Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sexta-feira, 14 de maio de 2021

Ecovagas e Stellantis firmam parceira para ampliar rede de recarga de veículos de propulsão elétrica. · O projeto Ecovagas, uma iniciativa entre a Estapar e a Enel X, amplia a oferta de serviços aos consumidores e reforça compromisso com mobilidade elétrica no Brasil. · A parceria é parte do conjunto de iniciativas da Stellantis para preparar um ecossistema de mobilidade elétrica. · Os clientes da Stellantis poderão recarregar seus veículos elétricos nos estacionamentos da Estapar sem custos. · Enel X fornecerá a tecnologia de recarga que provê 80% da carga da bateria em aproximadamente três horas

O projeto Ecovagas, uma iniciativa idealizada entre a Estapar, a maior rede de estacionamentos do País, e a Enel X, empresa de soluções energéticas da Enel Brasil, anuncia a chegada do Grupo Stellantis como o mais novo parceiro da primeira rede de recarga semipública para veículos híbridos e elétricos do País. A empresa disponibilizará os serviços em 200 pontos de recarga aos clientes dos futuros veículos elétricos Stellantis, que começam a chegar ao mercado brasileiro no segundo semestre do ano, com os modelos novo Peugeot 208 e-GT e Fiat 500e, além de outros modelos elétricos de marcas da Stellantis.

A Ecovagas é a empresa responsável pela gestão da maior rede semipública integrada em pontos premium de estacionamentos da Estapar nas regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Distrito Federal. Os equipamentos instalados trazem a tecnologia da Enel X e fornecem um carregamento inteligente, abastecendo 80% da bateria de um veículo elétrico em aproximadamente 3 horas.

“Temos um conceito de transformar nossos estacionamentos em hubs de mobilidade e com a Ecovagas temos a oportunidade de investir em novos negócios com foco na eletromobilidade. Queremos criar um ecossistema escalável e que apoie e fortaleça a infraestrutura do mercado automotivo para mobilidade elétrica, oferecendo aos nossos clientes e parceiros o que há de mais moderno e tecnológico dentro do setor”, afirma André Iasi, CEO da Estapar, controladora da Ecovagas.

Para a Stellantis, ingressar nesse projeto junto à Ecovagas é um passo importante para sua estratégia de eletrificação, preparando-se para a chegada de seus futuros modelos híbridos e elétricos com investimentos focados na ampliação da rede de eletropostos para uso de seus clientes. “Essa parceria faz parte de um conjunto de iniciativas da Stellantis para a preparação de um ecossistema de mobilidade elétrica antes mesmo dos veículos serem comercializados”, explica Breno Kamei, responsável pelos Programas e Planejamento de Produtos para a América do Sul da Stellantis.

Com o potencial crescimento do ecossistema, a expectativa é de que novos pontos de recarga sejam instalados ainda este ano, cobrindo mais regiões e locais premium de alta demanda, somando-se às 200 Ecovagas iniciais já em instalação neste primeiro semestre. O foco das instalações será nos estacionamentos premium administrados pela Estapar em shoppings centers, aeroportos, hospitais, arenas, prédios comerciais e instituições de ensino, além de possíveis novos locais, inclusive fora das operações da Estapar. Na primeira fase, as estações de recargas estão sendo instaladas em 23 cidades em 10 estados, como São Paulo (SP), Guarulhos (SP), Barueri (SP), Rio de Janeiro, Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Aracaju (SE), Recife (PE), Salvador (BA), Brasília (DF), Campinas (SP) e Fortaleza (CE).



“O ingresso da Stellantis no projeto Ecovagas está em linha com os esforços da Enel X de contribuir para a construção de um ecossistema da mobilidade elétrica no Brasil, fomentando a expansão da infraestrutura de recarga para veículos elétricos. Com este projeto, a Enel X traz ao Brasil a experiência de um grupo que opera mais de 175 mil pontos de carregamento na Europa, Estados Unidos e Ásia, oferecendo a melhor tecnologia e mais comodidade para os usuários em mobilidade elétrica”, diz o responsável pela Enel X no Brasil, Francisco Scroffa.

 Os pontos de recarga estão disponíveis para uso de todos os veículos eletrificados com plug padrão americano, tipo 2, amplamente utilizado no mercado brasileiro – algumas montadoras oferecem adaptadores para outros conectores. Aos clientes das empresas conveniadas, a rede Ecovagas oferece o serviço de carregamento dos veículos elétricos sem qualquer custo adicional na tarifa de estacionamento do local.

Para a Stellantis, a eletrificação é uma iniciativa importante para uma mobilidade sustentável e para maior eficiência energética. Globalmente, o grupo já possui 29 modelos eletrificados disponíveis e a perspectiva é introduzir outros dez veículos até o fim do ano. Criando todo o ecossistema para a chegada dos veículos eletrificados, a companhia possui o programa e-Moblity, uma solução integrada global e nacional, para desenvolver e fomentar inovações alinhadas a eletrificação e infraestrutura necessária para a utilização inteligente desta tecnologia. O e-Mobility visa promover a mobilidade elétrica e sustentável no país, por meio de ações e parcerias através de soluções integradas com foco na melhoria da experiência do consumidor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.