Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quinta-feira, 11 de julho de 2013

PILOTOS BRASILEIROS DO BMW SPORTS TROPHY TEAM BRASIL ENTRAM NO GRUPO DOS TOP 10 DO FIA GT SERIES CUJA 3ª ETAPA ACONTECEU NESTE FIM DE SEMANA NO CIRCUITO DE ZANDOVOORT, NA HOLANDA



Neste domingo (7) de sol e calor no circuito de Zandvoort, na Holanda, o time brasileiro do BMW Sports Trophy Team Brasil colocou seus dois carros no top-10 da Corrida Principal, válida pela terceira etapa de rodada dupla do FIA GT Series. 

A equipe mostrou boa evolução durante todo o fim de semana. As duplas demonstraram um ótimo desempenho e todo elenco trabalhou bem entrosado para alcançar o resultado. 

A bordo do BMW Z4 n° 21 Ricardo Zonta e Sérgio Jimenez se destacaram, saindo de 16º no grid, para cruzar a linha de chegada em sexto, (5º lugar na Pro-Cup). 


Cacá Bueno e Allam Khodair, com o carro n° 0, também vieram fortes para completarem a disputa em sétimo no geral (6º na categoria Pro-Cup). 



A próxima rodada dupla do campeonato será nos dias 17 e 18 de agosto na Eslováquia.

A Corrida Principal da etapa holandesa do FIA GT Series foi bem movimentada com ultrapassagens, disputas, toques e incidentes. 


Após a largada, na abertura do segundo giro, o Audi R8 n°14, pilotado por Cesar Campanico, rodou sozinho e bateu forte, o que obrigou a entrada do carro de segurança e, na sequência, a direção de prova paralisou a corrida com bandeira vermelha, para remoção do equipamento da pista. 

A disputa ficou interrompida por cerca de 20 minutos. A prova recomeçou e os carros largaram com a presença do safety car.


Logo na saída do safety car, no quarto giro da corrida, Zonta conseguiu uma ultrapassagem subindo para 14º. 

Cacá também tinha ritmo forte e na volta 5 assumira o quarto lugar, posição na qual permaneceu por 11 voltas, até receber uma punição com drive through, por ultrapassar em bandeira amarela. 

O anúncio de que Cacá Bueno precisava cumprir a passagem pelos boxes foi feito muitas voltas depois, o que impossibilitou ao piloto devolver a posição.

Na abertura da janela de pit-stop, o BMW Sports Trophy Team Brasil comprovou que o entrosamento do time está evoluindo a cada rodada. 


Com isso, os dois carros fizeram boa parada para troca de pilotos e pneus, o que permitiu que ambos os equipamentos brigassem por posições para avançar na corrida. 

Natural do Paraná, o piloto Ricardo Zonta comentou sobre o resultado positivo, mesmo tendo largado quase no fim do grid. 


"Eu larguei por fora para tentar pular algumas posições, mas fui tocado e acabei caindo para último, mas busquei a recuperação logo, tanto que quando deu bandeira vermelha eu já estava em 15º, uma posição à frente da qual larguei. 

Depois, com a relargada, perdi muito tempo atrás da Ferrari n° 51, e demorei para conseguir ultrapassar, pois o nosso carro perdia um pouco na reta, mas na parada no box, tudo foi muito bom, o time todo trabalhou bem entrosado e com certeza, o nosso pit-stop ajudou no resultado", disse um dos representantes do carro n° 21. 

O paulista Sérgio Jimenez ficou feliz com o resultado e elogiou a atuação de todo o time. "Peguei o carro na segunda metade da corrida. Minha tocada foi com ritmo forte do começo ao fim. Foi ruim o Zonta ter perdido tanto tempo atrás da Ferrari, mas hoje todos fizeram um ótimo trabalho, tudo se encaixou e conseguimos pontuar bem", comentou o companheiro de Ricardo Zonta. 

Para a outra dupla do time brasileiro, formada por Cacá Bueno e Allam Khodair, a bordo da BMW Z4 n°0, o fim de semana também foi positivo. 




E mesmo cumprindo punição, eles conseguiram evoluir, para subir no campeonato. Agora Cacá e Khodair ocupam a sexta posição na tabela de classificação, com 28 pontos. 

"Foi uma boa prova. Pela primeira vez, a gente conseguiu manter um bom ritmo de corrida, e andamos bem próximos aos líderes. O carro se mostrou mais competitivo, e esteve três décimos mais rápido de que ontem. Realmente o equipamento estava bom. Uma pena foi a penalização. Confesso que não vi a bandeira amarela, e o drive through demorou muito para ser anunciado, e por isso não consegui devolver a posição. Isso nos custou um quarto lugar, mas no geral foi bom, porque avançamos na tabela e também vimos a evolução da outra dupla do time", disse o piloto carioca.

Allam Khodair fez coro com o companheiro. "Foi um fim de semana de evolução. O carro melhorou, andamos perto dos líderes, e fizemos um bom trabalho. A punição prejudicou um pouco nossa corrida, mas faz parte do jogo", relatou. Na prova de sábado (6), a dupla havia terminado na quinta colocação. 

A vitória neste domingo ficou com a dupla Alon Day e Max Buhk (Mercedes SLS AMG). Stephane Ortelli e Laurens Vanthoor (Audi R8 LMS) chegaram em segundo e seguem na ponta do campeonato.

Os brasileiros voltam a acelerar pelo mundial de carros de turismo nos dias 17 e 18 de agosto. O palco da próxima etapa do FIA GT Series será a Eslováquia. 


Os dez melhores na Corrida Principal, em Zandvoort: 
1. 1 A. Day /M. Buhk (HTP Gravity Charouz Mercedes SLS AMG GT3) 35 voltas, em 1h27min51s *
2. 11 Ortelli/Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS ultra) a 6s667 *
3. 13 Sandström/Strippler (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS ultra) a 6s995 *
4. 28 J. Seyffarth /K. Chandhok (SMS Seyffarth Motorsport Mercedes SLS AMG GT3) a 33s895 *
5. 25 H. Proczyk/D.Baumann (GRT Grasser Racing Team Lamborghini LP560-4) a 40s127 **
6. 21 R. Zonta/S. Jimenez (BMW Sports Trophy Team Brasil/BMW Z4) a 41s218 *
7. 0 C. Bueno /A. Khodair (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4) a 55s861 *
 
8. 35 L. Ordonez/A. Buncombe (Nissan GT Academy Team Nissan GT-R Nismo GT3) a 58s858 **
9. 6 A. Ebrahim /M. Heemskerk (BMW Sports Trophy Team India BMW E89 Z4) a 1min00s473 **
10. 7 P. Cunha/M. Stumpf (ACL by Rodrive Lamborghini LP560-4) a 1min12s200 **

* Pro Cup
** Pro-AM

Classificação do Campeonato (Categoria Pro-Cup) - após três etapas (seis corridas): 
1. S.Ortelli/L.Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS), 70
2. F.Stippler/E.Sandstrom (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS), 60
3. M. Buhk / A.Day (HTP Gravity Charouz / Mercedes SLS AMG GT3), 53
4. R.Rast/Mayr-Melnhof (Team WRT Audi R8 LMS), 35
5. Kox/Rosina (Blancpain Reiter Lamborghini LP560-4), 32
6. C. Bueno / A. Khodair (BMW Sports Trophy Team Brasil / BMW Z4), 28 
7. A.Zuber/M.Parisy (Sebastien Loeb Racing McLaren MP4-12C), 26
8. A. Kumpen / E. Ide (Phoenix Racing / Audi R8 LMS), 24
9. K. Chandhok / J. Seyffarth (SMS Seyffarth Motorsport / Mercedes SLS AMG GT3), 23
10. S. Loeb /A. Parente (Sebastien Loeb Racing / McLaren MP4-12C), 22
11. R. Zonta / S. Jimenez (BMW Sports Trophy Team Brasil / BMW Z4), 1712. D. Keilwitz / N. Kentenich (Doerr Motorsport /McLaren MP4 12-C), 1.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.