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sábado, 24 de novembro de 2012

FORD FIRMA PARCERIA COM A GE PARA O AVANÇO DOS CARROS ELÉTRICOS, NOS ESTADOS UNIDOS. NO BRASIL, OS GOVERNOS ESTADUAIS E FEDERAL - QUE JÁ DEVIA TER ISENTADO DO IPI OS CARROS ELÉTRICOS - AINDA NÃO DEFINIRAM UM INCENTIVO ÚNICO PARA ESSES VEÍCULOS QUE NÃO POLUEM O AR. ALGUNS ESTADOS JÁ OS ISENTAM DE IPVA - VEJA A LISTA

O econômico e confortável novo Fusion Hibrid, está à venda no Brasil, e foi mostrado pela Ford no Salão do Automóvel de São Paulo.
A Ford acredita que o aumento do preço dos combustíveis continuará a impulsionar a procura por veículos mais eficientes. Até o final do ano, a marca vai oferecer no mercado norte-americano oito veículos capazes de rodar 17 km por litro ou mais, incluindo o Fusion Hybrid, o Fusion Energi plug-in, o C-MAX Hybrid, o C-MAX Energi plug-in, o Focus Electric e o Lincoln MKZ Hybrid.



Como parte dessa estratégia, a Ford firmou uma parceria com a GE para o desenvolvimento de soluções de infraestrutura para veículos elétricos. 


O acordo inclui o fornecimento de 2.000 C-MAX Energi para a GE nos Estados Unidos, a maior venda de veículos híbridos elétricos já realizada pela Ford para frotistas.



O novo Ford C-MAX Energi é o híbrido plug-in mais econômico da América, com consumo equivalente de 46 km/l na cidade e consumo combinado de 42,5 km/l. 



Ao lado do C-MAX Hybrid, o utilitário híbrido mais econômico da América, com consumo de 20 km/l, ele compõe a primeira linha exclusiva de veículos híbridos da Ford.

Sustentabilidade
A compra de 2.000 Ford C-MAX Energi é mais um passo da GE dentro do plano de converter metade da sua frota global para veículos com energias alternativas. 


A sua frota agora soma mais de 5.000 veículos com energias alternativas, com a meta de chegar a 25.000.

Ford Focus Eletric 
Pesquisa de hábitos
As duas empresas também vão trabalhar com pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Georgia para estudar os hábitos de direção e recarga dos empregados da GE e aprimorar o desempenho dos veículos elétricos. 



Motor do Ford Focus Eletric 
Eles vão utilizar o aplicativo MyFord Mobile da Ford, que permite o acompanhamento em tempo real do estado de carga da bateria e do valor da tarifa de eletricidade, escolhendo automaticamente os horários em que a energia é mais barata.

"Conhecer os hábitos de direção e recarga é essencial para o desenvolvimento dos veículos e da infraestrutura de abastecimento", diz Bert Bras, professor do laboratório de Design e Manufatura Sustentável do Instituto de Tecnologia da Georgia. 



Cok pit do Ford Focus Eletric 

Carros elétricos no Brasil 
ainda sem uma política nacional 
O Brasil não tem uma política unificada de incentivo ao uso dos carros elétricos e o governo, nitidamente, não vem dando a necessária importância ao assunto, quando já devia ter suprimido dos veículos elétricos o IPI.

Somente em sete estados do Nordeste e, no Sul, apenas no Rio Grande do Sul, os veículos movidos a motores elétricos (ou de força motriz elétrica) são isentos do IPVA:

Ceará (Lei 12.023 - art. 4, IX - veículos movidos a motor elétrico);

Maranhão (Lei 5.594 - art. 9, XI - veículos movidos a força motiz elétrica);

Pernambuco (Lei 10.849 - art. 5, XI - veículo movido a motor elétrico);

Piauí (Lei 4.548 - art. 5, VII - veículo movido a motor elétrico).

Rio Grande do Norte (Lei 6.967 - art. 8, XI - veículos movidos a motor elétrico);

Rio Grande do Sul (Lei 8.115 - art. 4, II - ... de força motriz elétrica);

Sergipe (Lei 3.287 - art. 4, XI - veículos movidos a motor elétrico).


Para abastecer o Ford Focus Eletric basta ligá-lo a uma tomada de energia.


Em outros quatro estados, entre eles, os mais populosos do País, os  veículos elétricos têm, apenas, alíquota do IPVA diferenciada:

Mato Grosso do Sul (Lei 1.810 - O art. 153 prevê a possibilidade do Poder Executivo reduzir em até 70% o IPVA de veículo acionado a eletricidade).

Rio de Janeiro (Lei 2.877 - O inciso IV do art. 10 estabelece a alíquota de 1% para veículos que utilizem energia elétrica, alíquota essa 75% inferior à dos automáveis a gasolina).

São Paulo (Lei 6.606 - O inciso III do art. 7 estabelece a alíquota de 3% para automóveis de passeio, de esporte, de corrida e camionetas de uso misto movidos a eletricidade, alíquota essa 25% inferior a dos automóveis a gasolina)

A Associação Brasileira de Veículos Elétricos defende a extensão da isenção do IPVA para veículos elétricos aos Estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins e também ao Distrito Federal.

Rodízio de placas em São Paulo 
não exclui os carros elétricos 
As proibições e limitações instituídas pelo Programa de Restrição à Circulação de Veículos Automotores na Região Metropolitana da Grande São Paulo (rodízio de veículos) não se aplicam a veículos elétricos (inciso X do Art. 2 da Lei Estadual no 9.690 de 2 de junho de 1997 e inciso I do Art. 4 do Decreto Estadual 41.858 de 12 de junho de 1997).

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