Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sábado, 22 de junho de 2013

AUDI FAZ HISTÓRIA NA FAMOSA CORRIDA 24 HORAS DE LE MANS AO COLOCAR DOIS CARROS HÍBRIDOS NA PRIMEIRA FILA DA MAIS LONGA COMPETIÇÃO AUTOMOBILÍSTICA DO MUNDO, NA PROVA DE CLASSIFICAÇÃO. A CORRIDA COMEÇA, HOJE, SÁBADO (22), ÀS 10 HORAS, NA PEQUENA CIDADE FRANCESA.


Pela primeira vez em 90 anos de história das 24 Horas de Le Mans, dois carros híbridos ocuparão a primeira fila na mais tradicional prova de longa duração do planeta. 

Na noite da última quinta-feira, a equipe Audi Sport Team Joest colocou seus três Audi R18 e-tron quattro nas três primeiras posições do grid de largada para a prova que começa a ser disputada hoje - a partir das 10h no horário de Brasília.

A combinação das tecnologias TDI (de motores movidos a diesel) e quattro (tração integral) - que fez história em 2012 quando um carro da Audi foi o primeiro modelo híbrido a vencer em Le Mans - voltou a mostrar sua força nos dois dias de classificação ao longo dos 13.629 metros de extensão da pista de Sarthe, no oeste da França. 


A bordo do Audi R18 e-tron quattro #2, o francês Loïc Duval estabeleceu sua melhor volta em 3m22s349 (média de 242,5 km/h) ainda na sessão classificatória de quarta-feira, e não viu seu tempo ser batido na noite de quinta, quando a segunda sessão definiu as posições de largada.

Assim, o francês de 31 anos de idade que divide a pilotagem com Tom Kristensen (Dinamarca) e Allan McNish (Escócia), garantiu sua primeira pole position em Le Mans. 

A oitava da Audi que, como já havia feito em 2000, 2001, 2002, 2004, 2006, 2011 e 2012, também ficou com a segunda posição do grid.

Saindo ao lado do pole position neste sábado, o Audi R18 e-tron quattro nº1 será pilotado pelos atuais vencedores das 24 Horas, Marcel Fässler (Suíça), André Lotterer (Alemanha) e Benoît Tréluyer (França). Lotterer, inclusive, foi um dos poucos pilotos que conseguiram melhorar, na quinta-feira, suas marcas do dia anterior. 

Em uma pista que secava lentamente após as pancadas de chuva deste segundo dia de classificação, o piloto alemão estabeleceu uma volta em 3m23s696 e subiu da terceira par a segunda posição no grid.

Eleito o melhor estreante em Le Mans este ano, o brasileiro Lucas di Grassi, que pilota o R18 e-tron quattro nº1, ao lado de Marc Gené (Espanha) e Oliver Jarvis (Inglaterra), larga na terceira posição. 

Gené foi o autor da melhor volta do trio na classificação ao registrar sua passagem em 3m24s341.

Como já tinha acontecido na quarta-feira, uma série de incidentes causou paralisações e encurtou o tempo de pista aberta para os pilotos. 

Nas poucas voltas que fizeram com asfalto seco, os pilotos da Audi ainda conseguiram coletar dados importantes para a evolução do carro visando a corrida deste fim de semana.

Antes da prova começar (às 11h no horário de Brasília, 15h locais), os times terão um treino de 45 minutos para fazer os últimos ajustes e avaliações. 


Confira as 10 primeiras posições do grid para as 24 Horas de Le Mans 2013:

1 - Duval/Kristensen/McNish (Audi R18 e-tron quattro) 3m 22.349s 
2 - Fässler/Lotterer/Tréluyer (Audi R18 e-tron quattro) 3m 23.696s
3 - di Grassi/Gené/Jarvis (Audi R18 e-tron quattro) 3m 24.341s
4 - Davidson/Buemi/Sarrazin (Toyota) 3m 26.654s
5 - Wurz/Lapierre/Nakajima (Toyota) 3m 26.676s
6 - Prost/Jani/Heidfeld (Lola-Toyota) 3m 28.935s
7 - Belicchi/Beche/Cheng (Lola-Toyota) 3m 32.167s
8 - Leventis/Watts/Kane (HPD-Honda) 3m 36.547s
9 - Pla/Heinemeier/Brundle (Morgan-Nissan) 3m 38.621s
10 - Rusinov/Martin/Conway (Oreca-Nissan) 3m 39.535s

A corrida é transmitida por 27 canais ao redor do mundo e, pela internet, é possível acompanhar onboard os carros da Audi com a transmissão no site: 
e todas as informações no Twitter@Audi__Sport

A corrida também é transmitida ainda no site oficial da prova: www.lemans-tv.com.

Declarações após a classificação

Dr. Wolfgang Ullrich (Chefe da Audi Motorport): "Esta é uma ótima maneira de começar o fim de semana. Especialmente por ver os três carros nas melhores posições. Nos concentramos para isso durante todos os treinos e os pilotos se mostrara satisfeitos com o carro. Ocupar as três primeiras posições do grid é uma ótima motivação para a equipe, mas, em Le Mans, sabemos que não é crucial."

Chris Reinke (Chefe da LMP): "O resultado é uma ótima auto-afirmação para o time, mas estamos aqui para vencer a corrida, não a sessão classificatória. Vamos nos concentar na estratégia e nos detalhes para a corrida."

Ralf Jüttner (Diretor Técnico da Audi Sport Team Joest): "Nesta quinta-feira as condições foram um pouco mais caóticas do que na quarta. Tivemos chuva e várias interrupções. Conseguimos evoluir depois de preparar os carros do zero durante a noite. Todos os pilotos ficaram satisfeitos com o equilíbrio na quinta, mais até do que no dia anterior e garantem que têm um bom carro para a prova. Isso, na verdade, é o mais importante porque em Le Mans o resultado da classificação não significa muita coisa."

Loïc Duval (Audi R18 e-tron quattro #2): "Consegui uma volta na quarta-feira boa o suficiente para me garantir a pole. Isso significa, também, um ponto extra que pode ser decisivo no final do campeonato (Mundial de Endurance). É sempre bom largar na pole, embora isso não signifique muito em uma corrida como essa. Mas ficamos felizes. Na quarta-feira ainda não estávamos satisfeitos com o equilíbrio do carro, mas na quinta ele já se mostrou bem melhor. Como no fim da segunda sessão a pista estava mais rápida do que na primeira, cheguei a ficar preocupado em perder a posição, mas no fim deu tudo certo. Tudo correu dentro do programado e é por isso que estamos felizes com o resultaado."

Tom Kristensen (Audi R18 e-tron quattro #2): "Colocar nossos carros nas três primeiras posições do grid é como um sonho, mas ao mesmo tempo é exatamente o que esperávamos. Depois da volta perfeita que o Loïc (Duval) fez na quarta-feira, na quinta nos concentramos na preparação do carro para a corrida e estamos bastante satisfeitos. Agora precisamos trabalhar em conjunto com toda a equipe para ter um carro rápido e confiável durante as 24 Horas."

Allan McNish (Audi R18 e-tron quattro #2): "Todos na Audi Sport estão de parabéns. Dedicamos várias semanas de muito trabalho para essa corrida e o resultado não poderia ter sido melhor que as três primeiras posições do grid. Estamos bastante confiantes e creio que temos um bom acerto do carro para as condições de corrida. Na quarta-feira, Loïc (Duval) fez um tempo muito bom com a pista bastante suja e entrou para a história. Tom (Kristensen) e eu nos sentimos muito confortáveis no carro. Estamos bem, mas, como sempre, ainda temos longas 24 Horas pela frente."

Marcel Fässler (Audi R18 e-tron quattro #1): "Nossos parceiros estão de parabéns pela pole position. Fiquei feliz pelo fato de o André (Lotterer) ter recuperado uma posição na quinta e nos colocar na primeira fila. Mas o mais importante é que todos sentimos que o carro melhorou do primeiro para o segundo dia. Eu não esperava, por exemplo, ser tão competitivo com pneus usados. Guardamos alguns jogos novos porque esperávamos que a pista ia secar mais, mas largar em segundo é um ótimo começo."

Benoît Tréluyer (Audi R18 e-tron quattro #1): "Naturalmente nós tentamos a pole position, mas não conseguimos uma volta limpa no fim. Fomos muito rápidos nos trechos intermediários, então acho que tínhamos chances de conseguir. Loïc (Duval), porém, foi muito bem no tráfego e tirou proveito disso. Faz parte do jogo. O importante é que todo o time fez um excelente trabalho e conquistou um resultado brilhante para a Audi."

Lucas di Grassi (Audi R18 e-tron quattro #3): "De um modo geral foi uma boa classificação, apesar de sabermos que nosso carro tinha mais potencial no fim. Consegui o melhor tempo do primeiro setor no final da sessão e estava rápido no trecho intermediário, mas fiquei preso no tráfego. Colocar os três carros na frente do grid é um ótimo começo para a Audi, mas todos sabemos que a corrida é bastante longa."

Marc Gené (Audi R18 e-tron quattro #3): "Na terceira sessão eu tive a oportunidade fazer apenas uma volta, mas à noite. Na quinta, Lucas (di Grassi) mostrou que nosso carro é rápido, confirmando as expectativas. Sinto que estamos bem preparados para a corrida."

Oliver Jarvis (Audi R18 e-tron quattro #3): "O que podemos dizer após a classificação é que temos um ótimo carro. Conseguimos ser rápidos mesmo com pneus usados e temos a impressão que, com pneus novos e uma volta limpa, era possível brigar pela pole. Mas vamos com total confiança para a corrida."


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.