É sempre bom lembrar que cada carro protege seus passageiros de choques até determinadas velocidades, e sejamos francos, que não passem de 72 km/h (45 milhas), o máximo utilizado pelas fábricas nos testes de choques, e no máximo 80 km/h.
Segundo um velho ditado, de 60 a 100 Km você dirige o carro; de 100 a 130 Km/h é o carro assume a direção e acima de 130 km/h, o diabo vai sentado a seu lado.
As cidades, independente de seu tamanho e importância são hoje controladas por inúmeros radares (pardais, no Rio de Janeiro) que flagram quem excede os limites de velocidade, nem sempre da forma mais clara e justa.
Uns limitadores de velocidade são bem visiveis, e sinalizados, mas, outros, se apresentam como perfeitas armadilhas: em determinado trecho de uma via urbana de grande movimento, a velocidade estipulada é por exemplo 80 km/h, que de repente cai para 70 km/h, sem um claro aviso de alteração de velocidade máxima e quem não conhecer a armadilha é inevitavelmente multado.
Entretanto, o Código Nacional de trânsito (CNT) em alguns casos favorece os motoristas. Numa decisão recente, o motorista que receber uma multa por infração leve ou média, se não foi multado pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses, não precisa pagar multa, basta ir ao DETRAN e pedir o formulário para converter a infração em advertência com base no Art. 267 do CTB.
Entretanto, o Código Nacional de trânsito (CNT) em alguns casos favorece os motoristas. Numa decisão recente, o motorista que receber uma multa por infração leve ou média, se não foi multado pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses, não precisa pagar multa, basta ir ao DETRAN e pedir o formulário para converter a infração em advertência com base no Art. 267 do CTB.
Para formalizar esse pedido, o motorista deve levar xeróx da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a notificação da multa. Em 30 dias, o Detran deve enviar, pelo correio, a advertência por escrito. Perde os pontos na carteira, mas não paga nada.
O Código de Trânsito brasileiro, em seu art. 267 determina que "poderá ser imposta a penalidade de advertência por escrito à infração de natureza leve ou média, passível de punição com multa, desde que o motorista não seja reincidente na mesma infração, nos últimos 12 meses, quando a autoridade, considerando o prontuário do infrator, entender esta providência como educativa.
Muita gente desconhece esse artigo do CNT e deve ficar atenta se receber alguma multa nessa situação.
Recebi há uns dias de um leitor do Blog um vídeo que me assustou: uma batida frontal de um carro a 190 km/h (que tem as mesmas consequências de um choque frontal entre dois carros a 95 km/h) contra um muro.
É interessante ler o texto todo antes de assistir o vídeo, pois é interessante saber que a maioria dos carros fabricados e vendidos no Brasil - inclusive alguns de motor 1.0 - atingem de 150 km/h a 160 km/h de velocidade máxima, apesar de não possuírem importantes equipamentos de segurança, como air bags frontais e freios ABS.
É interessante ler o texto todo antes de assistir o vídeo, pois é interessante saber que a maioria dos carros fabricados e vendidos no Brasil - inclusive alguns de motor 1.0 - atingem de 150 km/h a 160 km/h de velocidade máxima, apesar de não possuírem importantes equipamentos de segurança, como air bags frontais e freios ABS.
Os carros com motor de, ou acima, de 1.6 atingem facilmente essa velocidade e alguns chegam a 170 e até 180 km/h. Os de motores de, ou mais de, 1.8 chegam a 180 km/h com uma certa facilidade e vão até os 200 km/h e até 220 km/h.
Tanto motoristas quanto demais passageiros de carros mais caros, de luxo, nem sempre notam o aumento da velocidade devido ao excelente isolamento acústico, e ao conforto e à eventual distração e quando notam estão rodando a 180, 190 e até a 200 km/k.
O vídeo que sugiro que assista mostra uma batida frontal de um carro a 190 Km/h com um muro. É um teste de choque frontal em que os passageiros - motorista e carona - são bonecos, mas a cena é impressionante.
Sejamos realistas, um carro comum, por mais luxuoso e caro que seja, está muito longe de possuir um habitáculo, um cok pit, com a segurança oferecida por um bólido de corrida edm que um piloto sai ileso, na maioria das vezes, de um choque a mais de 200 km/h.
Por isso, todo o cuidado é pouco na direção. Na verdade, não adiantam air bags, cintos de segurança de três ou mais pontos, freios ABS, com EDB, controle de tração, carroceria retrátil ou quaisquer outros equipamentos de segurança, a certeza de que o carro e os passageiros ficarão em frangalhos.
Na realidade, nada poderá salvar a vida dos ocupantes numa batida a essa velocidade e as estatísticas estão aí para provar que excesso de velocidade, muitas vezes, misturada com bebidas alcoólicas, são uma tentação para pisar fundo no acelerador.
Quando a sentir, lembre-se deste vídeo. Reveja-o de vez em quando para eliminar eventuais tentações, tenha consideração para com os seus familiares e amigos.
O teste mostrado no vídeo, do choque a 190 Km/h, mostra a realidade nua e crua, do que acontece num acidente. O resultado do estudo, que foi monitorado por computador, mostra que os ocupantes do veículo são submetidos a uma aceleração negativa (porque tudo tem que parar), equivalente a 400 vezes a atração da gravidade.
A total destruição do carro e dos ocupantes ocorre em apenas 68 milésimos de segundo!
Sabe o que é isto? Tome 1 segundo, divida em 1000 partes e então fique com apenas 68 delas. Este é o tempo exato gasto entre o para-choque tocar o obstáculo e o carro parar!
Se o que era de aço, fica como você verá, que tal sobre o seu coração, fígado, pulmões, coluna, caixa craniana enfim, você e quem for no carro consigo.
Clique para assistir o vídeo:
https://mail.google.com/mail/u/0/?ui=2&ik=51b18ca103&view=att&th=13b2d68aa4520814&attid=0.1&disp=safe&realattid=70c76de7df7b474a_0.1&zw
O teste mostrado no vídeo, do choque a 190 Km/h, mostra a realidade nua e crua, do que acontece num acidente. O resultado do estudo, que foi monitorado por computador, mostra que os ocupantes do veículo são submetidos a uma aceleração negativa (porque tudo tem que parar), equivalente a 400 vezes a atração da gravidade.
A total destruição do carro e dos ocupantes ocorre em apenas 68 milésimos de segundo!
Sabe o que é isto? Tome 1 segundo, divida em 1000 partes e então fique com apenas 68 delas. Este é o tempo exato gasto entre o para-choque tocar o obstáculo e o carro parar!
Se o que era de aço, fica como você verá, que tal sobre o seu coração, fígado, pulmões, coluna, caixa craniana enfim, você e quem for no carro consigo.
Clique para assistir o vídeo:
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