Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sábado, 17 de novembro de 2012

AVALIADO PELO BLOG, O AUDI A1 MOSTROU-SE UM CARRO DE ALTO DESEMPENHO, MAS EXTREMAMENTE ECONÔMICO, CONFORTÁVEL, MUITO SEGURO E SILENCIOSO. O PODEROSO MOTOR DE 125 CV É MUITO ÁGIL NA CIDADE E EFICIENTE NA ESTRADA. O A1 CUSTA ENTRE R$ 85.900 E R$ 89.900, COM UMA VERSÃO SPORT DE 185 CV, POR R$ 109.900


O A1 testado tem 11.767 km e cumpriu o programa Natal - Rio de Janeiro, promovido pela Audi e a Petrobras e está em perfeitas condições.
Ser jornalista especializado do setor automotivo tem coisas muito interessantes, como poder testar os modelos das diversas marcas, o pior é quando o carro avaliado deixa saudades e na hora da devolução a gente fica com aquele sabor de quero mais. 

As lanternas são elegantes e tornam a traseira do A1 mais elegante.
Esta tarde, ao entregar na concessionária Audi Rio, na Barra da Tijuca, o A1 que usei nos últimos oito dias e que chamou a atenção por onde passou, a primeira pergunta do gerente, Adriano, foi: E aí, gostou? Lembrei-me logo do filme “E aí, comeu?“ A resposta saiu célere: “Gostei muito.“ 



O A1, em seus menos de 3,95 m de comprimento (é um pouco maior que os concorrentes da categoria), 1,74 m de largura 1,42 m de altura, alia conforto e silêncio a bordo, botões de controle de fácil acesso, elevando a dirigibilidade, segurança, alto desempenho e economia.


Teto-solar dá um ar mais esportivo ao A1.
O baixo consumo de gasolina chega a admirar. Na estrada a uma velocidade média de 100/110 km/h, o computador de bordo registrou 18/19 km/l e na cidade nunca fez menos de 11 km/l, sempre com ar condicionado ligado, nos 285 km rodados e em diversos momentos em ritmo de teste.

A Audi classifica o A1 como um carro “predominantemente urbano“ pela agilidade com que se move no trânsito, mas, tomo a liberdade para considerá-lo um excelente carro de estrada, principalmente, pelo conforto beneficiado sem dúvida pela excelente distância entre os eixos: 2,47m.



Essa distância garante conforto aos dois ocupantes do banco traseiro que têm espaço suficiente para as pernas, sem que os joelhos toquem no banco da frente. Outro detalhe é o espaço oferecido no porta-malas, de 267 litros, que com o banco traseiro rebatido acomoda 927 l.

O porta-malas do A1 com os banco traseiro rebatido recebe cerca de mil litros de bagagem

Tenho de ressaltar o cuidado da Audi com a segurança dos passageiros. A carroceria, possui alta rigidez torcional, pesa apenas 221 quilos, mas oferece proteção de alto nível aos ocupantes, elevada pelos airbags frontais, laterais e cortinas de proteção para a cabeça.

O coeficiente de arrasto do Audi A1 é de 0,32, o que coloca o “pequeno“ entre os carros mais aerodinâmicos de sua categoria. Tenho de ressaltar o excelente nível acústico do carro. A Audi usou um isolamento especial que assegura a audição do som, límpido, sem interferência.



Antes de “falar“ no incrível motor, tenho de dizer que achei o painel de extremo bom gosto. Lembra a asa de um avião com quatro entradas circulares e móveis de ar, representando as turbinas, e que, ao contrário de muitos modelos, o ar gelado não fica direto na cara do motorista e do carona.

O retrovisor, esquerdo, capta o reflexo da saída de ar e atrapalha a visão.
Tenho, porém, um reparo a fazer – a que não sei se a Audi vai dar bola: a cor prateada das saídas de ar laterais, principalmente, a do lado do motorista, refletem no espelho e impede uma visão límpida do retrovisor. A solução seria usar uma tinta fosca na pintura das saídas de ar do painel.

A marca do reflexo da saída de ar também atrapalhando a visão no retrovisor direito
O A1 possui uma decoração interna que mescla luxo com sobriedade e tornam o A1 um membro incontestável da classe Premium. Usa cores modernas, e uma bem cuidada iluminação ambiente que previu iluminação de LED, de maquiagem, leitura, nas portas e para os pés. 

O som é de ótima qualidade espalhado por diversos alto-falantes e os sistemas multimídia e de informação vêm diretamente da categoria mais luxuosa. A navegação Plus MMI tem display colorido de 6,5 polegadas que emerge do painel para controle da unidade.

Finalmente, o motor
O motor do A1 é um 1.4 TFSI de 122 cv de potência de torque máximo de 200 Nm, disponível continuamente entre 1.500 e 4.000 rpm. Um turbocharger com intercooler pressuriza o motor de 1.390 cm3 e quatro válvulas por cilindro. A transmissão é de sete velocidades S-Tronic.

A velocidade máxima do A1 é de 200 km/h e o carro acelera de 0 a 100 km/hora em 9,1 segundos, mas, uma pisada direta no acelerador, no arranque, mostra o poder do motor 1.4 TFSI, colando suas costas no banco, desempenho que tem a ver com o peso do carro de 1.045 kg.

O consumo médio de combustível do A1 equipado com câmbio S Tronic é de apenas 20 km/litro. O motor usa tecnologia que recupera e armazena na bateria a energia gerada nas frenagens. Quando o carro acelera novamente, a energia retorna ao sistema elétrico, aliviando a carga do gerador.

Estabilidade perfeita 


A suspensão dianteira McPherson com construção triangular e a direção eletrohidráulica de pinhão e cremalheira, mais eficiente que o sistema hidráulico, oferecem respostas rápidas e precisas ao volante. O A1 tem sistema eletrônico de estabilização ESP, que inclui um bloqueio eletrônico do diferencial.


Outro sistema moderno é o start-stop que desliga o motor quando o carro está em repouso, por exemplo, parado num sinal. O equipamento harmoniza-se perfeitamente com o câmbio S-Tronic de sete velocidades, com tecnologia esportiva e sistema de dupla embreagem.

As trocas de marcha, no A1 são feitas em centésimos de segundo, sem qualquer interrupção perceptível de potência, de maneira suave e muito confortável. O controle pode ser feito pela alavanca ou, opcionalmente, através de paddles (borboletas) no volante. 


Os faróis de xénon são decorados com a iluminação de LED diurna, que contribui para a diminuição de acidentes, que é ligada junto com a ignição

Outros equipamentos são os faróis de xênon plus com luzes diurnas em LED, lanternas também com LEDs, sensor de chuva e luz, teto solar panorâmico, tecla start-stop para ligar o carro com a chave no bolso, sistema de alarme.

O conjunto de instrumentos, volante e painel é de extrema versatilidade.

Os retrovisores do Audi A1 são aquecidos e rebatíveis, e o carro ainda vem com piloto automático, sistema de ar-condicionado automático, volante esportivo em couro, entre outros. 

Alto-falante à direita é decorado por luz de LED que ilumina a área dos pés do carona e do motorista
Os preços: motor de 125 cv: versão de duas portas, R$ 85.900 e de quatro portas, R$ 89.900. O A1 Sport, de 185 cv, R$ 109.900. A garantia é de dois anos, com prorrogação por mais dois anos.


4 comentários:

  1. Esportivo e sofisticado. De fato, um pequeno notável. Ele é a cara do Rio tanto para dias ensolarados como para dias nublados. O que não menos me chamou a atenção foi a garantia estendida de 04 anos. Observem, que a Jac Motors oferece garantia estendida de 06 anos. Uma concorrente de pesa, porém, nova no nosso mercado. O que causa certa desconfiança para futuros compradores. Assim sendo, a Audi sustenta sua diferenciação, credibilidade, confiança e fidelização de seus clientes. Afinal, hoje em dia, ninguém permanece com um carro por 06 anos. As novidades surgem a cada ano. Jogada de mestre, sem dúvidas. Pra mim, um carro compacto, elegante e charmoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marta Pinheiro, seu comentário é perfeito e de quem ficou apaixonada pelo A1. Obrigado pela participação.

      Excluir
  2. Caro Arnaldo Moreira, parabéns pela matéria! Acabei de comprar um... Tinha um New Beetle 2008 e com muito trabalho consegui comprar meu primeiro Audi...Só que 2011 e modelo A1... Gostaria da sua orientação, como meu carro é 2011 e o Sr. mencionou que a garantia é de 2 anos, prorrogável por mais 2 anos, o que faço para prorrogar a minha? Qual o valor? Posso pedir esta prorrogação na Audi mediante o pagamento?
    Aguardo orientações.
    Email: bruno.alessandro@hotmail.com

    ResponderExcluir

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.