Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

domingo, 25 de novembro de 2012

UM CARRO COM PORTA-LUVAS-GELADEIRA E UMA GAVETA PARA GUARDAR O LAP TOP, OU A BOLSA, SÃO NOVIDADES QUE A FORD OFERECE NO NOVO ECOSPORT. O CARRO VEM DE SÉRIE COM MAIS EQUIPAMENTOS DO QUE A VERSÃO ANTERIOR, INCLUINDO FREIOS ABS E AIR BAGS. TRAZ MOTORES 1.6 E 2.0 E VERSÕES 4 X 2 E 4 X 4, FLEX, COM MAIOR DESEMPENHO E MENOR CONSUMO DE COMBUSTÍVEL. O MAIS BARATO CUSTA R$ 53.490 E O MAIS CARO R$ 70.190


A Ford foi muito feliz ao decidir criar de fato um novo EcoSport que direcionou a um público triplo: à família, à mulher e pelo desempenho aos homens. A ideia da geladeirinha no porta-luvas foi genial... mas só vale gelar refrigerantes. Se dirigir não beba, nunca.

Um carro com porta-luvas-geladeira é uma novidade do mercado automotivo e resultado, sem dúvida, do toque feminino dado ao Novo EcoSport pela supervisora de Design da Ford América do Sul, Adília Afonso. Ela acha, muito acertadamente, que o carro tem de ser pensado como uma extensão de casa. 



Adília Afonso não ficou no detalhe do porta-luvas, ainda criou uma gaveta, sob o banco do carona, para guardar a bolsa ou o lap top.


O corte realizado mostra o cuidado com que o EcoSport foi fabricado.
Não testei ainda o novo EcoSport, mas, no Salão do Automóvel de São Paulo, pude ver e fotografar o carro  em suas entranhas, para apresentar aos leitores do Blog. 


A Ford com recortes na carroceria mostrou como é feito o seu novo utilitário esportivo, mais moderno, com um porte mais poderoso e com mais equipamentos de segurança, do que a versão anterior, e motores Sigma 1.6 e o Duratec 2.0, ambos Flex. 


"A cor tem de transformar aquele ambiente em algo aconchegante, o tecido tem de ser agradável. O toque, o desenho, os detalhes, tudo isso contribui para trazer tranquilidade e harmonia para o interior", comentou.

O novo EcoSport traz uma boa solução para atender a mulheres e a famílias: além, do porta-luvas-geladeira, tem 20 porta-objetos na cabine que permitem acomodar pertences de diferentes tamanhos. 

E ainda um compartimento sob o banco do passageiro dianteiro em forma de gaveta para guardar uma bolsa ou um lap top. 

O sistema de ar-condicionado tem alta capacidade e funcionamento silencioso.


Porta-luvas-geladeira

O porta-luvas, climatizado, existente nas várias versões do veículo, além de sua utilidade normal, pode gelar até seis latas. E tem um excelente espaço para guardar objetos.

No console central, uma tomada de 12 volts garante a bateria do celular carregada e a ligação de aparelhos. Duas entradas USB, uma na frente e outra na traseira, permitem a conexão de equipamentos eletrônicos.

Especialista em ambientação de interior, Adília Afonso, uma das raras representantes femininas nessa área automobilística, conta os “segredos” do Novo EcoSport no vídeo:
http://youtu.be/vy8qOBluWR4.




Elegante e esportivo

O Novo EcoSport tem um design elegante e esportivo, com linhas modernas. A grade dianteira de desenho octogonal identifica a nova geração de veículos Ford. Os faróis, de grande eficiência luminosa, incluem iluminação LED. 

Os arcos das rodas salientes reforçam a sua postura dinâmica, emoldurando as rodas de 15 ou 16 polegadas. 


O estepe fixado na tampa do porta-malas foi mantido como “marca registrada” do modelo. Para abri-la, basta acionar uma pequena maçaneta embutida na lanterna direita.


A carroceria oferece oito opções de cores modernas: branco Ártico, preto Ebony, vermelho Arpoador, prata Enseada, cinza Camburi, prata Riviera, azul Maraú e a nova laranja Savana (foto acima).

Conforto e tecnologia


O interior do Novo EcoSport é funcional. O painel traz dois mostradores redondos, A iluminados na cor azul "Ice Blue" que favorece a visibilidade e o conforto, e entradas de ar verticais. O sistema multimídia SYNC, de série, tem uma tela de 3,5 polegadas, no centro do painel

O sistema permite ao motorista controlar diversas funções por comando de voz, como fazer e atender chamadas no celular e selecionar músicas sem precisar tirar as mãos do volante. 


Os bancos dianteiros têm formato envolvente e confortável, com ajustes milimétricos. O apoio de braço dianteiro entre os bancos que guarda um air bag - destinado a evitar o choque entre os passageiros da frente - é outro detalhe só encontrado em automóveis de luxo.


Na parte de trás, os assentos são confortáveis, com encostos de cabeça e cintos de três pontos para todos os ocupantes. A inclinação do encosto em quatro estágios aumenta o conforto, principalmente em viagens.


Para o transporte de bagagem, o porta-malas de 362 litros pode ser ampliado para 705 litros com o banco traseiro rebatido, total ou parcialmente, acomodando objetos grandes.

Motores Sigma e Duratec Flex


O Novo EcoSport conta com dois motores fortes e avançados, produzidos com bloco, cabeçote, cárter e mancais de alumínio e equipados com transmissão manual IB5 Plus: o Sigma 1.6 Flex e o Duratec 2.0 Flex.

O motor Sigma 1.6 Flex tem potência de 115/110 cv e torque de 156/154 Nm com etanol e gasolina. Faz de 0 a 100 km/h em 12,4 segundos com etanol e 12,5 segundos com gasolina, "números à frente de todos competidores", de acordo com a Ford, e tem velocidade máxima de 180 km/h limitada eletronicamente.

Ele também alcança, de acordo com os dados da Ford, os melhores índices de economia de combustível, com classificação A em consumo e emissões de CO2, conforme o novo padrão do Inmetro.

O painel de instrumentos é de leitura fácil
O motor Duratec 2.0 Flex é opção na versão FreeStyle e de série na Titanium. Tem potência de 147/141 cv e torque de 193/186 Nm com etanol e gasolina. Faz de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos com etanol e 10,8 segundos com gasolina. Tem também o melhor índice de economia e baixíssima emissão de CO2 na categoria. 

Aerodinâmico e eficiente 
A Ford garante que o Novo EcoSport tem um bom nível de silêncio interno, "resultado de um trabalho apurado de desenvolvimento em túnel de vento que garante uma excepcional eficiência aerodinâmica, reduzindo ao máximo a resistência do ar e o peso da carroceria para economizar combustível e reduzir o ruído de vento".

Alguns detalhes que contribuem para isso são o uso de defletores de ar no para-choque dianteiro, no capô, nos pneus traseiros, na coluna e nas lanternas traseiras, o grande ângulo de inclinação da coluna A, as saias laterais e o teto em forma de aerofólio na traseira.

O Novo EcoSport também é o único da categoria com direção elétrica, que contribui para sua dirigibilidade diferenciada e economia de combustível. 

Produzido com a nova plataforma global da marca para os veículos do segmento B, o Novo EcoSport é maior que a geração anterior tanto na altura como no entre-eixos, aumentando o conforto na cabine.  

A sua altura do solo de 20 cm facilita transpor valetas e outros obstáculos na pista e coloca o motorista em posição de comando. A sua capacidade de transpor áreas alagadas de até 550 milímetros é, segundo a Ford, muito superior à dos concorrentes diretos.

Alto padrão de segurança 


Uma maior proteção dos passageiros em caso de acidente está assegurada pelo conjunto de air bags.
O Novo EcoSport é um dos carros mais seguros do mercado. Ele oferece um novo nível de inteligência para a proteção dos ocupantes, com um pacote de segurança passiva e ativa encontrado somente em veículos de categoria superior.

Sua carroceria combina materiais especiais, como aços de alta resistência, ultra-alta resistência e boro em áreas chaves, com zonas de deformação programada. 


Coluna de direção e painéis de portas com sistema de absorção de impacto, cintos de segurança com pré-tensionador e airbags dianteiros são itens de série. Airbags laterais e de cortina são opcionais que ampliam esse conjunto abrangente de segurança. 

Na parte de segurança ativa, o Novo EcoSport vem com freios ABS de série e recursos avançados que o colocam um passo à frente no que se refere à estabilidade e controle.

Assistência ao motorista 
O Novo EcoSport conta com uma gama inovadora de equipamentos de assistência ao motorista que ajudam a manter o domínio do veículo em diferentes situações.

A direção elétrica, única na categoria, regula o esforço de acordo com a velocidade e conta com outras duas funções inteligentes. 


A compensação de deriva (PDC) detecta irregularidades no piso e compensa pequenas variações, enquanto o sistema de cancelamento de vibrações (ANC), com sensor na coluna, também filtra as oscilações. 

Juntos, eles tornam a direção mais agradável, sem tirar a conectividade do motorista com a pista.

O utilitário esportivo conta também com o sistema AdvanceTrac, que inclui freios ABS, controle eletrônico de estabilidade e controle de tração, além de assistente de partida em rampa e assistência e luz de alerta em frenagem de emergência. 


Versões e equipamentos

Para atender diferentes perfis de clientes, o Novo EcoSport conta as versões S, SE, FreeStyle, com motor 1.6 16V, e FreeStyle e Titanium com motor 2.0 16V.

A versão S vem com direção elétrica, faróis com LEDs, ar-condicionado, vidros dianteiros, travas e espelhos elétricos, freios ABS, airbag duplo e sistema multimídia SYNC, por R$ 53.490. A versão SE acrescenta vidros elétricos traseiros, faróis de neblina, rack de teto e rodas estilizadas, por R$ 56.490.

A versão FreeStyle vem com itens de visual diferenciado, incluindo rodas de liga leve de 16 polegadas, e um pacote de tecnologia composto por: computador de bordo, sensor de estacionamento, vidros elétricos com acionamento a um toque e sensor anti-esmagamento, fechamento global, assistente de partida em rampa, controle eletrônico de estabilidade e controle de tração, com preço de R$ 59.990. Com a opção de airbags laterais e de cortina e bancos de couro, fica em R$ 63.690.

Para incluir o motor 2.0 nessa versão, a diferença é de R$ 2.500. O Novo EcoSport FreeStyle 2.0 sai por R$ 66.190.
O topo de linha Titanium, disponível somente com motor 2.0, vem com os seguintes itens adicionais: grade cromada, rodas exclusivas de liga leve de 16 polegadas, bancos de couro, airbags laterais e de cortina, ar-condicionado digital, sistema de acesso inteligente e partida sem chave, sensor de chuva, faróis com acendimento automático e retrovisor eletrocrômico, por R$ 70.190.


3 comentários:

  1. Se Deus quiser, meu proximo carro será um desses,ele esta muito lindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse foi o modelo 2012 do EcoSport lançado no Salão de São Paulo nesse ano.

      Excluir

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.