Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

terça-feira, 4 de maio de 2021

Um novo paraíso tropical sendo descoberto no Brasil. Não é segredo para ninguém que as praias brasileiras são alvo de admiração e desejo de diversos estrangeiros que desejam conhecer o país. Porém, um novo paraíso surge como o investimento dos sonhos de quem está lá fora e está localizado em Santa Catarina: O Balneário Gaivota




Sol, calor e praia. Cenário que os brasileiros já estão tão acostumados a admirar e desfrutar em qualquer época do ano, e, ao mesmo tempo, objeto de admiração dos estrangeiros que se encantam pelo Brasil. Afinal, todo mundo sabe o quanto as praias daqui são sempre destacadas por suas belezas e encantos, e por isso recebem milhares de visitantes anualmente, sendo um dos principais incentivadores para o crescimento da economia nacional.

Quando se fala em praias, é comum se lembrar daquelas localizadas no Rio de Janeiro ou no nordeste brasileiro. Só que mais ao sul, mais precisamente no estado de Santa Catarina, está o principal alvo de quem está longe do país, mas deseja ter uma propriedade por aqui: a cidade de Balneário Gaivota.

Segundo o corretor da Litoral Imóveis, Dani Sartor, o território onde hoje está localizado Balneário Gaivota vem de sua co-irmã Sombrio, onde ambas tiveram como primeiros habitantes os índios Carijós. “Estes, eram de naturezas dóceis, sempre tiveram um bom relacionamento com os visitantes oriundos de Buenos Aires, que era, até então, colônia Espanhola. Anos depois, os colonizadores portugueses chegaram por aqui e, por volta de 1830, compraram as chamadas ‘sesmarias’, iniciando então a colonização. Por ter uma grande faixa litorânea, a economia da região se desenvolveu com a exploração da pesca e do lazer”, conta.

Finalmente, há pouco mais de 30 anos, mais precisamente no dia 30 de agosto de 1990, foi promulgada a lei nº 770, que criou o distrito de Balneário Gaivota. “A partir daí, a população desejou a emancipação, que veio a ser aprovada em 29 de dezembro de 1995. No ano seguinte, o censo do IBGE apontou uma população de 4.344 habitantes no município. Atualmente, o número estimado em 2018 foi de 10.692.”, destaca o corretor.

Hoje, além de receber muitos visitantes durante a temporada de verão, Dani Sartor lembra que a cidade tem investido em moradia e trabalho para seus habitantes. E com o advento das redes sociais, cada vez mais brasileiros de fora ou estrangeiros estão buscando investimentos na região: “Pessoal está procurando muitos imóveis por aqui para fazer investimentos. Dependendo do lugar, fazem pousadas ou casa, ou então compram terrenos e deixam para construir posteriormente. A vantagem daqui é que é uma praia nova, descoberta pelo público de uns cinco anos para cá”.

Antigamente as pessoas passavam por aqui e seguiam para Florianópolis, Camboruí, e outras praias mais conhecidas, mas acontece que lá valorizou demais. Por isso, com a questão da pandemia, as pessoas procuraram lugares menos povoados e com preço mais acessível. Para se ter ideia, aqui é possível encontrar terrenos há uma quadra do mar por R$ 40 mil, e nas outras praias já consagradas é impossível encontrar qualquer imóvel por este valor”, analisa o corretor.

Localizada entre Florianópolis e Porto Alegre, a cidade começou a fazer sucesso nas redes sociais, o que despertou a atenção de brasileiros que moram fora: “Muitos deles estão nos Estados Unidos e em Portugal. Eles procuram os imóveis via internet e por meio de uma procuração e um representante, acabam comprando os imóveis por aqui. O fato é que o pessoal acabou descobrindo aqui e pretende investir na região comprando estes imóveis”, destaca.

Quem acabou comprando também um terreno por lá foi a paisagista Sophia Utnick. Empresária brasileira de sucesso nos Estados Unidos, ela mantém negócios em Nova York e Miami, e agora decidiu investir também na praia catarinense: “Vi o anúncio na internet e fiquei sabendo de várias pessoas por aqui que também resolveram comprar imóveis por lá e ficaram muito satisfeitas. Aliás, todo investimento em imóveis é bem-vindo, pois Balneário Gaivota é um lugar que está em franco crescimento e tende a receber cada vez mais turistas nos próximos anos. Por isso creio que posso investir em negócios por lá com a garantia de será algo muito proveitoso. Além de permitir o crescimento econômico daquele lugar, me satisfaz também saber que ali há tantos aspectos positivos que fiquei surpresa pelo valor acessível da compra e por todo o potencial que ali oferece para quem, como eu, deseja fazer investimentos”, conta.

Outro fator que despertou a atenção da empresária pela região de Balneário Gaivota foi o suporte recebido durante a compra pelo corretor Dani Sartor. “Ele foi atencioso e profissional desde o início das negociações, pois soube entender que mesmo eu estando longe poderia fazer um bom negócio. Para isso, ele agiu de uma forma tão ética, me detalhando tudo sobre a região, os valores, os empreendimentos que já existem lá, as formas de pagamento das taxas municipais, enfim, ele soube me fornecer todas as condições que me deram uma confiança plena em seu trabalho”, ressalta.

O resultado desta negociação pode ser observado com o reconhecimento do corretor como uma pessoa de confiança para novos projetos de Sophia. “Por manter diversas atividades no Brasil, preciso de pessoas de confiança para me ajudarem na administração dos meus negócios e intermediarem as situações que preciso resolver por aí. O fato do Dani ser uma pessoa competente e saber fazer bem o seu trabalho me encantou de tal modo que o escolhi para ser a pessoa de confiança para cuidar das minhas transações imobiliárias”, salienta.

Localizada entre Florianópolis e Porto Alegre, o corretor lembra que atualmente o grande número de compradores na região é formado por gaúchos: “Eles desejam uma praia mais quente e que esteja perto deles ao mesmo tempo, por isso estão cada vez mais apostando em Gaivota, o que tem trazido muitos benefícios para a região”, completa. Município de Balneário Gaivota – Santa Catarina, 88955-000 – Brasil.

Texto: Fabiano de Abreu

Edição: Gutemberg Bogéa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.