A Audi lançou no Salão do Automóvel de Paris o novo A3 Sportback que foi um dos destaques do estande da marca no Salão do Automóvel de São Paulo e começará a ser vendido no Brasil, em junho de 2013, mas, antes, os europeus já o poderão adquirir, em fevereiro.
Este novo hatch, de cinco portas, é ligeiramente maior, mas 90 km mais leve do que o modelo anterior e possui um porta-malas de 380 l. Oferece duas versões de motor:1.4, de 122 cv, com um consumo médio de 18,8 km/l, ou 1.8, de 188 cv, fazendo 17,85 km/litro.
Design exterior: estética inovadora
Na parte da frente, o elemento de destaque é a grade single-frame (inteira) com cantos angulosos, além dos faróis estreitos de xênon plus, com luzes diurnas em LED (opcionais), que podem ser do tipo adaptativos (que acompanham o traçado das curvas).
Os retrovisores embutidos nas portas seguem o padrão dos veículos de competição e o discreto spoiler de teto sublinha o caráter esportivo do A3 Sportback.
Na traseira, luzes bipartidas, disponíveis opcionalmente com tecnologia LED, em combinação com os faróis de xênon plus, asseguram um aspecto mais dinâmico ao modelo.
A luz de freio adaptativa, que pulsa em alta frequência durante uma frenagem mais intensa, é standard. Dependendo do motor, o sistema de escape termina em uma ou duas saídas do lado esquerdo do carro.
A Audi oferece 13 opções de cores para o Novo A3 Sportback – três acabamentos sólidos, oito metálicos e dois com efeito perolizado. Os clientes podem ainda optar pelo pacote alto brilho, com frisos decorativos nas janelas, ou pacotes esportivos S line.
Audi ultra: mais leveza e segurança
A tecnologia de construção de baixo peso da montadora, Audi ultra, já está sendo aplicada no Novo Audi A3 Sportback, deixando o modelo 90 quilos mais leve do que a versão anterior.
Os componentes da célula são feitos em aço forjado a quente, o que torna a estrutura resistente e leve, ao mesmo tempo, com economia de 37 kg no peso do carro.
A tampa do motor, os para-lamas, a parte de trás dos para-choques e a subestrutura do eixo dianteiro são feitos em alumínio – juntos, economizam cerca de 12 kg e melhoram a distribuição de peso no conjunto.
Além da carroceria, que não produz nenhum ruído, o para-brisa recebeu isolamento acústico para reduzir ainda mais os níveis de som no interior.
Graças a ajustes detalhados, inclusive no compartimento do motor e na parte inferior da carroceria, o coeficiente de arrasto é de apenas 0,30.
Interior: funcionalidade intuitiva
O interior do novo Audi A3 Sportback. Um longo arco, que corre abaixo do para-brisa, segue o estilo dos modelos maiores da marca.
A unidade de comando central (MMI Navigation Plus com MMI Touch), localizada no túnel central, possui painel de controle táctil integrado e botão de pressão e rotativo para acesso mais intuitivo às funções disponíveis.
Este sistema oferece ao motorista uma maneira inteligente de controlar as funções de navegação e do telefone, além de permitir “escrever” letras ou números com um simples toque e movimento do dedo.
A tela colorida de sete polegadas, que se eleva eletricamente, apresenta todas as informações com uma nova disposição e de maneira clara.
Um botão para o freio de estacionamento eletromecânico substitui a alavanca de mão – outra solução proveniente dos modelos
maiores da marca.
Graças ao entre-eixos 58 milímetros maior, o Novo A3 Sportback oferece amplo espaço no assento traseiro e fácil acesso para três adultos, com mais espaço para as pernas e maior distância da cabeça ao teto do que a versão anterior.
Quatro grandes entradas de ar, com design de turbina, conferem ainda mais classe ao veículo. A forma como distribuem o ar pode variar de um jato mais forte até um fluxo mais uniforme e difuso, com vários níveis de intensidade. O ar-condicionado automático é opcional e vem com painel preto.
Controles com acabamento em alumínio e pacote de luzes com LED (de série na versão Ambiente) também são opcionais.
Como opcional, um teto solar panorâmico de vidro, que pode ser levantado ou aberto, permitindo que o habitáculo se encha de luz.
Motorização mais eficiente
A montadora traz, inicialmente, três opções de motorização: uma a diesel TDI (exceto para o Brasil) e duas a gasolina TFSI. Outros dois propulsores a diesel e mais um a gasolina deverão ser lançados depois.
O novo motor 1.4 TFSI, que agora também possui bloco de alumínio, pesa apenas 107 kg – 21 a menos que seu antecessor. A unidade produz 122 cv de potência e 200 Nm de torque máximo, acelerando o modelo de 0 a 100 km/h em apenas 9,3 segundos - com velocidade máxima de 203 km/h. O consumo de combustível combinado é de 18,86 km/litro, o que corresponde a 123 gramas de CO2/km.
Já o novo motor 1.8 TFSI a gasolina - que combina injeção direta FSI com injeção indireta multiponto; além do sistema Audi Valvelift, que varia a elevação das válvulas - produz 180 cv de potência e 250 Nm de torque.
O coletor de escape está integrado à cabeça dos cilindros – uma solução semelhante utilizado no motor 1.4. Equipado com transmissão S tronic e tração dianteira, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7,3 segundos e tem velocidade máxima de 232 km/h. O consumo médio é de 17,85 km/litro, correspondente a 130 gramas de CO2 por km.
A Audi pretende expandir rapidamente a gama de motores para o Audi A3 Sportback, o que inclui um modelo S de alta eficiência e baixas emissões, além da opção de um motor a gás, com estreia em 2013, e um veículo híbrido e-tron, em 2014.
Transmissão precisa
O Audi A3 Sportback virá para o Brasil equipado com câmbio S tronic de sete velocidades com dupla embreagem, extremamente rápida e com engates precisos e quase imperceptíveis.
O motorista pode operar o câmbio S tronic por meio de alavanca ou shift-paddles no volante. Quando combinado com o Audi Drive Select (de série na versão Ambition), o veículo pode ser operado no modo Eficiência, que permite redução de consumo de combustível.
Neste caso, o modo de “roda livre” da caixa S tronic também é ativado, o que significa que a embreagem é automaticamente liberada quando o condutor levanta o pé do pedal de acelerador, poupando, assim, combustível.
Chassis
No chassis do novo Audi A 3 Sportback, o eixo dianteiro foi deslocado 40 milímetros para a frente, em comparação com o modelo anterior.
A direção assistida eletromecânica é sensível, altamente eficiente e trabalha de maneira integrada com os sistemas de assistência, incluindo o Audi Active Lane Assist e o assistente de estacionamento.
Dependendo do acabamento, o modelo vem equipado com rodas de 16 ou 17 polegadas, com a opção de rodas de 18 polegadas ou mais, com design atrativo. O poderoso sistema de frenagem inclui discos ventilados na dianteira e o controle eletrônico de estabilidade limita o deslizamento em curvas.
Quando equipado com Audi Drive Select, o motorista decide o modo de condução e características do acelerador, direção assistida e câmbio S tronic apertando um botão e optando pelo modo Conforto, Auto, Dinâmico, Individual ou Eficiência.
Informação e interatividade
O Audi A3 Sportback apresenta uma inovação pioneira nos sistemas eletrônicos de comunicação: a plataforma modular de informação (MIB), conceito que permite ciclos muito rápidos de informação.
O computador central do novo MMI (Multi Media Interface) inclui a placa MMX (Multi Media Extension), com um rápido processador de gráficos da líder de mercado Nvidia.
O chip, que gera imagens complexas em 3D, é utilizado em todos os sistemas – online, de controle de voz, mídia, navegação e funções de telefone.
O monitor de alta resolução de 5.8 ou 7 polegadas, que emerge automaticamente do painel, tem 11 milímetros de espessura e carcaça leve em magnésio preto de alto brilho. Outros equipamentos são o Rádio MMI, com pacote opcional de conectividade - que inclui Audi Music Interface para integração de leitor móvel-, interface Bluetooth e preparação para o sistema de navegação.
A versão top MMI navigation plus com MMI touch oferece um centro de mídia com capacidade de armazenamento de 60 GB, DVD e comando de voz. O monitor de alta resolução de 7 polegadas exibe mapas detalhados com gráficos 3D, e celulares e players podem ser pareados com o MMI através da interface Bluetooth. Para completar, módulo para transmissão de áudio digital e Audi Phone Box para conectar facilmente o celular à antena do veículo.
O sistema de som Bang & Olufsen, com 705 watts, amplificador 5.1 e 14 alto- falantes, está disponível em conjunto com o Audi Sound System, cujos woofers dianteiros são iluminados com LED.
Audi Connect
Para conectar todos os sistemas do carro à internet, a Audi desenvolveu o conceito Audi Connect, que utiliza o sistema de Bluetooth online do telefone do carro. Por meio do componente, o veículo é conectado à internet, transformando-se em um hotspot WLan, que permite aos passageiros surfarem livremente, enviarem emails e utilizarem até oito dispositivos móveis.
O Audi Connect também integra aplicativos de informação de redes sociais, como Facabook e Twitter, adaptados para o uso em veículos, convertendo texto em áudio e oferecendo a opção de indicar a posição atual do carro, se desejar, para manter os amigos informados.
Assistência ao motorista
O veículo oferece tecnologias avançadas de auxílio ao motorista, como o piloto de cruzeiro adaptativo, que a uma velocidade de até 150 km/h, mantém a distância definida do carro da frente por meio da atuação de um radar. Outro pacote permite a utilização do sistema até 200 km/h e, em combinação com o câmbio S tronic, o equipamento oferece a função Stop & Go, para baixas velocidades.
O Audi Side Assist monitora, com radar, a traseira do veículo e o Audi Active Lane auxilia o motorista a manter o carro na pista, corrigindo levemente a direção eletromecânica, se necessário.
O sistema de câmeras também é usado para o reconhecimento de placas de trânsito, mostrando limites de velocidade e outros sinais. O sistema de informação ao motorista com recomendação de descanso também detecta quando o condutor está ficando cansado e emite um alerta.
Outras facilidades são o sistema de auxílio ao estacionamento, que no modelo top de linha,
apresenta display de 360 graus com 12 sensores ultra-sônicos que detectam obstáculos ao redor do veículo.
O equipamento assume a direção na hora de fazer a baliza, manobrando várias vezes, se necessário. O assistente pode ser complementado com uma câmera na traseira.
Outro destaque é o Audi Pre Sense Basic, que, em caso de derrapagem ou risco iminente, tensiona os
cintos dianteiros eletricamente e fecha o teto solar e as janelas. Com função adicional integrado ao Controle de Cruzeiro Adaptativo, no caso da iminência de colisão com o veículo da frente, o sistema avisa o condutor em etapas e inicia a frenagem, se necessário. Em velocidades abaixo de 30 km/h e em caso de emergência, o sistema aplica frenagem total nos freios dianteiros.
Se uma colisão ocorre, um novo subsistema é ativado: o assistente de freio multicolisão, que garante que o veículo não continua rolando descontroladamente.
Versões e equipamentos
O Novo Audi A3 Sportback vem com um conjunto de itens de segurança generoso e de alto padrão, que inclui airbag para o joelho do condutor e airbags laterais na parte de trás. A lista completa de equipamentos de série inclui ar-condicionado e indicador de pressão dos pneus.
O sistema de informação ao condutor com display colorido é padrão na versão Ambition e Ambiente. A versão Ambition inclui ainda bancos esportivos, rodas de 17 polegadas e Audi Drive Select.
A versão Ambiente incorpora controle de cruzeiro, pacote de luzes em LED e assistente de estacionamento traseiro.
Diversas opções de personalização de acabamento, de acordo com as preferências do cliente, também são oferecidas. Entre elas, teto solar panorâmico de vidro, chave de conveniência e aquecimento auxiliar.
Os faróis xênon plus com luzes diurnas em LED podem ser conectados ao sistema de navegação e se adaptarem às funções de iluminação urbana ou na estrada, bem como em cruzamentos e até atrações turísticas.
Quando combinados à câmera dianteira, luz alta e baixa são reguladas automaticamente, oferecendo melhor visibilidade e mais segurança. O Audi A3 Sportback chega ao mercado europeu em fevereiro de 2013 e em junho, no Brasil.
Premium mais confiável da UE
A Consumer Report - a maior organização independente de testes de produtos do mundo, criada em 1936 - elegeu a Audi como a marca Premium europeia mais confiável.
A fabricante dos quatro anéis subiu 18 colocações em comparação com o ano passado e está classificada pelos clientes bem à frente de seus concorrentes do segmento Premium.
A Audi é apontada pelos clientes norte-americanos como a melhor marca europeia. Nada menos que seis modelos receberam o status "Recommended" (automóvel recomendado).
De acordo com o relatório da Consumer Report, os clientes norte-americanos apreciam especialmente os modelos Audi A3, A4, A4 allroad, A5, A6 e Q5.
De todos os modelos da marca avaliados, o A7 alcançou os maiores índices de satisfação entre os clientes.
Os critérios avaliados são: a confiabilidade, a satisfação dos clientes, assim como o ranking no teste de colisão e o teste do produto em si, que é feito pela Consumer Report. A base para a pesquisa é formada por 1,2 milhão de carros e pelas experiências de seus usuários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário