Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

domingo, 25 de novembro de 2012

AS HISTÓRIAS DE UM TAXISTA QUE CIRCULA PELAS RUAS DO RIO DE JANEIRO HÁ MAIS DE 20 ANOS SÃO INÚMERAS. ALGUMAS BIZARRAS, OUTRAS ENGRAÇADAS, MAS HÁ AS DESESPERANTES E ALGUMAS GRAVES E PERIGOSAS. O TAXISTA PAULO CÉSAR MARTINS DA COSTA DECIDIU COMPILAR TODAS NO LIVRO "20 ANOS DE PRAÇA - CRÔNICAS DE UM TAXISTA"


"20 anos de praça - crônicas de um taxista", é o título do livro nascido de histórias vividas por Paulo César Martins da Costa, pilotando um táxi pelas ruas do Rio de Janeiro. 

Paulo César decidiu tornar públicas as histórias, peripécias, umas engraçadas, outras perigosas, e não faltaram as tristes, algumas contadas por gente desesperada e aquelas alegres. 

"Vivi tudo isso transportando gente de todas as classes sociais e credos com quem aprendi muito, mas, essencialmente, que um táxi é uma escola sem igual", sentenciou.

O livro revela o cotidiano sempre diferente do motorista de táxi e o autor confessa que é difícil compreender o comportamento do ser humano que tem reações das mais diversas e agem como se vivessem sós no planeta.

Ele lembra que há passageiros que colocam o guarda-chuva, às vezes, encharcado sobre o banco e quando o próximo passageiro entra no carro e depara-se com o banco molhado, e pergunta: "Como vou me sentar com o banco deste jeito?"

Outros querem fumar dentro do táxi, mesmo vendo que há adesivos avisando que não se deve fumar no carro, pois, outros passageiros sentem-se incomodados com o cheiro  do cigarro que fica impregnado.

O autor conta no livro a história de um passageiro, empresário de São Paulo, que o mandou parar numa avenida carioca e o contratou para circular pela cidade nos lugares onde tinha assuntos para resolver.

"Ele contou-me que seu carro enguiçara perto onde embarcou e chamara um reboque que levou o veículo para a oficina. Carregava uma maleta tipo 007, contendo R$ 350 mil, que disse ía deixar no táxi quando saísse para resolver seus assuntos", lembrou.

O motorista-escritor disse que "depois de rodarmos bastante, o empresário achou que estava gastando dinheiro demais em táxi e que era melhor passar numa agência e comprar um carro". 

É claro, confessou, que considerei que ele estava brincando e perguntei: E o que o senhor vai fazer com esse carro quando o seu ficar pronto? Ah!, vou deixar esse carro na garagem do hotel para quando voltar ao Rio. Fiquei estarrecido com a resposta, e pensei sorrindo "quem pode pode".

"20 anos de praça - crônicas de um taxista" foi lançado pela Editora Quartet, que tem sede na Rua São Francisco Xavier, 524 - térreo. Telefones: 21-2516-5353. 
E-mail: glaucio@quartet.com.br
Site: www. quartet.com.br

Para contatar com o autor: pcm.costa@hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.