Coluna Fernando Calmon
Nº 1.151 — 27/5/21
BRONCO SPORT PRECISARIA
DE VERSÃO MAIS EM CONTA
A chegada do Ford
Bronco Sport, vindo do México e por isso isento do imposto de importação,
colocou o tradicional comparativo de preços entre SUVs passível de curiosidades.
A versão Wildtrack única e completa do novo modelo sai por R$ 256.900. Já um
BMW X1, produzido no Brasil, custa R$ 256.950. Mas, apesar de quase
coincidência nos preços, as propostas são bastante diferentes, inclusive no porte
e desempenho fora de estrada.
Um concorrente mais próximo
em preço e características é o Land Rover Discovery Sport, produzido no Brasil
com motor a gasolina (há opção Diesel), em três versões entre R$ 293.950 e R$ 337.950.
O Bronco Sport realmente é rival à altura do ícone inglês do fora de estrada. O
modelo americano tem maiores ângulos de entrada e de saída. Ângulo central e
altura de imersão são iguais.
Em teste no campo de
provas da Ford em Tatuí (SP) todos os sete modos de tração (normal, eco,
esportivo, escorregadio, areia, lama/terra e rochoso) mostraram alto
desempenho. O Land Rover oferece cinco modos de gerenciamento de terreno, porém
não fiz comparativo direto.
O Bronco Sport tem
dois ganchos de reboque dianteiros (para cinta, manilha ou gancho aberto) e
mais um traseiro (desmontável). Versatilidade está entre os pontos altos: espaço
sob o terço direito do assento traseiro, bolsas com zíper atrás dos bancos
dianteiros, tampa traseira com iluminação regulável e abertura independente do
vidro. Porta-malas recebe prateleira divisora robusta (pode virar uma mesa) e
capacidade de 580 litros até teto. A fabricante não informou o volume padrão à
altura do encosto do banco traseiro. Estimo ser quase equivalente aos 454
litros do Discovery Sport de cinco lugares.
Tração 4x4 por
demanda inclui bloqueio do diferencial traseiro. O motor 2-litros turbo a
gasolina de 240 cv e 38 kgf.m garante respostas vigorosas. Câmbio automático
convencional é de oito marchas. Em piso asfaltado a carroceria inclina um pouco
(teto em dois níveis eleva o centro de gravidade), no entanto sem sustos. Há
nove airbags e pacote robusto de auxílio eletrônico como controle adaptativo de
cruzeiro com parada e arrancada automáticas, frenagem autônoma (detecta veículos
e pedestres) e sistema de alerta com centralização na faixa de rolamento.
Sistema de áudio
B&O é de primeira linha e central multimídia Sync 3 de 8 pol. conta com
navegador GPS. Inclui carregador de celular por indução, duas portas USB, duas
USB-C, duas de 12 V (console e porta-malas) e uma de 110 V também no
porta-malas. Há conectividade interativa com o celular para comandar
remotamente funções do veículo. Distância entre eixos de 2,67 metros oferece
bom espaço interno.
O estilo marcante
remete ao visual do primeiro Bronco lançado em 1966 nos EUA e produzido por 30
anos. O termo SUV, hoje transformado em lugar-comum, surgiu pela primeira vez
justamente com esse modelo.
Por sua faixa de preço não vai incomodar o Jeep Compass, em posição privilegiada no mercado de SUVs médios. Uma versão menos completa lhe daria mais competitividade.
ALTA RODA
AUDI RS E-TRON GT tem as mesmas qualidades dinâmicas e de
desempenho do Porsche Taycan Turbo S, já que dividem a mesma arquitetura. Até o
preço é semelhante (R$ 949.990), incluindo o exclusivo sistema elétrico de 800
V e recarregamento rápido das baterias. Em avaliação no autódromo Fazenda
Capuava, em Indaiatuba (SP), o sedã-cupê impressionou por suas respostas de
direção, suspensões e freios. Posição do volante quase vertical é típica de
Porsche. As linhas do Audi, porém, mais arrebatadoras.
MAIS FORTES os rumores de um modelo Jeep menor que o Renegade. Arquitetura é a CMP
(em inglês, Plataforma Modular Compacta), a mesma do Peugeot 208 fabricado na
Argentina e do novo C3, no Brasil. Provavelmente para produção em Porto Real
(RJ), onde existe grande capacidade ociosa. Ainda em relação ao Renegade, o
novo motor tricilindro GSE turbo flex de um litro só estreará em 2022. SUV
“light” com base no Argo terá a primazia deste motor, no próximo trimestre.
MODELOS nacionais que pararam de ser produzidos este ano formam uma lista inédita
na história. Ainda não se chegou ao fim do primeiro semestre e o 11º acaba de
desaparecer formalmente. Depois de quase 40 anos no mundo e 14 anos fabricado no
Brasil sai de cena o Mitsubishi Pajero Full. Outros 10 carros descontinuados em
2021: Etios hatch e sedã, EcoSport, Ka hatch e sedã, C3, Aircross, up!, Strada
(da geração anterior que conviveu seis meses com a atual) e Montana. Até 31 de
dezembro tem mais...
ESCASSEZ mundial de semicondutores pode se estender ao começo de 2022, segundo
estimativas de especialistas em cadeias produtivas. A recuperação das vendas de
veículos em ritmo bem mais forte que o esperado trouxe um problema de disputa
de chips com a indústria eletroeletrônica e também de outros setores. A fábrica
da GM em Gravataí (RS), por exemplo, ficará três meses sem produzir neste
primeiro semestre.
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