Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

segunda-feira, 22 de julho de 2013

A BENTLEY CONTRARIANDO TODA A SUA TRADIÇÃO DE PRODUZIR AUTOMÓVEIS DE PASSEIO, FABRICOU UM CARRO DE CORRIDA: 330 KM/H, TRAÇÃO INTEGRAL PERMANENTE E QUE CHEGA DE 0 A 100 KM/H EM 4,2 SEGUNDOS. TUDO ISSO EM MEIO AO MAIS ALTO LUXO, CONFORTO E SEGURANÇA. O PREÇO É APENAS PARA ALGUNS, POUCOS: R$ 860 MIL, SEM IMPOSTOS.




Ao contrário do que muita gente pensa, a Bentley não é apenas uma marca de automóveis inglesa de tradição que fabrica carros de luxo, de passeio que tem como maior concorrente a Rolls Royce.


A Bentley decidiu mostrar que sabe fabricar carros velozes, sem a perda do conforto, estabilidade e mantendo-se fiel às suas tradições. 


O novo Bentley Continental GT Speed que precisa apenas 4,2 s para chegar de 0 a 100 km/h, com motor de 625 cv.

Os Bentley jamais foram automóveis de alto desempenho, mesmo que grande parte deles somente circule em tranquilo ritmo de passeio.

No seio da Bentley, estes modelos de especiais recebem uma designação que não podia ser nem mais simples, nem mais objectiva: Speed, a palavra inglesa cuja tradução literal é velocidade e que sintetiza o caráter especialmente rápido do modelo que o recebe. 



Não foi a primeira vez que Bentley fabricou realizar um carro dessa natureza. Em 1923, quando W.O. Bentley, o fundador da marca que leva o seu nome, decidiu atender os desejos de alguns clientes mais exigentes, propondo-lhes o ‘modelo Speed de três litros’, mais musculoso que o normal graças à aplicação de carburadores de corpo duplo e do aumento da taxa de compressão.

A marca, volta, nove décadas depois, com o novo e revolucionário Continental GT Speed, apresentado no final do ano passado, o mais rápido Bentley de sempre.

O Continental GT Speed é um elegante coupé 2+2 - sigla que designa os coupés com dois lugares suplementares atrás, que embora reais, não oferecem espaço para dois adultos.


A otimização do motor W12 permitiu, por um lado, elevar a potência de 575 para 625 cv, obtidos no mesmo regime de funcionamento, às 6000 rpm, subindo ainda o binário máximo para 800 N.m, que são atingidos às 2000 rpm e se mantém praticamente até às 5000 rpm; por outro lado, a adoção de uma nova caixa automática de oito velocidades construída pela ZF permitiu ainda baixar cerca de 12% as emissões de CO2 e os consumos, para uma média combinada de 338 g/km e 14,5 litros/100 km, valor que confere uma autonomia média de 620 km. 


Todavia, os 90 litros do depósito de combustível conseguem ser gastos em não muitos quilómetros, menos de metade até, dependendo do peso do pé no acelerador, a resposta vem no roncar do motor W12 que garante 5,5 quilômetros em um minuto, com muita segurança dada pelo sistema de tração integral, que mesmo privilegiando a entrega de binário no eixo traseiro - numa proporção máxima de 40/60 por cento de binário, respectivamente para o eixo dianteiro e traseiro -, para não reprimir o prazer das sensações de uma condução rápida, sem colocar em risco a segurança.



O Continental GT Speed atingir os 100 km/h 4,2 segundos, aos nove segundos chega aos 160 km/h e daí até à velocidade máxima, de 330 km/h - controlados electronicamente - é um instante.

Bentley Continental GT Speed, num minuto percorre cerca de 4,5 km. 
um luxo endiabrado, de um motor acionado pelo botão ON instalado na console central — coberto de madeira genuína onde sobressaem algumas aplicações em alumínio escovado —, o som libertado por este motor de 12 cilindros em W com seis litros é um apelo a acelerar e quebrar todas as regras. 


Ficha técnica
Motor: 12 cilindros em W, 6,0 litros, biturbo
Potência: 625 cv/6000 rpm Binário 800 N.m/2000 rpm
Transmissão: Integral permanente, caixa automática de oito velocidades 
Peso: 2320 kg 
Mala: 358 litros
Depósito: 90 litros
Velocidade máxima: 330 km/h
Aceleração: 0-100 km/h 4,2 segundos
Consumo médio anunciado: 14,5 l/100 km
Emissões CO2: 338g/km
Preço: €292 810 (R$ 860 mil, sem impostos incluídos)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.