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O modelo elétrico mais vendido do mundo é o LEAF, da Nissan |
A Aliança Renault-Nissan teve, pelo quarto ano consecutivo, o resultado recorde de 8.101.310 veículos vendidos, em 2012, o que representa 10% dos carros novos vendidos em todo o mundo. Os veículos zero emissão da Aliança atingiram 43.829 unidades, alta de 83,8%, em relação a 2011.
A informação da Assessoria de Imprensa da Renault acrescenta que no ano passado, as vendas aumentaram 1%, em relação a 2011, e o crescimento dinâmico constatado nos mercados emergentes e nos Estados Unidos compensou a desaceleração que prossegue na Europa.
O grupo Renault, de acordo com a assessoria, vendeu 2.550.286 unidades no mundo, em 2012, em queda de 6,3% em relação a 2011.
Entretanto, revelou, suas vendas aumentaram 9,1% fora da Europa, graças principalmente ao dinamismo dos mercados brasileiro, russo e argelino.
Por outro lado, reconheceu, as vendas tiveram um declínio de 18% na Europa, com uma queda entre todas as marcas de 8,6% no continente.
Já a Nissan vendeu 4.940.133 veículos, em alta de 5,8%, um novo recorde de vendas anuais para a marca.
A Nissan vendeu mais de um milhão de unidades em dois grandes mercados: a China e os Estados Unidos.
A AVTOVAZ vendeu 610 891 veículos, em queda de 5,5% em relação a 2011. Este resultado se explica em grande parte pelo fim de um importante programa de incentivo que havia sido implementado pelos poderes públicos russos.
A Aliança Renault-Nissan criou em dezembro umajoint venture destinada a acelerar sua ofensiva comercial na Rússia, onde um a cada três carros vendidos tem uma de suas marcas.
“2012 foi um ano difícil, em razão da queda contínua das vendas no berço histórico da Renault, a Europa Ocidental, assim como tensões políticas que apareceram na China, primeiro mercado mundial da Nissan”, declarou Carlos Ghosn, presidente mundial da Renault-Nissan.
“A recuperação constatada nos EUA e a forte demanda nos mercados emergentes nos permitiram manter nossa participação de mercado. Por isso, estamos especialmente bem posicionados nos mercados mais promissores do planeta”, explicou.
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O modelo Duster é vendido pela Dacia no Leste da Europa. |
Destaques do ano de 2012: Renault
As vendas do grupo Renault fora da Europa atingiram um nível recorde em 2012, com 1.279.598 veículos.
Esta progressão de 9,1% foi possível graças à comercialização de novos produtos e à política dinâmica desenvolvida pela empresa para manter sua expansão em mercados estratégicos, principalmente no Brasil, Rússia e Índia.
Pela primeira vez em sua história, o Grupo Renault, que compreende as marcas Renault, Dacia e Renault Samsung Motors, realizou, em 2012, mais da metade de suas vendas fora da Europa.
As vendas no resto do mundo representaram 50,2% do total de 2012, 7,1 pontos a mais que em 2011 (43,1%).
Os três maiores mercados da Renault são a França, o Brasil e a Rússia.
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O Sandero é um dos carros mais vendidos no Brasil pela Renault |
As vendas no Brasil deram um salto de 24,3%, chegando ao número recorde de 241.594 unidades, para uma participação de mercado também inédita de 6,6%, graças especialmente ao sucesso alcançado pelo utilitário esportivo Duster e ao modelo cinco portas Sandero, que já tinha uma grande popularidade e agora está disponível em uma nova versão.
Na Rússia, as vendas da Renault também atingiram o recorde de 189.852 veículos vendidos, em alta de 22,7%, e uma participação de mercado também recorde de 6,5%.
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O Renault Mégane é campão de vendas na Rússia. |
Alavancada principalmente pela forte demanda por modelos intermediários, tais como Mégane, Fluence e Duster, a Renault é hoje a terceira marca mais vendida na Rússia.
Apesar do crescimento constatado nas economias emergentes, as vendas globais do Grupo Renault tiveram uma queda de 6,3%, ficando em 2.550.286 unidades, em razão da crise na Europa.
Sem contar a Rússia, as vendas europeias do grupo caíram 18%, com 1.270.688 veículos, tendo o mercado europeu atingido o seu menor nível em quase 17 anos, entre todas as marcas.
Mesmo assim, a Renault se mantém como a primeira montadora de carros de passeio na França.
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O Twingo passou ao longo de 15 anos por alterações que o deixaram mais bonito. |
O compacto Twingo, o Mégane e o monovolume Scénic, extremamente funcional, se afirmam como líderes em seus respectivos segmentos.
A marca se mantém também em primeiro lugar em utilitários leves pelo 15º ano consecutivo, com 15,5% de participação de mercado.
Em termos de vendas por marca, a Renault vendeu 2.124.773 veículos, em recuo de 6% em relação ao ano anterior. As vendas da Renault representaram 83% das vendas do grupo em 2012.
As da Dacia aumentaram 4,8%, chegando a um recorde de 359.822 unidades, graças ao lançamento de novos modelos, como o monovolume funcional Lodgy ou Dokker, primeiro utilitário leve da marca, ou ainda as novas versões do cinco portas Sandero e do sedan Logan.
As vendas da Renault Samsung Motors caíram 45,1% na Coreia, e a empresa lançou um amplo plano de reestruturação que prevê, entre outros, a renovação total de sua gama de produtos e de sua estratégia de vendas.
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A Caravan NV350 alavancou as vendas da Nissan, no Japão. |
Destaques do ano de 2012: Nissan
Em 2012, a Nissan registrou vendas recordes de 4,94 milhões de unidades, um aumento de 5,8% em relação a 2011.
No Japão, as vendas da marca avançaram 11,6%, chegando a 659.756 veículos. Estes bons resultados foram amplamente beneficiados pelo sucesso do novo cinco portas Note, do NV350 Caravan e do Serena.
As vendas de veículos compactos aumentaram 5,4%, chegando a 153.335 unidades vendidas, o que configurou um recorde anual.
As vendas em todo o mundo avançaram 4,9%, chegando a 4.280.377 veículos, mesmo apesar da queda das vendas na China, o primeiro mercado da marca Nissan.
Em 2012, as vendas da Nissan na China totalizaram 1.180.000 unidades, o que ficou dentro das previsões revistas em novembro.
Apesar de as vendas da Nissan, como de todas as montadoras japonesas, terem sofrido as consequências do conflito territorial entre a China e o Japão, o fluxo de clientes nos showroomschineses da marca se recuperou normalmente, e agora chega a ser superior ao que era no ano anterior.
Nos Estados Unidos, a Nissan vendeu o número recorde de 1.141.656 veículos das marcas Nissan e Infiniti, uma progressão de 9,5% em relação a 2011.
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O Nissan Altima é sucesso de vendas nos Estados Unidos |
As vendas da marca Nissan aumentaram 8,2% em base anual, chegando também a um recorde, com 1.021.779 unidades, graças ao sucesso encontrado pelo novo sedan Altima sedan, o crossover Rogue e a compacto Versa. Nos Estados Unidos, a Nissan tem uma participação de mercado de 7,9%.
Em 2012, cinco dos 10 modelos mais vendidos no México foram da marca Nissan. A montadora apresenta recordes nesse país, tanto em nível vendas quanto em participação de mercado.
As vendas estão em forte alta (mais 9,3%, para 245.634 unidades vendidas) e a participação de mercado da Nissan se situa agora em 24,9%.
No Brasil, fábrica em 2014
No Brasil, a Nissan que planeja ter construída sua primeira fábrica em 2014, em Resende (RJ), a marca vendeu no ano passado 104.711 veículos, um salto de 56%, em relação a 2011.
A Nissan se afirma como a marca mais dinâmica do Brasil em termos de progressão das vendas, pelo terceiro ano ininterrupto. Ela tem uma participação de mercado de 2,9%, um aumento de 0,9 ponto.
Europa
Na Europa, a Nissan melhora sua participação de mercado, que nunca foi tão boa, graças às vendas de seus crossovers Qashqai e Juke.
Apesar de suas vendas terem caído 2,4% (678.697 veículos vendidos) em uma conjuntura globalmente orientada para a queda, a Nissan conseguiu aumentar em 0,1 ponto sua participação de mercado, agora com 3,9%.
As vendas no Reino Unido aumentaram 10%, chegando ao nível recorde de 118.211 unidades, tendo a participação de mercado aumentado em 0,3 ponto, agora com 5,2%, o que também é inédito.
Rússia, aliança de sucesso
Na Rússia, primeiro mercado europeu da Nissan, as vendas da marca avançaram 11,7%, chegando a 162.956 veículos. Sua participação de mercado era de 5,6%.
Parceira da Aliança na Rússia, a AVTOVAZ vendeu 610.891 veículos no mundo, em queda de 5,5% em relação a 2011.
Proprietária da legendária marca Lada, a AVTOVAZ vendeu na Rússia 544.309 unidades, uma queda de 7,3% em base anual, devido principalmente ao fim de um amplo programa nacional de incentivo à compra.
Com a AVTOVAZ, a Aliança Renault-Nissan produz agora mais de um carro a cada três vendidos na Rússia. Seu objetivo é chegar a uma participação de mercado de pelo menos 40%.
Em dezembro, a Aliança Renault-Nissan formou uma joint venture e se tornou acionista majoritária da AVTOVAZ, a montadora de automóveis número um da Rússia.
Tendo em vista os investimentos atualmente feitos em centros tecnológicos e de produção em toda a Rússia, a Aliança Renault-Nissan e a AVTOVAZ terão uma capacidade anual de produção local de pelo menos 1,7 milhão de carros a partir de 2016.
O complexo industrial de Togliatti já conta com o mais amplo programa de compartilhamento de plataformas da Aliança Renault-Nissan.
Esta planta, que faz parte dos maiores centros de produção automobilística do planeta, produz também o LADA Largus. O novo Nissan Almera entrou em produção no ano anterior.
As operações atingirão sua capacidade máxima em 2013. Logo serão produzidos cinco modelos de três marcas diferentes: LADA, Renault e Nissan. Este projeto representa um investimento global de aproximadamente 400 milhões de euros.
Veículos zero emissão
A Aliança Renault-Nissan é a única montadora de automóveis a oferecer uma ampla gama de veículos 100% elétricos e recarregáveis a partir de fontes de energias totalmente renováveis.
Em 2012, as vendas mundiais de veículos zero emissão da Aliança atingiram 43.829 unidades, em alta de 83,8% em relação a 2011.
As vendas do Nissan LEAF avançaram no mundo todo e a Renault colocou no mercado dois outros veículos totalmente elétricos.
A participação de mercado da Aliança no segmento de veículos zero emissão era de 64%, com exceção do Twizy, o pequeno veículo urbano de dois lugares da Renault.
Entre o início das vendas, em dezembro de 2010, e o final do ano de 2012, a Aliança vendeu 67.723 veículos zero emissão em todo o mundo.
O cinco portas Nissan LEAF é de longe o mais vendido de todos os carros zero emissão no mundo.
Em 2012, a Nissan vendeu 26.976 unidades, 22% a mais que em 2011. Desde o lançamento deste modelo, em dezembro de 2010, foi vendido um total de 49.117 Nissan LEAF.
Por outro lado, em 2012 a Renault vendeu 16.853 veículos zero emissão. Se considerarmos a chegada no mercado do Kangoo Z.E., em outubro de 2011, a Renault vendeu um total de 18.606 veículos zero emissão.
Além do Kangoo Z.E., eleito International Van of the Year 2012, e o Twizy, a Renault comercializa também o Fluence Z.E., um sedan totalmente elétrico baseado no Fluence clássico, assim como seu pequeno compacto ZOE zero emissão.
Os 10 principais mercados da Aliança
|
Total de vendas
|
Participação de mercado (%)
|
China |
1.211.254
|
6,60%
|
Estados Unidos |
1.141.656
|
7,90%
|
Rússia* |
897.117
|
30,60%
|
Japão |
663.228
|
12,40%
|
França |
626.297
|
27,60%
|
Brasil |
346.305
|
9,50%
|
México |
270.664
|
27,40%
|
Alemanha |
235.423
|
7,20%
|
Reino Unido |
174.380
|
8,90%
|
Itália |
150.395
|
9,90%
|
*Incluindo AVTOVAZ
Os 10 principais mercados da Renault
|
Total de vendas
|
Participação de mercado (%)
|
França |
551.314
|
24,20%
|
Brasil |
241.594
|
6,60%
|
Rússia |
189.852
|
6,50%
|
Alemanha |
170.303
|
5,10%
|
Argentina |
118.727
|
14,80%
|
Turquia |
118.169
|
15,20%
|
Argélia |
113.664
|
26%
|
Iran |
100.783
|
9,80%
|
Itália |
96.144
|
6,30%
|
Espanha |
83.366
|
10,70%
|
Os 10 primeiros mercados da Nissan
|
Total de vendas
|
Participação de mercado (%)
|
China* |
1.181.530
|
6,50%
|
Estados Unidos |
1.141.656
|
7,90%
|
Japão |
659.756
|
12,30%
|
México |
245.634
|
24,90%
|
Rússia |
162.956
|
5,60%
|
Tailândia |
123.850
|
8,60%
|
Reino Unido |
118.211
|
5,20%
|
Brasil |
104.711
|
2,90%
|
Canadá |
82.194
|
4,90%
|
Austrália |
79.872
|
7,20%
|
*Incluindo a marca Venucia
Sobre a Aliança RENAULT-NISSAN
A Aliança Renault-Nissan é uma parceria estratégica entre a montadora francesa Renault (com sede em Paris, França) e a japonesa Nissan (com sede em Yokohama, Japão).
A Aliança vende 10% dos carros comercializados em todo o mundo. Parceiras estratégicas desde 1999, Renault e Nissan venderam 8,1 milhões de carros em aproximadamente 200 países em 2012.
Além de sua parceria com a AvtoVAZ, a Aliança tem acordos de colaboração estratégica com várias montadoras, como a alemã Daimler, a chinesa Dong Feng ou a indiana Ashok Leyland.
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