O Volkswagen XL1 é o carro produzido em série mais eficiente do mundo, consumindo 0,9 litro por 100 quilômetros rodados (equivalente a 111 km/l).Graças ao seu sistema híbrido plug-in (a bateria pode ser recarregada numa tomada), o modelo de dois lugares pode percorrer até 50 quilômetros utilizando apenas eletricidade - consequentemente, sem gerar emissões.O XL1 atinge seus objetivos de eficiência por meio de princípios de design puramente esportivos: baixo peso (795 kg), aerodinâmica perfeita (Cd 0,189) e baixo centro de gravidade (1.153 mm de altura).Tais características dão a esse eficiente modelo a capacidade de rodar na estrada à velocidade constante de 100 km/h utilizando apenas 6,2 kW / 8,4 cv de potência.Em modo totalmente elétrico, o XL1 necessita de menos de 0,1 kWh para percorrer a distância de um quilômetro.Design de alta tecnologia com baixo peso, aerodinâmica aprimorada e um sistema híbrido plug-in – consiste em um motor turbodiesel (TDI) com dois cilindros (35 kW / 48 cv), motor elétrico (20 kW / 27 cv), caixa de câmbio de sete marchas com dupla embreagem (DSG) e bateria de íons de lítio –: esse conjunto torna possível ao novo Volkswagen XL1 emitir apenas 21 g/km de CO2 (ciclo europeu).Se necessário, o XL1, que alcança velocidade máxima de 160 km/h, pode acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 12,7 segundos. O consumo de 0,9 litro de diesel por 100 quilômetros é um número recorde, que até hoje não havia sido atingido por nenhum outro veículo.Isso mostra como a Volkswagen vem redefinindo o que é tecnicamente realizável na fabricação de automóveis.Conceitualmente, o XL1 representa a terceira etapa de evolução da estratégia da Volkswagen no desenvolvimento do "Carro 1-litro" (automóvel capaz de rodar 100 km/l).Na entrada do novo milênio, o Prof. Dr. Ferdinand Piëch, que atualmente é o presidente do Conselho Supervisor da Volkswagen AG, estabeleceu a meta visionária de colocar no mercado um carro produzido em série que fosse prático para o dia a dia e consumisse um litro de combustível por 100 quilômetros. Com o XL1, que pode levar duas pessoas, a ideia tornou-se realidade.Apesar da tremenda eficiência do XL1, os engenheiros tiveram sucesso ao criar um conceito de carroceria mais adequado às necessidades diárias do que nos dois protótipos anteriores.Enquanto no protótipo L1, apresentado em 2002 e 2009, o motorista e o passageiro sentavam-se um à frente do outro, no XL1 os dois ocupantes ficam lado a lado, de forma quase igual a um veículo convencional.O XL1 mede 3.888 mm de comprimento, 1.665 mm de largura e apenas 1.153 mm de altura. Para os padrões automotivos convencionais, essas dimensões são radicais.Comparando, o esportivo Porsche Boxster é 129 mm mais alto (1.282 mm). O resultado é que o XL1 tem uma aparência espetacular – um carro do futuro, feito para a atualidade. |
USE SEMPRE O CINTO DE SEGURANÇA, INCLUSIVE, NO BANCO DE TRÁS DO CARRO. CIRCULE TAMBÉM DE DIA COM OS FARÓIS BAIXOS LIGADOS. SE BEBER, NÃO DIRIJA. ULTRAPASSAGENS IRREGULARES SÃO A GRANDE CAUSA DOS ACIDENTES NAS ESTRADAS. NÃO ULTRAPASSE NUNCA COM FAIXAS CONTÍNUAS. PODERÁ CAUSAR A MORTE DE OUTRAS PESSOAS, A SUA E A DE QUEM FOR NO CARRO COM VOCÊ. TENHA PACIÊNCIA. VIAJE SEMPRE E MUITO E VISITE E CONHEÇA AS BELEZAS TURÍSTICAS DO BRASIL
Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira
sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013
VOLKSWAGEN TEM O CARRO MAIS ECONÔMICO DO MUNDO. O XL1 FAZ 111 KM/L. É UM CARRO HÍBRIDO DE DOIS LUGARES PRODUZIDO EM SÉRIE QUE RODA 50 KM SÓ COM O MOTOR ELÉTRICO
Assinar:
Postar comentários (Atom)
ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.
-
São Caetano do Sul, SP - A Chevrolet acaba de confirmar um dos mais esperados lançamentos para o mercado brasileiro. Trata-se do n...
-
Sucesso de vendas em seu segmento, o Fiat Doblò acaba de chegar à rede de concessionárias trazendo várias novidades em sua linha 2013 q...
-
Conta a lenda que não há carro inroubável e isso não está muito longe da verdade. As f ábricas investem em equipamentos como chave...
-
Assista e se inscreva no canal Blog do Arnaldo Moreira no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCA6EytDe0Jf9DREdVoMImPA ...
-
Uma criação dos deuses Ferrari 612 GTO, saído da criatividade de Sasha Selipanov, é ainda um conceito, mas já vem sendo considerado um dos...
-
Assista e se inscreva no canal Blog do Arnaldo Moreira no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCA6EytDe0Jf9DREdVoMImPA Mogi ...
-
Não se deixe levar pelas aparências: apesar da dianteira que remete ao Agile , o novo Cobalt não tem nada de Agile Seda...
-
O lubrificante Extravida XV 300 (SAE 15W-40) da YPF acaba de ser homologado pela Volvo para ser usado nos motores de seus veículos que e...
-
Assista e se inscreva no canal Blog do Arnaldo Moreira no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCA6EytDe0Jf9DREdVoMImPA Te...
-
Texto e fotos: Arnaldo Moreira Avaliação concluída é hora de "falar" sobre as impressões na direção do SUV Jac T5, automático,...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário