Fiat Ideia Essence 1.6, um monobloco sem qualquer blindagem. |
O papamóvel chegou ao Rio num avião da FAB. |
O carro em que Francisco anda, de vidro aberto, pela Cidade Maravilhosa foi sua própria escolha pela origem italiana, não tem nenhum tipo de blindagem e custa a partir de R$ 45.370 a que preferiu, dada a sua simplicidade, ao Mercedes-Benz Classe M, blindado, que ficou em Roma.
Francisco no papamóvel Mercedes-Benz Classe G, sem nenhum tipo de blindagem, cercado pela multidão no Centro do Rio. |
Em 2002, a Mercedes-Benz preparou um Classe M para ficar à disposição do Santo Padre.
Essa versão especialmente desenvolvida também foi usada por seu sucessor, Bento XVI.
"Estamos muito satisfeitos pela confiança de Sua Santidade, o Papa Francisco, na segurança e conforto de nossos veículos e porque, ao fornecer o papamóvel, continuaremos a acompanhá-lo em suas viagens no futuro", afirmou dr. Dieter Zetsche, presidente do Conselho de Administração da Daimler AG e CEO da Mercedes-Benz Automóveis, após um encontro na Casa Santa Marta, hospedaria dos visitantes do Vaticano e atual residência do Papa. "Esta tradição é um grande motivo de orgulho para nós", confessou.
Um Mercedes para o Papa –
"Estamos muito satisfeitos pela confiança de Sua Santidade, o Papa Francisco, na segurança e conforto de nossos veículos e porque, ao fornecer o papamóvel, continuaremos a acompanhá-lo em suas viagens no futuro", afirmou dr. Dieter Zetsche, presidente do Conselho de Administração da Daimler AG e CEO da Mercedes-Benz Automóveis, após um encontro na Casa Santa Marta, hospedaria dos visitantes do Vaticano e atual residência do Papa. "Esta tradição é um grande motivo de orgulho para nós", confessou.
uma história de muitas décadas
Por muitos séculos, os papas usaram carruagens e liteiras em suas viagens, procissões e aparições públicas. Entre elas, destacava-se a Sedia Gestatoria, o trono papal móvel.
Por muitos séculos, os papas usaram carruagens e liteiras em suas viagens, procissões e aparições públicas. Entre elas, destacava-se a Sedia Gestatoria, o trono papal móvel.
Sua função era muito semelhante à dos modernos papamóveis, que tem o assento elevado: tornar o pontífice visível aos fiéis à distância, nas solenidades assistidas por grandes multidões.
Após a invenção do automóvel, em 1886, passaram-se várias décadas até que o Vaticano utilizasse um veículo motorizado para locomoção do papa. E por que não um Mercedes-Benz?
A pergunta foi feita em 1929 por Robert Katzenstein, o encarregado da publicidade da marca em Frankfurt, na Alemanha. Assim nasceu a ideia de criar uma limusine especial para o pontífice.
Na entrega, o Papa Pio XI não escondeu o prazer de seu passeio experimental no automóvel pelos jardins do Vaticano. "Uma obra-prima da engenharia moderna", declarou ao descer da limusine Pullman baseada no Mercedes-Benz Nürburg 460.
Na entrega, o Papa Pio XI não escondeu o prazer de seu passeio experimental no automóvel pelos jardins do Vaticano. "Uma obra-prima da engenharia moderna", declarou ao descer da limusine Pullman baseada no Mercedes-Benz Nürburg 460.
O elegante veículo com a estrela de três pontas sobre o capô foi entregue a ele por uma delegação da Daimler-Benz e entrou para a história como o primeiro automóvel a ser usado regularmente por um papa.
Era o início de um estreito relacionamento entre o Vaticano e a fabricante de Stuttgart.
Nas décadas seguintes, a Mercedes-Benz ofertou regularmente ao Vaticano automóveis amplamente modificados para uso papal.
Nas décadas seguintes, a Mercedes-Benz ofertou regularmente ao Vaticano automóveis amplamente modificados para uso papal.
Nos últimos anos, imagens na televisão e na imprensa tornaram universalmente conhecidos os papamóveis baseados em veículos off-road da Mercedes-Benz, das Classes G e M.
As muitas viagens de João Paulo II, especialmente, tornaram famosos esses veículos, pintados nas cores madrepérola e dourado e equipados com a característica cabine envidraçada.
Além deles, landaulets e limusines baseados na Classe S também participam das aparições públicas do pontífice.
O Mercedes-Benz Nürburg e os atuais carros papais, um Classe M e um Classe G com carrocerias especiais, são os marcos extremos da história dos automóveis da casa de Stuttgart especialmente fabricados para o Santo Padre.
O Mercedes-Benz Nürburg e os atuais carros papais, um Classe M e um Classe G com carrocerias especiais, são os marcos extremos da história dos automóveis da casa de Stuttgart especialmente fabricados para o Santo Padre.
O primeiro modelo moderno, após a Segunda Guerra Mundial, foi um Mercedes-Benz 300 D - o "Adenauer" -, entregue ao Papa João XXIII.
O modelo foi transformado num landaulet com plataforma estendida, com cobertura conversível de tecido no compartimento traseiro e rígida na dianteira.
Em 1965, uma delegação da fábrica entregou a Paulo VI uma versão landaulet do Mercedes-Benz 600 e, nos dois anos seguintes, três exemplares do 300 SL série 190.
Em 1965, uma delegação da fábrica entregou a Paulo VI uma versão landaulet do Mercedes-Benz 600 e, nos dois anos seguintes, três exemplares do 300 SL série 190.
Para a visita do Papa João Paulo II à Alemanha em 1980, a Mercedes-Benz criou o primeiro papamóvel com uma estrutura transparente baseado em modelo off-road, um Classe G modificado, que foi doado ao Vaticano em 1982.
Em 1985, a frota do Vaticano recebeu uma versão especial do Mercedes-Benz 500 SEL, seguida, em 1997, por uma versão landaulet com grande distância entre-eixos do S 500.
Em 2002, foi entregue um papamóvel nos moldes já consagrados pelas versões da Classe G, mas agora baseado no ML 430.
Confira os dados técnicos do G 500 Cabriolet, modelo base do papamóvel utilizado pelo Papa Francisco, no Brasil:
O papa Francisco, no mesmo papamóvel trazido para o Rio de Janeiro, na Praça São Pedro, no Vaticano. |
Motor | |
Número de cilindros / configuração | V8 |
Válvulas por cilindros | 4 |
Cilindrada | 5.461 cc |
Potência | 285kW/ 6.000 rpm |
Torque Máximo | 530Nm/2.800-4.800 rpm |
Transmissão | Automática de 7 velocidades |
Capacidade de Tanque | 96 l |
Aceleração 0-100 km/h | 5.9 s |
Velocidade máxima | 210 km/h |
Dimensões | |
Entre-eixos | 2.400 mm |
Comprimento | 4.212 mm |
Largura | 1.760 mm |
Altura | 1.941 mm |
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