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terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

A RECESSÃO NA EUROPA E A QUEDA DAS VENDAS NA CHINA NÃO IMPEDEM A RENAULT-NISSAN DE ATINGIR PELO 4º ANO NOVO RECORDE DE VENDAS. A CORPORAÇÃO FRANCO-NIPÔNICA VENDEU NO MUNDO MAIS DE 8,1 MILHÕES DE VEÍCULOS, EM 2012., MAIS 1% QUE EM 2011. A MATÉRIA MOSTRA A EVOLUÇÃO E PARTICIPAÇÃO DO GRUPO EM DIVERSOS MERCADOS


O modelo elétrico mais vendido do mundo é o LEAF, da Nissan

A Aliança Renault-Nissan teve, pelo quarto ano consecutivo, o resultado recorde de 8.101.310 veículos vendidos, em 2012, o que representa 10% dos carros novos vendidos em todo o mundo. Os veículos zero emissão da Aliança atingiram 43.829 unidades, alta de 83,8%, em relação a 2011. 

A informação da Assessoria de Imprensa da Renault acrescenta que no ano passado, as vendas aumentaram 1%, em relação a 2011, e o crescimento dinâmico constatado nos mercados emergentes e nos Estados Unidos compensou a desaceleração que prossegue na Europa.

O grupo Renault, de acordo com a assessoria, vendeu 2.550.286 unidades no mundo, em 2012, em queda de 6,3% em relação a 2011. 

Entretanto, revelou, suas vendas aumentaram 9,1% fora da Europa, graças principalmente ao dinamismo dos mercados brasileiro, russo e argelino. 

Por outro lado, reconheceu, as vendas tiveram um declínio de 18% na Europa, com uma queda entre todas as marcas de 8,6% no continente.


Já a Nissan vendeu 4.940.133 veículos, em alta de 5,8%, um novo recorde de vendas anuais para a marca. 

A Nissan vendeu mais de um milhão de unidades em dois grandes mercados: a China e os Estados Unidos.

A AVTOVAZ vendeu 610 891 veículos, em queda de 5,5% em relação a 2011. Este resultado se explica em grande parte pelo fim de um importante programa de incentivo que havia sido implementado pelos poderes públicos russos. 

A Aliança Renault-Nissan criou em dezembro umajoint venture destinada a acelerar sua ofensiva comercial na Rússia, onde um a cada três carros vendidos tem uma de suas marcas.

“2012 foi um ano difícil, em razão da queda contínua das vendas no berço histórico da Renault, a Europa Ocidental, assim como tensões políticas que apareceram na China, primeiro mercado mundial da Nissan”, declarou Carlos Ghosn, presidente mundial da Renault-Nissan. 

“A recuperação constatada nos EUA e a forte demanda nos mercados emergentes nos permitiram manter nossa participação de mercado. Por isso, estamos especialmente bem posicionados nos mercados mais promissores do planeta”, explicou.

O modelo Duster é vendido pela Dacia no Leste da Europa.

Destaques do ano de 2012: Renault
As vendas do grupo Renault fora da Europa atingiram um nível recorde em 2012, com 1.279.598 veículos. 

Esta progressão de 9,1% foi possível graças à comercialização de novos produtos e à política dinâmica desenvolvida pela empresa para manter sua expansão em mercados estratégicos, principalmente no Brasil, Rússia e Índia.

Pela primeira vez em sua história, o Grupo Renault, que compreende as marcas Renault, Dacia e Renault Samsung Motors, realizou, em 2012, mais da metade de suas vendas fora da Europa. 

As vendas no resto do mundo representaram 50,2% do total de 2012, 7,1 pontos a mais que em 2011 (43,1%).

Os três maiores mercados da Renault são a França, o Brasil e a Rússia. 


O Sandero é um dos carros mais vendidos no Brasil pela Renault

As vendas no Brasil deram um salto de 24,3%, chegando ao número recorde de 241.594 unidades, para uma participação de mercado também inédita de 6,6%, graças especialmente ao sucesso alcançado pelo utilitário esportivo Duster e ao modelo cinco portas Sandero, que já tinha uma grande popularidade e agora está disponível em uma nova versão. 

Na Rússia, as vendas da Renault também atingiram o recorde de 189.852 veículos vendidos, em alta de 22,7%, e uma participação de mercado também recorde de 6,5%. 

O Renault Mégane é campão de vendas na Rússia.


Alavancada principalmente pela forte demanda por modelos intermediários, tais como Mégane, Fluence e Duster, a Renault é hoje a terceira marca mais vendida na Rússia.

Apesar do crescimento constatado nas economias emergentes, as vendas globais do Grupo Renault tiveram uma queda de 6,3%, ficando em 2.550.286 unidades, em razão da crise na Europa. 

Sem contar a Rússia, as vendas europeias do grupo caíram 18%, com 1.270.688 veículos, tendo o mercado europeu atingido o seu menor nível em quase 17 anos, entre todas as marcas.

Mesmo assim, a Renault se mantém como a primeira montadora de carros de passeio na França. 
O Twingo passou ao longo de 15 anos por alterações que o deixaram mais bonito.


O compacto Twingo, o Mégane e o monovolume Scénic, extremamente funcional, se afirmam como líderes em seus respectivos segmentos. 

A marca se mantém também em primeiro lugar em utilitários leves pelo 15º ano consecutivo, com 15,5% de participação de mercado.

Em termos de vendas por marca, a Renault vendeu 2.124.773 veículos, em recuo de 6% em relação ao ano anterior. As vendas da Renault representaram 83% das vendas do grupo em 2012. 

As da Dacia aumentaram 4,8%, chegando a um recorde de 359.822 unidades, graças ao lançamento de novos modelos, como o monovolume funcional Lodgy ou Dokker, primeiro utilitário leve da marca, ou ainda as novas versões do cinco portas Sandero e do sedan Logan.

As vendas da Renault Samsung Motors caíram 45,1% na Coreia, e a empresa lançou um amplo plano de reestruturação que prevê, entre outros, a renovação total de sua gama de produtos e de sua estratégia de vendas.

A Caravan NV350 alavancou as vendas da Nissan, no Japão.


Destaques do ano de 2012: Nissan 

Em 2012, a Nissan registrou vendas recordes de 4,94 milhões de unidades, um aumento de 5,8% em relação a 2011.

No Japão, as vendas da marca avançaram 11,6%, chegando a 659.756 veículos. Estes bons resultados foram amplamente beneficiados pelo sucesso do novo cinco portas Note, do NV350 Caravan e do Serena. 

As vendas de veículos compactos aumentaram 5,4%, chegando a 153.335 unidades vendidas, o que configurou um recorde anual.

As vendas em todo o mundo avançaram 4,9%, chegando a 4.280.377 veículos, mesmo apesar da queda das vendas na China, o primeiro mercado da marca Nissan. 

Em 2012, as vendas da Nissan na China totalizaram 1.180.000 unidades, o que ficou dentro das previsões revistas em novembro. 

Apesar de as vendas da Nissan, como de todas as montadoras japonesas, terem sofrido as consequências do conflito territorial entre a China e o Japão, o fluxo de clientes nos showroomschineses da marca se recuperou normalmente, e agora chega a ser superior ao que era no ano anterior.

Nos Estados Unidos, a Nissan vendeu o número recorde de 1.141.656 veículos das marcas Nissan e Infiniti, uma progressão de 9,5% em relação a 2011. 

O Nissan Altima é sucesso de vendas nos Estados Unidos 


As vendas da marca Nissan aumentaram 8,2% em base anual, chegando também a um recorde, com 1.021.779 unidades, graças ao sucesso encontrado pelo novo sedan Altima sedan, o crossover Rogue e a compacto Versa. Nos Estados Unidos, a Nissan tem uma participação de mercado de 7,9%.

Em 2012, cinco dos 10 modelos mais vendidos no México foram da marca Nissan. A montadora apresenta recordes nesse país, tanto em nível vendas quanto em participação de mercado. 

As vendas estão em forte alta (mais 9,3%, para 245.634 unidades vendidas) e a participação de mercado da Nissan se situa agora em 24,9%.

No Brasil, fábrica em 2014  No Brasil, a Nissan que planeja ter construída sua primeira fábrica  em 2014, em Resende (RJ), a marca vendeu no ano passado 104.711 veículos, um salto de 56%, em relação a 2011. 

A Nissan se afirma como a marca mais dinâmica do Brasil em termos de progressão das vendas, pelo terceiro ano ininterrupto. Ela tem uma participação de mercado de 2,9%, um aumento de 0,9 ponto.

Europa Na Europa, a Nissan melhora sua participação de mercado, que nunca foi tão boa, graças às vendas de seus crossovers Qashqai e Juke. 

Apesar de suas vendas terem caído 2,4% (678.697 veículos vendidos) em uma conjuntura globalmente orientada para a queda, a Nissan conseguiu aumentar em 0,1 ponto sua participação de mercado, agora com 3,9%.

As vendas no Reino Unido aumentaram 10%, chegando ao nível recorde de 118.211 unidades, tendo a participação de mercado aumentado em 0,3 ponto, agora com 5,2%, o que também é inédito. 

Rússia, aliança de sucesso Na Rússia, primeiro mercado europeu da Nissan, as vendas da marca avançaram 11,7%, chegando a 162.956 veículos. Sua participação de mercado era de 5,6%.

Parceira da Aliança na Rússia, a AVTOVAZ vendeu 610.891 veículos no mundo, em queda de 5,5% em relação a 2011. 

Proprietária da legendária marca Lada, a AVTOVAZ vendeu na Rússia 544.309 unidades, uma queda de 7,3% em base anual, devido principalmente ao fim de um amplo programa nacional de incentivo à compra. 

Com a AVTOVAZ, a Aliança Renault-Nissan produz agora mais de um carro a cada três vendidos na Rússia. Seu objetivo é chegar a uma participação de mercado de pelo menos 40%.

Em dezembro, a Aliança Renault-Nissan formou uma joint venture e se tornou acionista majoritária da AVTOVAZ, a montadora de automóveis número um da Rússia. 

Tendo em vista os investimentos atualmente feitos em centros tecnológicos e de produção em toda a Rússia, a Aliança Renault-Nissan e a AVTOVAZ terão uma capacidade anual de produção local de pelo menos 1,7 milhão de carros a partir de 2016.

O complexo industrial de Togliatti já conta com o mais amplo programa de compartilhamento de plataformas da Aliança Renault-Nissan. 

Esta planta, que faz parte dos maiores centros de produção automobilística do planeta, produz também o LADA Largus. O novo Nissan Almera entrou em produção no ano anterior. 

As operações atingirão sua capacidade máxima em 2013. Logo serão produzidos cinco modelos de três marcas diferentes: LADA, Renault e Nissan. Este projeto representa um investimento global de aproximadamente 400 milhões de euros.

Veículos zero emissão
A Aliança Renault-Nissan é a única montadora de automóveis a oferecer uma ampla gama de veículos 100% elétricos e recarregáveis a partir de fontes de energias totalmente renováveis.

Em 2012, as vendas mundiais de veículos zero emissão da Aliança atingiram 43.829 unidades, em alta de 83,8% em relação a 2011. 

As vendas do Nissan LEAF avançaram no mundo todo e a Renault colocou no mercado dois outros veículos totalmente elétricos. 

A participação de mercado da Aliança no segmento de veículos zero emissão era de 64%, com exceção do Twizy, o pequeno veículo urbano de dois lugares da Renault.

Entre o início das vendas, em dezembro de 2010, e o final do ano de 2012, a Aliança vendeu 67.723 veículos zero emissão em todo o mundo. 

O cinco portas Nissan LEAF é de longe o mais vendido de todos os carros zero emissão no mundo. 

Em 2012, a Nissan vendeu 26.976 unidades, 22% a mais que em 2011. Desde o lançamento deste modelo, em dezembro de 2010, foi vendido um total de 49.117 Nissan LEAF.

Por outro lado, em 2012 a Renault vendeu 16.853 veículos zero emissão. Se considerarmos a chegada no mercado do Kangoo Z.E., em outubro de 2011, a Renault vendeu um total de 18.606 veículos zero emissão.

Além do Kangoo Z.E., eleito International Van of the Year 2012, e o Twizy, a Renault comercializa também o Fluence Z.E., um sedan totalmente elétrico baseado no Fluence clássico, assim como seu pequeno compacto ZOE zero emissão.

Os 10 principais mercados da Aliança

Total de vendas
Participação de mercado (%)
China
1.211.254
6,60%
Estados Unidos
1.141.656
7,90%
Rússia*
897.117
30,60%
Japão
663.228
12,40%
França
626.297
27,60%
Brasil
346.305
9,50%
México
270.664
27,40%
Alemanha
235.423
7,20%
Reino Unido
174.380
8,90%
Itália
150.395
9,90%
*Incluindo AVTOVAZ

Os 10 principais mercados da Renault
Total de vendas
Participação de mercado (%)
França
551.314
24,20%
Brasil
241.594
6,60%
Rússia
189.852
6,50%
Alemanha
170.303
5,10%
Argentina
118.727
14,80%
Turquia
118.169
15,20%
Argélia
113.664
26%
Iran
100.783
9,80%
Itália
96.144
6,30%
Espanha
83.366
10,70%

Os 10 primeiros mercados da Nissan
Total de vendas
Participação de mercado (%)
China*
1.181.530
6,50%
Estados Unidos
1.141.656
7,90%
Japão
659.756
12,30%
México
245.634
24,90%
Rússia
162.956
5,60%
Tailândia
123.850
8,60%
Reino Unido
118.211
5,20%
Brasil
104.711
2,90%
Canadá
82.194
4,90%
Austrália
79.872
7,20%
 *Incluindo a marca Venucia

Sobre a Aliança RENAULT-NISSAN
A Aliança Renault-Nissan é uma parceria estratégica entre a montadora francesa Renault (com sede em Paris, França) e a japonesa Nissan (com sede em Yokohama, Japão). 

A Aliança vende 10% dos carros comercializados em todo o mundo. Parceiras estratégicas desde 1999, Renault e Nissan venderam 8,1 milhões de carros em aproximadamente 200 países em 2012. 

Além de sua parceria com a AvtoVAZ, a Aliança tem acordos de colaboração estratégica com várias montadoras, como a alemã Daimler, a chinesa Dong Feng ou a indiana Ashok Leyland.

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