Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sábado, 27 de julho de 2013

BMW LANÇA NESTA SEGUNDA-FEIRA O SEU MODELO ELÉTRICO, O i3 TEM CARROCERIA LIFEDRIVE, COM CFRP, E PESA MENOS DE 1.200 KG, LEVA 7,2 SEGUNDOS PARA CHEGAR DE 0 A 100 KM/H E AUTONOMIA ATÉ 300 KM. O LANÇAMENTO DISPONÍVEL PELA INTERNET SERÁ NOS EUA, CHINA E EUROPA, SIMULTANEAMENTE. O PREÇO AINDA ESTÁ GUARDADO A SETE CHAVES.


A BMW entra definitivamente na era dos carros emissão zero. Na próxima segunda-feira, 29/7, a empresa lança, simultaneamente, em Nova York, Pequim e Londres o modelo elétrico i3 que entra em produção em série imediatamente.


O evento será transmitido ao vivo pelo canal da BMW i no YouTube (http://www.youtube.com/user/BMWi/unveilin), a partir das 09h20 (horário de Brasília), com direito a contagem regressiva para o início da apresentação.

Ao contrário dos veículos com carroceria convencional, o BMW i3 possui a inovadora arquitetura LifeDrive, constituída por duas unidades funcionais separadas. 


O módulo Life superior consiste numa célula de passageiros de alta resistência e extremamente leve feita de plástico reforçado com fibras de carbono (CFRP). 


Este conceito inovador não só compensa o peso extra da unidade de bateria, deixando o BMW i3 com apenas 1.195 kg, mas também baixa o centro de gravidade do automóvel para tornar a sua condução mais dinâmica. 

O módulo Drive inferior, de alumínio, é composto pelo sistema de suspensão, os componentes de estrutura e de impacto. Nesse módulo encontra-se o sistema de propulsão eDrive: uma bateria de íons de lítio especificamente desenvolvida para o BMW i3.



O i3 conta terá ainda um modelo com um extensor de autonomia: um motor a combustão interna de dois cilindros, 650cc. e 25 kW (34 hp) que gerará energia para a bateria. 

O motor elétrico de alta densidade (foto acima), que pesa apenas 50kg, esta acoplado ao eixo traseiro e ao conjunto de transmissão elétrica. Nesta versão, a autonomia do BMW i3 será de aproximadamente 300 km.


Os atributos do i3 são típicos de um BMW: tração traseira, distribuição do peso em 50:50, baixo centro de gravidade devido à localização da bateria, 125kW (170 hp) de potencia com torque imediato de 250Nm. 


O desempenho é de veículo urbano rápido, com aceleração de 0 a 60 km/h em apenas 3,7s, de 0 a 100 km/h em 7,2s e retomadas de 30 a 70 km/h, em 2,5s.


Feito para o ambiente urbano, o BMW i3 possui uma autonomia entre 130 e 160 km. Se utilizados os modos de condução ECO PRO e ECO PRO+, sua autonomia pode ser aumentada em 20 km e 40km respectivamente. 



BMW i foi o pioneiro
Em 2011 o BMW Group anunciou a criação da BMW i, uma sub-marca com enfoque no desenvolvimento de soluções sustentáveis de mobilidade, reafirmando sua liderança como a mais inovadora e sustentável fabricante de carros Premium. 


Neste mesmo ano, os conceitos BMW i3 e BMW i8 anunciavam uma nova era para indústria automotiva, com design inspirador e um conceito inovador de mobilidade urbana. 


O BMW i3 Concept – conhecido anteriormente como o Megacity Vehicle – seria o primeiro automóvel para áreas urbanas com propulsão exclusivamente elétrica a ser produzido em série pelo BMW Group. 



O BMW i8 Concept, por sua vez, baseado no carro-conceito BMW Vision EfficientDynamics é um ícone, movido a energia elétrica no trânsito urbano e turbo para viagens fora da cidade, ele possui o inovador conceito de propulsão híbrida plug-in, que oferece desempenho de tirar o fôlego com o consumo de um carro compacto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.