vim para esses lados. E está valendo a pena, pois é lindo e diferente", encerrou.

Rally Transcatarina entrou para a história
O último dia do Rally Transcatarina entrou para a história desta edição de cinco anos. Foram cerca de 130 quilômetros navegados, entre Rio Negrinho e Balneário Camboriú. 

O trajeto passará pela serra de São Bento do Sul, adentrando fazendas de reflorestamentos de pinus e eucaliptos. 

Depois de descer a serra e fazer o neutro em Guaramirim, os competidores seguirão para a área da mineração Veiga. 

Pegadinhas e balaios não faltarão e serão decisivos na definição dos resultados. E se continuar chovendo, será um "bailado" dentro das trilhas.

Uma novidade foi a "pista" em Guaramirim, 900 metros, com várias curvas e piso liso, ou seja, bem técnica. Foi uma arena de apresentação para o público, que pode ver de perto um pouco do Rally Transcatarina.

Foi para lavar a alma
Terminou sábado (20.07), a quinta edição do Rally Transcatarina. A cidade de Balneário Camboriú recepcionou os competidores embaixo de muita chuva. Foi para lavar a alma!

Sol ou chuva, não importa. Nada tirou a empolgação e o desejo de comemorar a chegada de mais uma edição do Rally Transcatarina. 

Para atravessar o pórtico final, uma fila de 155 carros se formou na orla da Barra Sul, em Balneário Camboriú, SC. Eis o momento mais

esperado do evento, aquele onde todos podem extravasar a alegria e comemorar bastante, independente do resultado. Terminar o Rally Transcatarina já é uma vitória.

A competição partiu de Fraiburgo no dia 18, e depois de 800 quilômetros chegou ao litoral. As outras cidades sedes foram: Timbó Grande, Canoinhas, Mafra, Rio Negrinho e Guaramirim - estas estrearam na história do evento. 

O terceiro e último dia teve 130 quilômetros de especial - trecho cronometrado -, que adentrou zonas de reflorestamentos de pinus e eucaliptos. 

Depois, a planilha levou os participantes para uma área de mineração, onde a principal característica foi o terreno arenoso.

Embora não tenha chovido, o piso anda estava molhado. Os carros continuaram patinando e foi difícil manter a máquina na trilha. 

Até o último minuto, concentração de piloto e navegador foi fundamental, além de força no braço. Força, principalmente, nas áreas onde os laços e pegadinhas apareceram... E foram muitos!

E em Guaramirim, o público assistiu de perto o Rally Transcatarina. A disputa continuou no centro da cidade, em um percurso de 900 metros, com várias curvas e piso liso.

Soma dos três dias, os grandes campeões
Na categoria Super Máster, a competitiva estava bem acirrada. Apenas dez pontos de diferença separavam os líderes, Daniel Maffi e Enedir da Silva Júnior, de Acyr Hideki da Silva e Renan Medeiros. 

Porém, mais três duplas ainda tinham chances de vitória. Então, após a conclusão do terceiro dia, na soma da pontuação, os campeões foram Hideki e Medeiros. 

"Eu participei de todos os Transcatarinas e este foi o primeiro que eu cheguei na final brigando pelo título. Estou muito emocionado, pois ser campeão deste rali é um sonho. Os meus adversários tem alto nível técnico, são muito precisos e a disputa é sempre parelha. É uma felicidade indescritível", comemorou o piloto. 

Os vice (pelo segundo ano consecutivo) foram Daniel Maffi e Enedir Silva Júnior, e em terceiro lugar, Rone Branco e Jhonatan Ardigo.

Na Graduados, Vinicius Lustosa Polati e Marcos Fernando Evangelista lideraram a competição, vencendo dois dos três dias de evento. 

"Foi uma grande surpresa este resultado. Hoje foi um dia muito difícil para nós, mas deu tudo certo. Agora, a responsabilidade aumenta para o ano que vem, estaremos aqui de novo", enfatizou Polati. 

Na sequência, vieram Edson Pereira Schebeski e Alexandre Willian Dalssoto, e Leandro Gasparetto e Vilson Ferreira, em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

A Júnior foi a categoria mais disputada de todas. Duas duplas iniciaram a etapa derradeira empatadas: Marcos Gustavo Francio e Bruno Rozalen Tesser, e Eduardo Schvambach e Júlio Cesar Maba Floriani. 

Na busca da maior pontuação na etapa final, por uma diferença de quatro pontos, Schvambach e Floriani soltaram o grito de campeão. 

"Em 2014, nós voltaremos. É muita emoção, principalmente porque nos preparamos apenas com um mês de antecedência. Estamos focados e continuaremos", afirmou Schvambach. Em terceiro, ficaram Claudemir Hubner e Ana Madalozzo Hubner.

Alegria de quem vem só para passear
As categorias Turismo Light e Turismo Adventure reúnem uma turma que gosta de explorar novos lugares. 

A primeira segue por trilhas com grau de dificuldade leve, onde os passeios são mais tranqüilos, com paradas para conhecer pontos turísticos e apreciar a paisagem.

Já a Adventure é procurada por aqueles que querem viver emoções mais fortes. Estrada com obstáculos mais exigentes, onde todo o seu potencial off-road e o espírito de companheirismo será colocado em prática.

Gostamos de todos os dias, tivemos muita lama, obstáculos com níveis de dificuldade elevados, como subida longa.

Foi bastante diferente dos anos anteriores e já concluímos nossa quarta participação. Essa última trilha foi a nossa preferida, a mais pesada", contou o piloto Sidney Petroski, que seguiu no comboio na companhia de Amarildo Pedro da Silva. 

Um momento inusitado foi um jipe tombado, que não pensamos duas vezes e fomos ajudar. Agradecemos a equipe de apoio que nos conduziu nessa aventura e nos surpreendeu novamente .

Não faltaram momentos de emoção
A festa de encerramento e entrega dos troféus aconteceu no Infinity Blue Resort & Spa na Praia do Buraco e confirmou o espírito confraternização da grande Família Transcatarina.

O evento bastante concorrido foi impecável, começando pela decoração com painéis gigantes onde um mosaico feito com fotos de competidores chamava a atenção. A elegante decoração do salão dava suporte ao fino jantar que antecedeu a premiação.

Aproveito para agradecer ao Edson J Costa –SC Racing e a todos amigos do seu staff a excelente acolhida como fui recebido durante a cobertura do evento. Obrigado pelo troféu de parceiro do Transcatarina.

Um alô especial ao amigo Alexandre Deckmann que colocou seu Troller à minha disposição durante todos os dias do rally. Esse é jipeiro dos bons.

E finalmente agradecer a Isis Moretti-Liberdades de Idéias, da assessoria de imprensa o apoio para a execução do meu trabalho.

Classificação Geral - 5º Rally Transcatarina

Categoria Super Máster
1º Acyr Hideki Rodrigues da Silva/Renan Medeiros - Corupá, SC - 240 pontos

2º Daniel Maffi/Enedir Silva Júnior - Chapecó, SC - 235 pontos

3º Rone Branco/Jhonatan Ardigo - Curitiba, PR - 220 pontos

4º Flávio Roberto Kath/Rafain Walendowsky - Blumenau, SC - 219 pontos

5º Leandro Moor/Wagner Hirt Marques - Apucarana, PR - 205 pontos

Categoria Graduados
1º Vinicius Lustosa Polati/Marcos Fernando Evangelista - Curitiba, PR - 215 pontos

2º Edson Pereira Schebeski/Alexandre William Dalssoto - Ponta Grossa, PR - 211 pontos

3º Leandro Gasparetto/Vilson Ferreira - Joinville, SC - 197 pontos

4º Juliano Cesar Borges/Edson Roberto Schmidt - Corupá, SC - Corupá, SC - 181 pontos

5º Alessandro Rodrigo Weirich/Leandro Macedo Ferreira - Curitiba, PR - 167 pontos

Categoria Júnior
1º Eduardo Schvambach/Júlio César Maba Floriani - Jaraguá do Sul, SC - 227 pontos

2º Marcos Gustavo Francio/Bruno Rozalen Tesser - Caçador, SC - 223 pontos

3º Claudemir Hubner/Ana Madalozzo Hubner - Caçador, SC - 205 pontos

4º Eduardo Szabunia Neto/Wilson Reichwald - Rio Negrinho, SC - 202 pontos

5º Francklin Pscheidt/Fernando Santana Torquato - São Bento do Sul, SC - 187 pontos

O 5º Rally Transcatarina tem patrocínio de Ensimec, Hankook Pneus, Hotel Renar, Troller Veículos Especiais S.A, Santur, Petrobras e Governo Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.