Nº 1.150 — 20/5/21
EM 2022: CIVIC PARA E
CITY HATCH SUBSTITUI FIT
Modelos que entram e
saem do mercado este ano é um cenário em constante mudança, conforme se cruzam
fontes e informações. Como já expliquei, as novas exigências para emissões
evaporativas dentro do programa Proconve PL 7 inviabilizam o investimento em modelos
mais antigos. Entretanto, há outras condicionantes a exemplo da dinâmica de
oferta de produtos e razões industriais para abrir espaço a versões mais
evoluídas.
A Honda para de
produzir Fit e Civic ao longo do próximo ano. Mas enquanto este sai de cena na
esteira de dificuldades para os sedãs, aquele será substituído pelo City hatch,
mas não em 2021. Primero vem o novo City sedã, no final do próximo semestre,
com objetivo também de atrair os fãs do Civic. O novo HR-V terá produção
iniciada no primeiro trimestre do próximo ano na fábrica de Itirapina (SP). WR-V
continuará em linha e deverá mudar em 2023.
Hyundai ix35, versão defasada
do Tucson, será descontinuado em 2022.
Outros que resistirão
no mercado no próximo ano são os Onix Joy e Joy Plus. A nova picape
intermediária só chega em 2023, produzida na fábrica de São Caetano do Sul
(SP).
Fiat continuará a
produzir em Betim (MG) o furgão Fiorino e este receberá atualização em 2022. A
oferta dos chamados CDV (sigla em inglês para Furgões Derivados de Carros) está
restrita hoje ao modelo italiano e ao Peugeot Partner.
Agora em setembro a picape média Peugeot Landtrek começa a ser vendida na Argentina e há chance de lançamento no Brasil até o fim deste ano ou começo de 2022.
II Década Mundial de Ações de Segurança no Trânsito
Maio Amarelo é uma
tradição que se consolida ano a ano em prol de reduzir acidentes e mortes no
trânsito. A nova iniciativa da ONU lança um desafio a se repetir em cada país:
entre 2021 e 2030 diminuir em 50% aqueles índices. Segundo o consultor em
programas de segurança no trânsito, J. Pedro Correa, as ações sugeridas desta
segunda década ainda estão em nível de rascunho. Ele destaca três entre vários tópicos:
coordenação, estatísticas e transparência.
“Qual é a
instituição brasileira com lastro suficiente, boa estrutura e capacidade de
levar adiante esta grande missão? De pronto, o único nome que consigo imaginar
é o do Denatran. Afinal, trata-se do líder do Sistema Nacional de Trânsito, faz
parte do Ministério da Infraestrutura, mas dispõe de equipe reduzida e
possivelmente não tenha previsto o orçamento adequado para a década”, afirma.
O Instituto Mobih, fundado em São Paulo em 2017, lembra que
o movimento nas grandes cidades caiu em todo o mundo em razão da pandemia da
covid-19. Porém, neste Maio Amarelo o instituto e o Lots Group alertam: preservar vidas é o único movimento que não
pode parar. O grupo brasileiro Tecnowise também apoia a iniciativa.
ALTA RODA
DESORGANIZAÇÃO do mercado em 2021 com a paralisação de
fábricas no Brasil de forma não homogênea, atingindo mais alguns modelos do que
outros, vem levando a uma clara distorção. Um exemplo é o crescimento acelerado
da participação de SUVs nas estatísticas. Isso não se sustenta. Embora estes
modelos estejam em ascensão, só quando a produção se normalizar será possível
fazer análises mais precisas. Possivelmente só em 2022.
MODELO de alto valor agregado, o Land Rover Range Rover Evoque voltará a ser
produzido na fábrica do Grupo JLR, em Itatiaia (RJ), no último trimestre deste
ano, ao lado do Discovery Sport. O Evoque esteve em produção no Brasil entre
2016 e 2019. Apesar de baixo conteúdo local, a desvalorização do real assegura agora
competividade à marca inglesa na montagem local. Os dois SUVs oferecem motores
turbo flex.
RENAULT STEPWAY responde hoje por
20% das vendas do Sandero, embora a marca francesa o tenha posicionado como
modelo independente. A versão automática, com câmbio CVT de seis marchas, tira
algum fôlego do modelo, mais sentido na estrada com carga total. O vão livre do
solo reduziu-se de 18,5 para 14,5 cm em razão do câmbio, porém o visual não se
alterou em relação ao câmbio manual, embora exija mais cuidados ao passar por
lombadas ou valetas. Bancos estão mais confortáveis. Direção eletro-hidráulica
é mais pesada que uma puramente elétrica.
PRIMEIRO carro 100% elétrico da Volvo, o XC40 Recharge chega em setembro por R$
389.950 (preço de hoje a corrigir no lançamento). Os dois motores, um em cada
eixo, totalizam 408 cv e 67,3 kgfm. Bateria de 75 kWh permite alcance de até
418 km, segundo a fabricante. No entanto, em velocidades mais altas em estrada
dificilmente essa distância será alcançada. Carregador de parede e instalação
estão incluídos no preço acima apenas para primeiras 300 unidades vendidas.
BASF acaba de desenvolver tecnologia de tintas que evitam bloqueios ou mau
funcionamento dos sensores lidar. Estes são fundamentais para os autônomos ao medir
com grande exatidão a distância entre veículos.
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