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terça-feira, 18 de junho de 2013

PEUGEOT INAUGURA NO MODELO 508 UMA REVOLUÇÃO: MUDOU SEUS RESERVATÓRIOS DE ÓLEO DE METAL PASSANDO A USAR O AKULON ULTRAFLOW DA DSM. A PSA OPTOU PARA USAR O NOVO RESERVATÓRIO EM TODOS OS SEUS CARROS POR SER MAIS LEVE E CONTRIBUIR PARA DIMINUIR O CONSUMO DE COMBUSTÍVEL E DAS EMISSÕES DE DIÓXIDO DE CARBONO.



O Peugeot 508 é o primeiro veículo a usar a nova solução da DSM e há previsão de que outros modelos o façam. A PSA e seus clientes estão se beneficiando de um produto que não somente pesa menos que a versão em metal, mas também custa menos em sua fabricação, além de ajudar a diminuir o consumo de combustível e as emissões de dióxido de carbono durante a vida útil do veículo.

Reservatórios de óleo são a oportunidade ideal para engenharia de plásticos dentre as aplicações automotivas, pois eles podem gerar uma redução significativa no peso quando comparados a versões tradicionais de metal. 

Mas os reservatórios de óleo também oferecem um desafio considerável para os desenvolvedores: sua posição embaixo do motor significa que eles precisam suportar uma fricção mecânica considerável causada por exemplo, por pedras voando da rua, e impactos de guias caso o veículo seja tirado da rua e posto na calçada.

A Steep Plastique, uma das fornecedoras francesas líderes de mercado situada em Saint-Maurice-de-Beynost, desenvolveu, com sucesso, um reservatório 60% mais leve que a versão metálica. 

Além disso, graças ao uso de software de simulação desenvolvido pela Steep especialmente para esta aplicação, o reservatório foi aprovado em testes na empresa e na Peugeot, incluindo um severo teste de impacto de guia, um teste de impacto em pedras e um teste de queda de motor. 

Não é nem preciso falar que a poliamida 6, Akulon Ultraflow da DSM é também resistente ao óleo.

O Peugeot 504 passa a usar reservatório de óleo de metal

A categoria utilizada para a aplicação é o Akulon Ultraflow K-FHG7, reforçado com 35% de fibra de vidro, estabilizador térmico de poliamida 6 com ótimas propriedades de fluidez. 

Ela oferece vantagens significativas de processo comparada a produtos-padrão de poliamida 6, ao passo em que mantém as propriedades mecânicas necessárias. 

Esse é um importante passo adiante, disse Ralph Ramaekers, gerente do Segmento Global de Powertrain, na DSM: "Transformar esse projeto em um produto bem-sucedido exigiu um esforço conjunto dos especialistas da DSM e da Steep, e uma compreensão aprofundada das exigências da aplicação. Estamos satisfeitos que fomos para a produção. A DSM segue focada na substituição do metal no compartimento de motor e na carroceria do carro”.

Para Eric Delachambre, gerente da Steep Plastique, essa importante inovação demonstra que a DSM está desenvolvendo os materiais corretos para atender aos desafios enfrentados pela indústria. 

Agora, acrescentou, graças às melhorias significativas que fizemos em testes de colisão, poderemos fazer ainda mais progressos em aplicações como estas, levando os veículos a obter um desempenho melhor e causar um impacto ambiental menor.

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