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sexta-feira, 26 de julho de 2013

PAPA FRANCISCO DIVIDE SEUS DESLOCAMENTOS NO BRASIL ENTRE UM PAPAMÓVEL MERCEDES - QUE FORNECE CARROS AO VATICANO PARA TRANSPORTE DOS PONTÍFICES HÁ 80 ANOS - E UM FIAT IDEIA ESSENCE 1.6, NORMAL, PRESTIGIANDO A FÁBRICA DA ITÁLIA, SEDE DO VATICANO. CONHEÇA A HISTÓRIA DOS CARROS USADOS PELOS PAPAS AO LONGO DOS TEMPOS.


Fiat Ideia Essence 1.6, um monobloco sem qualquer blindagem.

Ao chegar ao Brasil para sua visita apostólica, logo no começo de sua missão como chefe da igreja de Roma, dividiu suas deslocações pelo Rio de Janeiro e Aparecida usando um Fiat Ideia Essence 1.6 e um Mercedes-Benz Classe G, transformado em papamóvel de uma versão 500 Cabriolet.

O papamóvel chegou ao Rio num avião da FAB.
O carro em que Francisco anda, de vidro aberto, pela Cidade Maravilhosa foi sua própria escolha pela origem italiana, não tem nenhum tipo de blindagem e custa a partir de R$ 45.370 a que preferiu, dada a sua simplicidade, ao Mercedes-Benz Classe M, blindado, que ficou em Roma.


Francisco no papamóvel Mercedes-Benz Classe G, sem nenhum tipo de blindagem, cercado pela multidão no Centro do Rio.

 Mercedes-Benz é fornecedora de veículos para viagens e aparições oficiais dos chefes da Igreja Católica há mais de 80 anos e continua a tradição no Brasil, onde o Papa Francisco utiliza um Mercedes-Benz Classe G modificado.


O envolvimento entre a marca e o Vaticano começou em 1930, com um sedã Nürburg 460 Pullman para o Papa Pio XI.


Na década de 1960, um 300 D landaulet conversível com transmissão automática foi construído para o Papa João XXIII.


Seu sucessor, Paulo VI, usou um Mercedes-Benz 600 Pullman landaulet e, mais tarde, um 300 SEL.


A designação 'papamóvel' foi usada pela primeira vez na década de 1980 como referência ao Mercedes-Benz Classe G modificado que o Papa João Paulo II usou com regularidade em celebrações na Praça São Pedro, em Roma. 


Em 2002, a Mercedes-Benz preparou um Classe M para ficar à disposição do Santo Padre. 


Essa versão especialmente desenvolvida também foi usada por seu sucessor, Bento XVI.

"Estamos muito satisfeitos pela confiança de Sua Santidade, o Papa Francisco, na segurança e conforto de nossos veículos e porque, ao fornecer o papamóvel, continuaremos a acompanhá-lo em suas viagens no futuro", afirmou dr. Dieter Zetsche, presidente do Conselho de Administração da Daimler AG e CEO da Mercedes-Benz Automóveis, após um encontro na Casa Santa Marta, hospedaria dos visitantes do Vaticano e atual residência do Papa. "Esta tradição é um grande motivo de orgulho para nós", confessou.


Um Mercedes para o Papa – 
uma história de muitas décadas
Por muitos séculos, os papas usaram carruagens e liteiras em suas viagens, procissões e aparições públicas. 
Entre elas, destacava-se a Sedia Gestatoria, o trono papal móvel. 

Sua função era muito semelhante à dos modernos papamóveis, que tem o assento elevado: tornar o pontífice visível aos fiéis à distância, nas solenidades assistidas por grandes multidões.

Após a invenção do automóvel, em 1886, passaram-se várias décadas até que o Vaticano utilizasse um veículo motorizado para locomoção do papa. E por que não um Mercedes-Benz? 

A pergunta foi feita em 1929 por Robert Katzenstein, o encarregado da publicidade da marca em Frankfurt, na Alemanha. Assim nasceu a ideia de criar uma limusine especial para o pontífice.

Na entrega, o Papa Pio XI não escondeu o prazer de seu passeio experimental no automóvel pelos jardins do Vaticano. "Uma obra-prima da engenharia moderna", declarou ao descer da limusine Pullman baseada no Mercedes-Benz Nürburg 460. 

O elegante veículo com a estrela de três pontas sobre o capô foi entregue a ele por uma delegação da Daimler-Benz e entrou para a história como o primeiro automóvel a ser usado regularmente por um papa. 

Era o início de um estreito relacionamento entre o Vaticano e a fabricante de Stuttgart.

Nas décadas seguintes, a Mercedes-Benz ofertou regularmente ao Vaticano automóveis amplamente modificados para uso papal. 

Nos últimos anos, imagens na televisão e na imprensa tornaram universalmente conhecidos os papamóveis baseados em veículos off-road da Mercedes-Benz, das Classes G e M. 

As muitas viagens de João Paulo II, especialmente, tornaram famosos esses veículos, pintados nas cores madrepérola e dourado e equipados com a característica cabine envidraçada. 

Além deles, landaulets e limusines baseados na Classe S também participam das aparições públicas do pontífice.

O Mercedes-Benz Nürburg e os atuais carros papais, um Classe M e um Classe G com carrocerias especiais, são os marcos extremos da história dos automóveis da casa de Stuttgart especialmente fabricados para o Santo Padre. 

O primeiro modelo moderno, após a Segunda Guerra Mundial, foi um Mercedes-Benz 300 D - o "Adenauer" -, entregue ao Papa João XXIII. 

O modelo foi transformado num landaulet com plataforma estendida, com cobertura conversível de tecido no compartimento traseiro e rígida na dianteira.

Em 1965, uma delegação da fábrica entregou a Paulo VI uma versão landaulet do Mercedes-Benz 600 e, nos dois anos seguintes, três exemplares do 300 SL série 190. 

Para a visita do Papa João Paulo II à Alemanha em 1980, a Mercedes-Benz criou o primeiro papamóvel com uma estrutura transparente baseado em modelo off-road, um Classe G modificado, que foi doado ao Vaticano em 1982. 

Em 1985, a frota do Vaticano recebeu uma versão especial do Mercedes-Benz 500 SEL, seguida, em 1997, por uma versão landaulet com grande distância entre-eixos do S 500. 

Em 2002, foi entregue um papamóvel nos moldes já consagrados pelas versões da Classe G, mas agora baseado no ML 430.

O papa Francisco, no mesmo papamóvel trazido para o Rio de Janeiro, na Praça São Pedro, no Vaticano.


Confira os dados técnicos do G 500 Cabriolet, modelo base do papamóvel utilizado pelo Papa Francisco, no Brasil:

Motor
Número de cilindros / configuraçãoV8
Válvulas por cilindros4
Cilindrada5.461 cc
Potência285kW/ 6.000 rpm
Torque Máximo530Nm/2.800-4.800 rpm
TransmissãoAutomática de 7 velocidades
Capacidade de Tanque96 l
Aceleração 0-100 km/h5.9 s
Velocidade máxima210 km/h
Dimensões
Entre-eixos2.400 mm
Comprimento4.212 mm
Largura1.760 mm
Altura1.941 mm

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