Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

segunda-feira, 17 de maio de 2021

Curitiba ganha Memorial Paranista e Jardim de Esculturas




O local recém-inaugurado no Parque São Lourenço, na capital paranaense, apresenta réplicas ampliadas de exemplares do artista plástico paranaense e precursor do Paranismo João Turin. 


O novo espaço cultural exibe 100 obras entre esculturas, bustos e baixos-relevos do artista que, de acordo com o Movimento Paranista, exaltam o índio (para Turin, o verdadeiro dono da terra) e os elementos naturais característicos do Estado.




A diretora da extinta Casa João Turin por 23 anos, a sobrinha Elisabete Turin enaltece o espaço dedicado ao tio. “Peças que poderiam ter se perdido, porque eram de gesso, foram fundidas em bronze e tiveram o destino adequado. Agora poderão ser apreciadas pelo público em geral e pelos estudantes. Agradeço de coração ao prefeito, que sempre demonstrou que ama a memória”, disse.




O acervo

É formado por 78 obras doadas ao Estado do Paraná pela Família Lago (detentora dos direitos autorais de João Turin) e por sua vez cedidas em comodato para o município de Curitiba; 12 obras adquiridas pela prefeitura junto aos detentores dos direitos autorais do artista; 3 obras doadas para o município pela Canal Marketing Associados Ltda, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, com o apoio da Copel; 3 obras cedidas em comodato pela Família Lago, e 4 obras que já pertenciam ao acervo da Fundação Cultural de Curitiba.

Espaço Inteligente

Concebido para ser mais um espaço inteligente e acessível da cidade, o novo Memorial Paranista dotou suas 100 obras de arte de identificação por QR Code (o código lido pelas câmeras dos smartphones) e Braille (sistema de escrita para cegos). O objetivo é que o público tenha autonomia para informar sobre os trabalhos do escultor João Turin que estão expostos no espaço.


Além disso, em breve, os visitantes que não podem ver ou têm baixa visão também contarão com um audioguia. O recurso oferecerá a descrição detalhada e individualizada dos diversos ambientes do Memorial e dos trabalhos artísticos instalados em cada um deles.





Visitas agendadas


O público poderá realizar o agendamento para visitação gratuita no site do Memorial Paranista (limitadas em razão das medidas de prevenção de covid-19). 
As visitas acontecem de hora em hora: de terça a sexta-feira, às 10h, 11h, 12h, 14h, 15h, 16h e 17h; e aos sábados, além desses horários, também às 13h.

Uma pessoa pode agendar para no máximo quatro visitantes e cada visita comporta 50 pessoas, sendo 30 vagas reservadas para agendamentos individuais e 20 vagas para grupos turísticos ou escolares.

Além das salas de exposição e da Capela Paranista, o local conta com uma
 unidade da loja #CuritibaSuaLinda, o Liceu de Artes e o Ateliê de Esculturas. 



Saiba mais:
Conheça quem foi João Turim:

https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/joao-turin-idealizador-e-expoente-do-paranismo/58949
Símbolos do movimento Paranista:

https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/pinheiro-pinhao-erva-mate-onca-e-gralha-azul-sao-simbolos-do-movimento-paranista/58948

Portal do Memorial:
https://www.curitiba.pr.gov.br/memorialparanista
Loja #CuritibaSuaLinda:

https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/memorial-paranista-ganha-sexta-loja-da-rede-curitibasualinda/58947

Vídeo do Memorial Paranista
https://www.curitiba.pr.gov.br/busca/?filtro=5&inicio=01-01-2017&final=17-05-2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.