Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

segunda-feira, 17 de junho de 2013

FIAT AUTO NO 6° SALÃO INTERNACIONAL DO AUTOMÓVEL DE BUENOS AIRES


No 6° Salão Internacional do Automóvel Buenos Aires 2013, a marca Fiat está presente com inúmeras novidades de produto em um estande de 1.200m2, especialmente desenhado para comunicar os seus principais atributos de imagem: “italianidade, tecnologia e design”, que refletem o DNA da marca.

No estande, os visitantes irão encontrar alguns dos produtos da marca que resumem o estilo italiano, tanto no mundo da moda quanto do design industrial, como é o caso do Fiat 500 Cabrio e o 500 Abarth Cabrio. 


Também estarão presentes o monovolume da marca Fiat 500 L equipado com o motor 1.4 16V Fire de 95 cv, e o Panda 4X4, que traz o revolucionário propulsor bicilíndrico de 875cc, TwinAir 8V Turbo de 85 CV - premiado em 2012 como “Engine of the Year”- com caixa de câmbios de 6 marchas.

Outros modelos de sucesso dentro de sua categoria e também presentes no stand são o Fiat Qubo e o Fiat Doblò de 7 lugares, dois veículos versáteis, funcionais e de forte personalidade.

Na ilha do Novo Uno são exibidas as versões Sporting deste hatchback, desenhada especialmente para aqueles que procuram um modelo único, com personalidade e estilo próprio. 

Em termos de novidades, também brilha neste espaço da casa italiana, o Fiat Mio, um “concept car” com design ultra futu-rista.

Continuando o percurso pelo estande da marca, e já dentro do espaço “Off Road”, está exposta junto ao Panda 4x4, a Strada Adventure Cabine Dupla, uma versão exclusiva que levou este modelo à liderança no segmento de picapes leves, pelo segundo ano consecutivo na Argentina e 13 anos no Brasil.

A exibição de modelos se completa com produtos que integram atualmente a oferta da marca na Argentina e que reforçam sua vigência em matéria de tecnologia e design, como é o caso dos modelos lançados recentemente: Fiat Bravo 1.4 Turbo de 140 CV, Grand Siena, Novo Punto, Novo Palio e Li-nea.

Do mesmo modo, dando visibilidade à participação da Fiat no automobilismo esportivo, é exibido um Fiat 500 Abarth “Assetto Corse”, trazido diretamente da copa 500 Abarth que acontece na Itália. 

No que se refere a equipes de competição com o apoio da marca, a Fiat participa do campeonato argentino de Super TC 2000, com dois pilotos de primeira linha: José Maria (Pechito) López e Facundo Ardusso, e também acompanha este evento com os modelos Punto Abarth “Assetto Corse” da categoria monomarca “Abarth Punto Competizione”, da qual participam pilotos amadores.

E pela importância da evolução tecnológica com a qual a Fiat surpreende em termos de inovação, se exibe o Novo Punto Dualogic® Plus, com seu novo comando no volante da caixa de câmbio automatizada, oferecido também na Argentina no Novo Palio, Grand Siena e Linea.

A Fiat também estará presente na pista especialmente habilitada para testes dinâmicos. 

Lá, um Idea Adventure, uma Strada Adventure Cabine Dupla e um Panda 4x4, demonstrarão no terreno suas virtudes para contornar as dificul-dades apresentadas no circuito.


Novo Fiat Panda
Entre as novidades do estande da marca no Salão Internacional do Automóvel de Buenos Aires, um lugar de privilégio corresponde ao novo Fiat Panda, em sua versão 4x4. 

Esta terceira geração do modelo é produzida na fábrica de Pomigliano d'Arco, perto de Nápoles, na planta Giambattista Vico, e se apresenta como “avant première” ao público argentino, com lançamento pre-visto para o final deste ano na Argentina.

O Fiat Panda tornou-se com o passar dos anos um autêntico ícone do design italiano: simplicidade, funcionalidade e personalidade são atributos que se unem neste modelo, que é muito mais que um city car.

No estande da Fiat, o Fiat 
anda 4x4 é apresentado em uma ilha dedicada ao mundo off road, completando a oferta da marca com os modelos da gama Adventure. 


O Fiat Panda 4x4 está equipado com um sistema de transmissão de tração integral do tipo "torque on demand", que incorpora dois diferenciais e uma junção controlada eletronicamente. 

Trata-se de uma tração total permanente, gerenciada por uma central eletrônica que, analisando os sinais do veículo, reparte a tração entre os eixos dianteiro e traseiro de modo homogêneo e proporcional, dependendo das condições do terreno. 

As vantagens principais oferecidas por este sistema são o funcionamento totalmente automático e menor consumo de combustível.

O Fiat Panda 4x4 ainda inclui de fábrica o sistema ESP (Electronic Stability Control) com função ELD (Electronic Locking Differential), outra ajuda para a direção e a partida em superfícies com escassa aderência (neve, gelo, barro, etc.).

Fiat Panda Trekking: a versão que combina o visual aventureiro de um todo terreno dotado de tração dianteira inteligente com tecnologia “Traction +”. 

Por estética e equipamento, a nova versão é muito similar à 4x4, sendo as únicas diferenças a cor das rodas de liga e a ausência dos protetores embaixo dos para-choques.

Uma peculiaridade exclusiva do Fiat Panda Trekking é, no entanto, o exclusivo sistema “Traction +” de controle da tração que, por um lado, incrementa a motricidade do veículo em terrenos difíceis e com escassa aderência e, por outro lado, resulta em uma tecnologia mais barata que a tração 4x4.

Neste sentido, o sistema “Traction +” está em perfeita sintonia com o conceito Panda: “um carro com o qual você pode fazer o que mais gosta”.


Novo Fiat 500L
Outro protagonista do estande da marca no Salão de Buenos Aires é o novo Fiat 500L, produzido na fábrica sérvia da Fiat Auto em Kragujevac, e que também se apresenta como um “avant première” para o mercado argentino.

Com o ‘L’, o FIAT 500 cresce junto com seus clientes, para enfrentar novas experiências e novas exigências. Se o Fiat 500 é o carro compacto com design e distinção, perfeito para os jovens e para a cidade, o Fiat 500L é o primeiro veículo da família capaz de manter a essência do 500, mas com a versatilidade de conter todas as grandes emoções da vida: as crianças, os amigos, as viagens, fazendo com que as grandes emoções se transformem em grandes experiências.

O novo modelo da gama 500 oferece habitabilidade de monovolume, presen-ça de pequeno SUV e características de carro compacto, eficiente e funcional.

O Fiat 500L foi desenhado no Centro Stile Fiat na Itália, se inspirando no conceito “Cab Forward”, a reinterpretação moderna de um carro pensado para obter maior visibilidade externa e grande luminosidade interna. 

Aqui nasce a grande superfície envidraçada que se desenvolve ao redor do veículo e o teto de vidro laminado de 1,5 m2 de superfície, o maior da sua categoria, que melhora a sensação de domínio da rua e a facilidade de manobras de estacionamento.

Luminoso por dentro e colorido por fora graças a uma grande variedade cromática, o 500L mantém o espírito onde o Fiat 500 marcou a diferença, intro-duzindo combinações de cores específicas em branco, cinza e preto.

Também ressalta o interior do 500L com atributos particulares como o painel na cor da carroceria e a tapeçaria bicolor, que recria as atmosferas típicas do mundo 500, combinando detalhes de estilo, como o sofisticado design do volante, a iluminação clara do painel de instrumentos, as formas práticas e ori-ginais da alavanca do freio de mão e de câmbio.

O prazer de dirigir e o conforto a bordo são mais fáceis de obter graças aos bancos multi-funcionais, reguláveis em cada eixo de movimento, através de 8 modalidades diferentes.

As dimensões do novo Fiat 500L – 4.147mm de comprimento, 1.784mm de largura, 1.665mm de altura – oferecem um espaço ideal para aproveitar e olhar o mundo de um ambiente confortável e exclusivo.

Também possui um grande porta-malas com capacidade de 400 litros, com cargo box configurável, simples, mas muito eficaz, que permite dividir os pla-nos de carga.

O 500L se apresenta com um motor de excelentes características e confiabilidade, como é o Fire 1.4 16V que desenvolve uma potência máxima de 95cv e respeita as normas de emissões europeias mais exigentes Euro 6 e se completa com uma caixa de câmbios de 6 velocidades.

Não só um motor eficiente, mas também tecnologias de vanguarda se incluem no Fiat 500L, como a nova interface touchscreen, que integra as funções chave do veículo através de um mecanismo fácil e intuitivo. 

O hardware de excelente qualidade consta de um “touchscreen” de 5 polegadas com nave-gação integrada que o transforma em um pequeno tablet. 

As conexões USB, Bluetooth® e AUX-IN permitem escutar os SMS recebidos e a música que desejar, através do smartphone e do MP3. Tudo sem se distrair, graças aos comandos no volante e ao reconhecimento de voz.


Fiat 500 Abarth Cabrio 595
No Salão de Buenos Aires 2013 também estará presente o exclusivo Fiat 500 Abarth em sua versão Cabrio 595 de 160 cv, produzido na fábrica da Fiat em Tychy, Polônia. Este evoca o espírito dos lendários 500 Abarth dos anos 60.

Nascido com a intenção de reforçar ainda mais o posicionamento esportivo da marca, ele incorpora as últimas novidades disponíveis no campo da mecânica, a segurança e a tecnologia, permanecendo sempre fiel ao que nos anos 60 se dizia dos automóveis Abarth: pequenos e muito potentes - os modelos Abarth eram verdadeiros escorpiões capazes de infiltrar o veneno da paixão pelos motores e o prazer pelos desafios, pela velocidade e pelo design italiano.

Em perfeita sintonia com a tradição do escorpião, o design do Fiat 500 Abarth Cabrio, concebido no Centro Stile Fiat na Itália, não é uma simples interpretação do modelo histórico, mas, além disso, melhora substancialmente seu desempenho.

A mais clara demonstração desta nova configuração está na especial atenção dedicada à aerodinâmica e à funcionalidade de alguns elementos.

Destaque para o perfil traseiro com a presença de um para-choque específico, o extrator aerodinâmico, a dupla ponteira de escapamento e o aerofólio colocado no teto, o que dá a ele um visual esportivo, além de garantir excelente desempenho aerodinâmico.

Atenção para o logotipo do escorpião no silenciador, como nos históricos silenciadores dos escapamentos produzidos pela Abarth no passado.

A parte frontal é composta por três tomadas de ar: uma central (maior com relação ao modelo base) e outras duas simétricas em ambas as extremidades do para-choque, que correspondem exatamente à posição dos dois intercooler (ar - ar), que podem ser vistos através das grades. Eles garantem melhor fluxo de ar para elevar ainda mais a performance do motor.

Nas laterais encontramos os escudos Abarth atravessados por um raio tricolor, tal como apareciam nos 595 e 695 Abarth dos anos 60, e que ainda hoje são um símbolo da imagem esportiva da marca.

Por último, as rodas de 17 polegadas com pneus de baixo perfil ressaltam ainda mais o caráter esportivo deste 500 Abarth.

O interior do Fiat 500 Abarth Cabrio é caracterizado por um painel de instrumentos específico e por um manômetro analógico usado para medir a pressão do turbo. 

No interior do manômetro está o indicador do sistema GSI (Gear Shift Indicator), que indica ao motorista quando é conveniente realizar uma troca de marcha, mediante a iluminação de um indicador.


A versão do Fiat 500 Abarth Cabrio 595 é equipada com caixa de câmbio MTA (Manual Transmission Automated), de 5 velocidades, denominada “Abarth Competizione”, que na parte traseira do volante inclui as aletas para troca de marchas, eliminando a alavanca tradicional no console central.

Os pedais também apresentam um caráter esportivo, assim como a empunhadura do freio de mão revestida em couro. 

Do mesmo modo, os bancos de couro, incluindo o apoio de cabeça integrado no encosto, apresentam um design envolvente exclusivo do Abarth, garantindo uma posição estável e uma excelente contenção lateral, inclusive em curvas a alta velocidade.

Entre os itens de segurança, o Fiat 500 Abarth traz sete airbags de série ‐ dois dianteiros, dois de cortina, dois laterais e um para a proteção dos joelhos do motorista. 

E adota soluções técnicas sofisticadas para garantir um perfeito controle do veículo por parte do motorista (segurança ativa), tais como sistema ABS com EBD (Electronic Brake Distribution); o sofisticado programa eletrônico de estabilidade ESP (Electronic Stability Program); o sistema anti-deslizamento ASR (Anti Slip Regulation ou controle de tração) ou os dispositivos Hill Holder, que auxiliam o motorista nas partidas em aclive, e o HBA (Hydraulic Brake Assistance), que atua nas freadas de emergência.

O Fiat 500 Abarth Cabrio 595 oferece melhor desempenho, melhor direção e maior capacidade de freada, ou seja, o comportamento dinâmico de um veículo destinado a competição. 

Ele tem sob o seu capô o motor T Jet 1.4 16V Turbo, que desenvolve uma potência máxima de 160 cv a 5.500 rpm. 

Trata-se de um 4 cilindros, 16 válvulas e 1.368 cm3 (superalimentado com turbocom-pressor) que oferece desempenho destacado, com uma velocidade máxima de 210 km/h e uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 7,4 segundos.

Os Abarth são automóveis célebres por serem lindos, esportivos e capazes de oferecer, graças à última tecnologia, o legado de uma grande tradição de campeonatos e de vitórias. 

São automóveis que, no uso cotidiano, proporcionam grandes sensações e o verdadeiro prazer de dirigir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.