Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

SCANIA PROMOVE TREINAMENTO QUALIFICADO DE MOTORISTAS DE ÔNIBUS. O CURSO TEM DURAÇÃO DE 336 HORAS, TEMPO SUFICIENTE PARA QUE OS MOTORISTAS DE ÔNIBUS SE CONSCIENTIZEM QUE PRECISAM DIRIGIR COM CUIDADO


Vicente Luiz Rodolfi, superintendente-adjunto da Fabet, Salete Marisa Argenton, gerente da Fabet SP, Eduardo Monteiro, chefe de Vendas de Ônibus Urbanos da Scania do Brasil, Luis Carlos Schaurich, diretor-geral da Fabet e Gustavo Andrade, representante Scania na Fabet.


Um dos grandes problemas do transporte público no Rio de Janeiro que afeta usuários e quem circula pelas ruas, a pé, de carro, de bicicleta, de moto, é a irresponsabilidade dos motoristas de ônibus que se julgam donos das ruas.

Eles excedem habitualmente a velocidade estabelecida nas vias, causando frequentes acidentes, avançam sinais (semáforos, faróis) vermelhos e fecham cruzamentos impedindo o avanço dos veículos que aguardam sua vez de avançar. 

A repressão a essas práticas, muitas, vezes, criminosas dos motoristas de ônibus cabe à Polícia Militar e à Guarda Municipal, mas essas instituições não agem com a necessária energia e rigor e diariamente os acidentes envolvendo esses profissionais é elevado.

Talvez, a solução, ou pelo menos, a minimização desses desmandos esteja no tipo de profilaxia que a Scania está divulgando, o treinamento qualificado de motoristas de ônibus, em parceria com a Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte).

"Os condutores de ônibus necessitam de treinamento qualificado porque transportam um bem precioso: vidas", considerou Wilson Pereira, gerente executivo de Vendas de Ônibus da Scania do Brasil, para quem a empresa "está orgulhosa de poder ajudar a Fabet a iniciar esse programa". 

Hoje, em sua opinião, existem empresas que estão com dificuldades para contratar profissionais. Esse curso ajudará a diminuir a carência de condutores no mercado.

O Blog espera que o curso ministrado pela Scania ajude também as empresas de ônibus a convencer seus motoristas a dirigir com cuidado e a sensibilizar os donos a não exigir horários que obrigam os profissionais a dirigir como a cidade fosse um autódromo.

Gustavo Andrade, representante Scania na Fabet e conselheiro deliberativo da entidade. “A Scania tem grande preocupação em relação à segurança nas estradas e com a formação de motoristas. Nosso ônibus será uma ferramenta pedagógica para incentivar a condução defensiva”, diz 

O transporte de passageiros, ressalta Andrade,  envolve uma questão logística diferente se comparada ao caminhão. Essa parceria vai qualificar ainda mais os profissionais com um conteúdo adaptado para esse segmento.

A Scania entregou, no último dia 26, um ônibus modelo K 310 4x2, de carroceria Comil Campioni, com tecnologia Euro 5 e câmbio Confort Shift, para a Fabet iniciar formação de motoristas de transporte de passageiros. 

O ônibus será uma ferramenta pedagógica para formar novos condutores e requalificar profissionais. A primeira turma começa no dia 15 de abril e estão disponíveis 25 vagas. 

O curso, revelou ainda Andrade, levou dois anos para ser desenvolvido e possui carga horária total de 336 horas. O objetivo, acrescentou, é formar profissionais que conheçam a parte técnica, mas também tenham um comportamento adequado e dirijam de forma econômica e defensiva. 

Equilíbrio emocional, legislação, desenvolvimento interpessoal, gestão da qualidade, segurança e comodidade do passageiro, custos no transporte de passageiros são algumas das disciplinas oferecidas. 

De acordo com a Fabet, um motorista treinado pode reduzir 15% de consumo de combustível, aumentar em 10% a vida útil dos pneus e diminuir em 47% o número de sinistros.

Parceria comprometida com a educação
A Scania, principal parceira institucional da Fabet, há 15 anos, também disponibiliza 30 caminhões pedagógicos que são utilizados para aulas práticas na formação de novos motoristas. 

A Scania equipa e mantém avançados laboratórios técnicos da fundação com equipamentos e ferramental. 

A Fabet também apoia a competição da Scania Melhor Motorista de Caminhão do Brasil, que promove a formação desses condutores.

Inscrições e informações:
marketingsp@fabet.com.br, ou pelo telefone:
(11) 4708-1784

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.