A Peugeot revelou durante o Festival da Velocidade de Goodwood (Inglaterra) um carro apaixonante: o RCZ R, o mais potente da longa história da marca.
Equipado com motor, a gasolina, THP de 270 CV de potência máxima a 6.000 rpm e torque máximo de 33,6 mkgf entre 1.900 e 5.500 rpm, o modelo de temperamento irrequieto atinge velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente) e acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos.
De 80 a 120 km/h leva míseros 6,8 segundos, graças à caixa de câmbio manual de seis marchas configurada para beneficiar a aceleração e a retomada de velocidade. Isso tudo, pasmem, com emissão de CO2 de apenas 145 g/km, "uma referência na categoria de cupês esportivos".
O veículo será apresentado mundialmente no Salão do Automóvel de Frankfurt, em setembro, e estará à venda no início de 2014, na Europa.
Em coerência com o alto desempenho do motor, o RCZ R possui suspensão, rodas e sistema de transmissão especialmente dimensionados para um excelente comportamento dinâmico.
O alto torque de 33,6 mkgf disponível a partir de 1.900 rpm favorece a tração e faz o RCZ R ter frenagens estáveis e agilidade nas curvas, possibilitando percorrê-las na menor trajetória possível.
“O sucesso do RCZ Peugeot Sport desenvolvido para competição e a paixão que ele despertou não poderiam ficar sem resposta. Trata-se de uma versão de produção concebida pela divisão esportiva da Marca com maior desempenho que o novo RCZ”, explica Bruno Famin, diretor da Peugeot Sport.
“Nosso objetivo era ambicioso: desenvolver uma versão ainda mais intensa do RCZ (foto, acima), de alto desempenho para uso esportivo nas pistas, mantendo as qualidades de conforto e prazer no uso diário, tudo sendo referência em termos de consumo e emissões”, explica Xavier Nicolas, gerente de produto para o RCZ.
Este resultado é obtido por meio da diminuição da cilindrada do motor, da aerodinâmica e da redução do peso.
O downsizing dos motores é uma forte tendência tanto nos carros de produção quanto nos de competição: as principais categorias estão adotando propulsores turbo de 1.6L.
O novo motor THP de 270 CV estabelece, ainda, um recorde de potência específica em sua categoria: quase 170 CV/L, posicionado entre as melhores do mundo para carros de produção em série. E atende às normas de emissões Euro 6.
O trabalho feito na aerodinâmica aumentou o downforce na traseira em 15 da N.m, graças a um novo spoiler que favorece a estabilidade em altas velocidades sem prejudicar o coeficiente de arrasto.
O trabalho feito na aerodinâmica aumentou o downforce na traseira em 15 da N.m, graças a um novo spoiler que favorece a estabilidade em altas velocidades sem prejudicar o coeficiente de arrasto.
O desejo de baixar o peso também direcionou o desenvolvimento de componentes especiais, resultando em uma diminuição de 17 kg em comparação ao RCZ com motor de 200 CV.
Com peso total de 1.280 kg, o RCZ R possui uma relação peso-potência de apenas 4,7 kg/CV.
Estilo externo
“Cada componente desenhado especificamente para o RCZ R contribui para seu comportamento dinâmico e sublima o puro estilo do RCZ com sua própria identidade”, define Pierre Paul Mattei, gerente de estilo do RCZ.
Adornado com arcos em preto e faróis dianteiros com uma suave tonalidade Titanium, o RCZ R estabelece atributos esportivos que realçam sua efetividade dinâmica e refinamento.
Com peso total de 1.280 kg, o RCZ R possui uma relação peso-potência de apenas 4,7 kg/CV.
Estilo externo
“Cada componente desenhado especificamente para o RCZ R contribui para seu comportamento dinâmico e sublima o puro estilo do RCZ com sua própria identidade”, define Pierre Paul Mattei, gerente de estilo do RCZ.
Sua altura em relação ao solo, diminuída em 10 mm, e rodas com 19 polegadas favorecem a aderência e a tração, conferindo ao RCZ R uma postura ainda mais expressiva.
Os aros de roda especiais em dois tons (diamantado/preto) recebem a assinatura “R”. Elas foram desenhadas para abrigar os discos de freio mais largos e aperfeiçoar a refrigeração.
Os aros de roda especiais em dois tons (diamantado/preto) recebem a assinatura “R”. Elas foram desenhadas para abrigar os discos de freio mais largos e aperfeiçoar a refrigeração.
As pinças de freio dianteiras recebem acabamento em vermelho e a inscrição “Peugeot Sport”.
O spoiler traseiro fixo, perfeitamente integrado ao veículo, garante pressão aerodinâmica e alonga a silhueta do carro.
O difusor traseiro incorpora duas ponteiras de escapamento cromadas e simétricas, sinalizando um sistema de exaustão redesenhado para maior desempenho e som mais esportivo.
A inscrição “Peugeot” na grade dianteira e o emblema R, também encontrado na traseira, dão o toque final à assinatura exterior do RCZ R.
Personalização e ampla linha de equipamentos
Disponível em quatro cores (Vermelho Moroccan, Preto Nera, Cinza Mercury e Branco Opal), o RCZ R também oferece uma linha de personalização que consiste em teto de carbono, brilhante ou fosco, adesivos para a carroceria e capas dos espelhos retrovisores em preto.
O alto nível de segurança e conforto é complementado com lavadores de faróis, lâmpadas de xênon e sistema multimídia PC Nav Plus.
Instrumentos e controles incríveis
O modelo revela instrumentos e controles que refletem o exterior do carro, dedicado ao prazer e às sensações ao dirigir.
Disponível em quatro cores (Vermelho Moroccan, Preto Nera, Cinza Mercury e Branco Opal), o RCZ R também oferece uma linha de personalização que consiste em teto de carbono, brilhante ou fosco, adesivos para a carroceria e capas dos espelhos retrovisores em preto.
O alto nível de segurança e conforto é complementado com lavadores de faróis, lâmpadas de xênon e sistema multimídia PC Nav Plus.
O modelo revela instrumentos e controles que refletem o exterior do carro, dedicado ao prazer e às sensações ao dirigir.
Tudo coloca o condutor instantaneamente em um ambiente habilmente esportivo e refinado.
O caráter esportivo e exclusivo é enfatizado logo ao abrir a porta, quando aparece o acabamento dos estribos portando o logo “Peugeot Sport”.
Costuras vermelhas são aplicadas ao couro, material presente no volante, alavanca de câmbio, bancos e detalhes das portas.
O acabamento recebe couro Nappa e Alcântara e possui aplicação do monograma “R”. Uma plaqueta de alumínio escovado apresenta o “R” cromado com contornos vermelhos sobre o logotipo da Peugeot Sport.
Pilotagem intensa
No posto de condução do RCZ R, o motorista descobre uma posição de dirigir ergonômica, ideal para desfrutar as qualidades dinâmicas do carro.
No posto de condução do RCZ R, o motorista descobre uma posição de dirigir ergonômica, ideal para desfrutar as qualidades dinâmicas do carro.
O volante de pequenas dimensões, a alavanca de câmbio com desenho esportivo e os bancos desenvolvidos pela Peugeot Sport contribuem ativamente para a plena sensação da pilotagem esportiva.
Além da visão e do tato, a audição também foi lembrada. O som do motor chega ao interior do carro de maneira a permitir máximo aproveitamento do caráter esportivo do RCZ R nas acelerações e mudanças de marcha.
Além da visão e do tato, a audição também foi lembrada. O som do motor chega ao interior do carro de maneira a permitir máximo aproveitamento do caráter esportivo do RCZ R nas acelerações e mudanças de marcha.
“A busca por desempenho e eficiência em condições ‘de corrida’ guiaram várias escolhas durante o desenvolvimento, em particular o tamanho e ajuste fino do trem de força, suspensão, freios e pneus. Tudo para permitir aos motoristas mais experientes passar horas na pista”, explica Pierre Budar, gerente de projeto do RCZ R.
O centro de gravidade rebaixado, a aerodinâmica aperfeiçoada, os ajustes especiais de suspensão e os pneus Goodyear Eagle F1 Asymetric 235/40 R19 otimizam a aderência e garantem uma notável estabilidade na estrada.
Novas configurações de amortecedores, molas mais rígidas e barras estabilizadoras oferecem maior agilidade.
O desempenho e agilidade do RCZ R também são resultado de regulagens afinadas e testes em pistas, em particular com os pilotos da Peugeot Sport.
Os padrões exigidos nas frenagens naturalmente direcionaram as especificações técnicas dos freios: pinças de quatro pistões permitiram um ganho significativo em rigidez e curso do pedal, favorecendo a redução das massas não-suspensas.
Os discos, com 380 mm de diâmetro e 32 mm de espessura, são alojados em um reservatório de alumínio.
Os padrões exigidos nas frenagens naturalmente direcionaram as especificações técnicas dos freios: pinças de quatro pistões permitiram um ganho significativo em rigidez e curso do pedal, favorecendo a redução das massas não-suspensas.
Os discos, com 380 mm de diâmetro e 32 mm de espessura, são alojados em um reservatório de alumínio.
Isto contribui para reduzir o peso e para melhorar a refrigeração, assim como os orifícios de ventilação interna dos discos.
Tudo isso proporciona ao sistema de frenagem resistência a toda prova e oferece ao RCZ R segurança e desempenho excepcionais: freado a 130 km/h, ele chega à imobilidade em 61 metros.
Trem de força para durar em carro de rua
“Novas soluções tiveram de ser introduzidas para obter 270 CV de potência e 33,6 mkgf de torque de um motor 1.6L e que possa ser usado esportivamente nas pistas.
A Peugeot Sport tem toda a experiência necessária para conseguir isto e as equipes do departamento de Pesquisa e Desenvolvimento contribuíram com sua experiência e conhecimento para garantir a durabilidade e aplicação industrial destas novas soluções”, explica Thierry Chauvet, gerente de desenvolvimento de Drive Train do Peugeot RCZ R.
Trem de força para durar em carro de rua
“Novas soluções tiveram de ser introduzidas para obter 270 CV de potência e 33,6 mkgf de torque de um motor 1.6L e que possa ser usado esportivamente nas pistas.
A Peugeot Sport tem toda a experiência necessária para conseguir isto e as equipes do departamento de Pesquisa e Desenvolvimento contribuíram com sua experiência e conhecimento para garantir a durabilidade e aplicação industrial destas novas soluções”, explica Thierry Chauvet, gerente de desenvolvimento de Drive Train do Peugeot RCZ R.
Este novo motor, denominado EP6CDTR, se beneficia de desenvolvimento extenso, com vários componentes modificados ou inteiramente concebidos para permitir o desempenho desejado e combinar uso esportivo com a durabilidade necessária em um motor de um carro de produção em série.
O turbo Twin Scroll foi desenvolvido especificamente para se beneficiar de dimensões ideais para sua aplicação e nível de desempenho.
Combinado com um coletor de escape inspirado pelas corridas, ele permite manter a temperatura de funcionamento sempre em um nível adequado.
Os novos pistões, com uma taxa de compressão de 9.2, foram desenvolvidos pela Mahle Motorsport e feitos em um tipo de alumínio idêntico ao usado na Fórmula 1.
As bielas também foram modificadas para uso em altas rotações. Patenteadas e apresentadas em 2011 pela Mahle, são aplicadas pela primeira vez em um carro de produção com o RCZ R.
Conforto e prazer no uso diário
O RCZ R foi desenvolvido como versão de competição pela Peugeot Sport para uso esportivo nas pistas, mas também pode proporcionar prazer e conforto diariamente nas ruas e estradas.
As calibragens do trem de força combinam as exigências da pilotagem esportiva em circuitos com as do uso diário.
A pressão no pedal do acelerador e a rotação do motor revelam o estilo de pilotagem do motorista, que pode levar o modelo a um comportamento direcionado para maior conforto ou maior esportividade.
O torque obtido desde baixas rotações permite largadas dinâmicas e alto nível de prazer, mesmo no uso cotidiano.
O projeto da suspensão aperfeiçoa a agilidade e o caráter incisivo do RCZ R com um compromisso que mantém um nível de conforto próximo ao do RCZ de 200 CV.
Finalmente, os materiais e a ergonomia dos instrumentos e controles, o alto nível de equipamentos e o baixo consumo (15 km/l, misto cidade-estrada) é referência em sua categoria e faz do RCZ R um cupê esportivo confortável e prazeroso dentro e fora das pistas.
O turbo Twin Scroll foi desenvolvido especificamente para se beneficiar de dimensões ideais para sua aplicação e nível de desempenho.
Combinado com um coletor de escape inspirado pelas corridas, ele permite manter a temperatura de funcionamento sempre em um nível adequado.
As bielas também foram modificadas para uso em altas rotações. Patenteadas e apresentadas em 2011 pela Mahle, são aplicadas pela primeira vez em um carro de produção com o RCZ R.
Conforto e prazer no uso diário
O RCZ R foi desenvolvido como versão de competição pela Peugeot Sport para uso esportivo nas pistas, mas também pode proporcionar prazer e conforto diariamente nas ruas e estradas.
As calibragens do trem de força combinam as exigências da pilotagem esportiva em circuitos com as do uso diário.
A pressão no pedal do acelerador e a rotação do motor revelam o estilo de pilotagem do motorista, que pode levar o modelo a um comportamento direcionado para maior conforto ou maior esportividade.
O torque obtido desde baixas rotações permite largadas dinâmicas e alto nível de prazer, mesmo no uso cotidiano.
O projeto da suspensão aperfeiçoa a agilidade e o caráter incisivo do RCZ R com um compromisso que mantém um nível de conforto próximo ao do RCZ de 200 CV.
Finalmente, os materiais e a ergonomia dos instrumentos e controles, o alto nível de equipamentos e o baixo consumo (15 km/l, misto cidade-estrada) é referência em sua categoria e faz do RCZ R um cupê esportivo confortável e prazeroso dentro e fora das pistas.
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