Os importantes do Salão
500 veículos expostos, lançamentos, carros
de sonho, conceitos futuristas, coisas etéreas e outras reais, palpáveis.
A nós, brasileiros em desenvolvimento,
rótulo para quem não consegue furar a barreira para o patamar de reconhecimento
econômico-social-institucional-jurídico, interesse maior é o a ser produzido
aqui, provocando a cadeia produtiva.
Do cara que vende dose de cachaça no
boteco nas beiradas dos pátios de carregamento dos carros novos, ao Detran de
hipotética Santana de Deus me Livre, que cobrará para emitir documentos e um
café para colocar a placa no cintilante Zero Km.
Produzir automóvel move 10x o
número de empregos diretos nas fábricas, é o bem mais taxado e impostado do
país, e por maior tempo, uma alegria para os administradores públicos.
O que
vem por aí Ford
Fiesta Sedan
– Surpresa no Salão, novas linhas fluidas, grade com a nova assinatura da
marca, de barras cromadas horizontais, inspiradas no Fusion, conceito aspirado
aos Aston-Martin. Motor Sigma brasileiro, inicialmente importado do México e,
em, abril 2013, em São Bernardo do Campo, SP
Mitsubishis – No projeto de ampliar
mercado através de produtos novos, a MMC, montando Mitsubishis, em Catalão, Go,
fará o crossover ASX, a partir de
junho de 2013, e, informa Robert Rittcher, presidente da montadora, entrará no
segmento de automóveis, com o festejado Lancer, ao início de 2014.
Lancer. Quem diria, a Mitsubishi fará sedã no Brasil |
Celer – É a reformulação
do prometido Fullwind exposto no Salão passado. Revisto pela casa italiana
Torino Design está sendo importado para fazer massa crítica aos concessionários
da marca Chery. Será produzido em Jacareí, SP, ao final de 2014. Completo, ar,
direção, abs, duas almofadas de ar, travas e vidros elétricos. Motorização
atualizada, 1.5, trabalho de flex pela MagnetiMarelli, e com etanol faz 116 cv
e 14 kgmf de torque. Em hatch e sedã
3 volumes. Este, em dezembro em torno de R$ 35 mil. Janeiro, R$ 38 mil.
Concorrerá com Chevrolet Cobalt, Renault Logan, Nissan Versa.
JAC 2 – Mesma política da
Chery, vender unidades importadas para fazer frota circulante, a JAC iniciará
vender o J 2 em dezembro, logo após iniciar sua fábrica. Automovinho interessante,
com pequeno motor de 1.4 com comandos variáveis, faz atrevidos 108 cv, o mais
potente da categoria, capaz de acelerar como gente maior, da imobilidade aos
100 km/h em 10s. Produção segundo semestre de 2014.
JAC 2 – fim de 2014 em Camaçari, Ba. |
Conceitos
Três dos conceitos expostos se tornarão
realidade.
O Jipe Troller,
agora com visão Ford, aparecerá no 1º. Semestre de 2013. Conceitualmente
atualizado, com certa lembrança estilística do catarinense TAC, tem assinatura
de design brasileiro da Ford, meio
termo entre a galhada ao vento e as sólidas raízes de empresa secular. É um bom
produto mas, inexplicavelmente, contido em território nacional. Diz a Ford, sem
capacidade industrial para exportar.
Taigun. Vamos combinar que
o peso que a Volkswagen deu ao Salão, trazendo 150 jornalistas, diretores de
todas suas empresas, foi para informar pretensões: re assumir a liderança. Aos
europeus, asiáticos e norte-americanos, é surpresa a exceção mundial de a Fiat
ser líder num continente. A apresentação mundial do Taigun, projeto de pequeno
utilitário esportivo sobre plataforma do UP! avisa seu lançamento local. Nosso
mercado baba por carrinhos aparentando disposição, e o Taigun será o menor da
turma.
Taigun, 2015, logo após o UP!, 2014. |
Mercedes
pequeno.
Como a Coluna informou há duas
semanas, a Mercedes fará produtos nas instalações industriais da Nissan, em
Resende, RJ. O método está aparentemente definido: galpão com a estrela da
marca e dali sairão seus carros. Três versões, duas acertadas: sedã e pequeno
utilitário esportivo.
O automóvel estava no Salão, doto
pomposamente Concept Style Coupé – na
verdade um escultórico sedã de teto baixo. “Expressivo
e poderoso”, define o presidente mundial da marca, Dieter Zetsche, para o
último feito de sua administração – fará 65 anos em 2015, junto com o
lançamento no Brasil. Motor comum com Nissan, em projeto, quatro cilindros, 1.5
ou 1.6, 16 válvulas, injeção direta, turbo.
A foto mostra a proposta. Alguns itens de
aparência serão mudados. Não é Mercedes encolhido, mas ato de coragem,
apostando nas mudanças de conceito pelos consumidores e em novas exigências
legais de consumo, emissões. Novos carros serão menores e performáticos. V6 e
V8? Nunca mais.
Leu a Coluna 4212 ? Será este o Mercedes fluminense. |
Picape
Logan, o próximo Renault
Não foi preciso usar bola de cristal, lançar
búzios, ou convocar cigana a ler a mão de Olivier Murguet, presidente da
Renault do Brasil, para descobrir o próximo produto da marca em nosso país: um
picape. Bastou olhar o operacional da marca.
Leitor da Coluna sabe, aqui a marca Renault é referência distante. Dela no
Mercosul remanescem antigos Kangoo e Clio. O restante é Samsung, como Fluence,
ou Dacia - Logan, Sandero, Duster. Por volume a Renault Dacializou-se. Todos seus produtos recentes tem origem na romena
que assumiu e onde nasceu família para enfrentar países com piso jogo-duro, e
consumidores exigindo espaço e resistência.
Velha e boa plataforma, de pouca manutenção,
fazendo usuários admiradores, picape é versão óbvia, embora inexistente no
restante do mundo. Fácil de fazer, com a curiosidade de ter mais a tirar que a
acrescentar, motor 1.6 8V, capacidade de carga em torno de 600 kg. Não será
Logan cortado, mas o Duster, com opção de tração nas quatro rodas, único dentre
os demais picapes pequenos no país. Na metade do ano.
Roda-a-Roda
Mercado
– Correndo,
porque sem fábrica no Brasil suas condições tarifárias são piores aos
concorrentes Mercedes e BMW – com projeto de produção local – a Audi acelera
para concorrer na primeira faixa dos importados de classe.
Conteúdo – Enfrentará a
líder Mercedes e seu Classe C e os BMW série 3, com novo Audi A4 2013. Preço
assemelhado, R$ 118.900, mas garante ser melhor equipado. Motor no padrão
atual, 4 cilindros, 16 válvulas, injeção direta, turbo, 180 cv, caixa
continuamente variável, com 8 posições.
Reação – A continuidade da
redução do IPI permitiu reduzir o valor do JAC 2, produto de entrada no
mercado, a R$ 30.990. Será o carro produzido pela empresa em sua fábrica
bahiana. É enjoado porque pequeno e completo: ar condicionado, direção assistida, freios ABS,
duas almofadas de ar, sensor de estacionamento, CD player com MP3, vidros,
trava e retrovisores elétricos, rodas de liga leve, 6 anos de garantia.
... 2 – Gostou, aja. Entra à venda na primeira semana de
dezembro, e a redução valerá apenas para faturamento até dia 31.
Extensão
– Porque estender a redução do IPI ? Simples, os números
do país vão mal – exportações, balança comercial, inflação, não cumprimento de
metas, apagão, o tecido entre petistas históricos e o Mensalão. De bom, a
imagem de gerente cultivada pela Presidente Dilma e o mercado de automóveis.
Será dado importante para fechar o balanço institucional.
Global
– A
GM investirá US$ 450 milhões na Argentina para fazer novo automóvel, destinado a
exportações, especialmente para o Brasil. Maior que a atual geração baseada no
Corsa e que-tais. É o Projeto Phoenix, investimento representando 60% do todas
as aplicações da marca até agora, em suas chegadas e saídas no vizinho. 2015.
Também – E, na fábrica em Matanza,
beiradas de Buenos Aires, a Daimler fará, além do novo Sprinter, o Vito, concorrente
ao bem vendido Fiat Ducato. A produção, migrará da Espanha para o Mercosul. É
ruim a situação na Europa.
Salão – Eflúvios da presença de
jornalistas estrangeiros no Brasil: os convidados pela Volkswagen dirigiram os
VW brasileiros. Tirante os sorrisos educados ante o Golf IV – na Europa já está
na sétima geração –, marcou o interesse em dirigir a Kombi, industrialmente um
museu sobre rodas. Outra, de jornalistas norte-americanos convidados pela GM,
demandaram informações sobre o Troller, pedidos para experimentar.
Aniversário
– Agrale
festeja 50 anos. De pequena fábrica de motor diesel, um cilindro, alemão pré
guerra, de micro tratores, virou internacional, fabricando ônibus na Argentina,
e montando caminhões Internacional para a Navistar e ônibus Volare para a
Marcopolo. Quer faturar R$ 1 B neste exercício.
Trintão – Fazem 30 anos do
lançamento do caminhão TX 1100 – quer
dizer Tio Xico, homenagem a Francisco Stedile, criador do grupo, e o numeral, a
carga útil -, motor diesel, dois cilindros, 36 cv. Valentia que deu certo.
Promoção – O divertido
antagonismo entre Nelson Piquet e o inglês Nigel Mansel, ambos campeões
mundiais de Fórmula 1, terá frutos rentáveis quase 20 anos após. A Ford os
contratou para reviver a história em anúncios na Internet, tendo como objeto o
novo Fusion, e local o Autódromo de Brasília.
Brasília – Para os leitores
da Capital Federal. Acabou a crise na Esave, revenda Fiat no caminho do
Aeroporto. A montadora conduziu ser assumida pelo grupo PaulOOctavio, de muitos
negócios incluindo a Bali, maior revenda da marca na Capital. Da. Maria Lúcia
Amaral, antiga líder, permanece - consultora para a transição. Farley Valentim,
faz tudo, sujeito bom de serviço, também.
Duas
rodas
– Eleição pela revista especializada Duas
Rodas deu Honda na cabeça. A CB 1000R é “Moto
do Ano” e Naked até 1.200 cm3.
Biz 125, CG 150 Fan Flex e XRE 300 levaram as categorias. Fácil entender o
rapa. A Honda ampliou sua participação a todos os segmentos e cilindradas.
Autojumble – O nome é adequado ao MG Club do Brasil, elegante
exposição para venda de peças automotivas inglesas, francesas, italianas,
alemãs. E esculturas, troféus, bicicletas, emblemas, fotos, miniaturas,
brinquedos, livros ... automobilia. Admite profissionais, mas instiga amadores
a limpar suas garagens e circular acervo.
Diversão - Quer complementar seu carro, melhorar a
decoração de sua garagem, vender, trocar ? Fale com a secretaria, 3ª a 6ª das
14h às 18h, tel xx113673-5065; fax xx11.3675-7489; secretariamg@terra.com.br / mgcbr@mgcbr.com.br
Dia 01/12, no MG
Club, rua Camilo, 803, Lapa, S Paulo, SP.
Retífica RN – Coluna
passada localizou a produção do Hyundai HB20X em Pirassununga. Mas será em
Piracicaba, lembra Leon Cavour, um dos animadores do sítio www.simca.com.br
Festa – A Renault fez festa para o automobilismo
brasileiro, reunindo em torno de exemplar de Willys Interlagos, mítico carrinho
que simbolizava a Equipe Willys, introdutora de profissionalismo e nossas
corridas.
Gente – Muita gente, mas com Bird Clemente,
primeiro piloto profissional do país, multi vencedor, Mauro Salles, o
jornalista-publicitário eu auxiliou na formação do time, irmãos Emerson e
Wilson Fittipaldi.
Tristeza – Momento alegre pois fundamental entender
pessoas e fatos que alavancaram as possibilidades de nossas vitórias
internacionais. Triste, entretanto, foi perceber que nossa falta de noção não
preservou nenhum destes carros vencedores, e o que ilustrava a marca é re
criação do ex piloto de moto Denísio Casarini, que com ele competirá na Fórmula
Classic em 2013.
Gente - Herlander
Zola, publicitário, promoção. OOOO Saiu da VW, é novo diretor de
marketing da BMW. OOOO Contratação
sinaliza pretensões desta alemã ao anunciar fábrica e querer ampliar negócios
no Brasil OOOO Afrânio Chueire, 53,
engenheiro, MBA em finanças, salto. OOOO Da diretoria financeira à presidência da Volvo Construction Equipment
Latin America. OOOO Competência
executiva é igual capital de multinacional – não tem pátria. OOOO
Presidente saindo, Yoshio Kawakami, é
nissei. O chegante, de família libanesa. OOOO Christian Meunier, presidente da Nissan, transferência. OOOO Cargo idêntico mas sem emoções, no Canadá. OOOO Meunier fez a marca crescer 400% no
país. OOOO Para seu lugar Manuel de
La Guardia, diretor-geral da Nissan Iberia. Promoção. OOOO Na empresa, Juliana Cabrini, mudança. OOOO Do relacionamento com a imprensa para o
marketing. OOOO
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