Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

terça-feira, 9 de abril de 2013

AS PICAPES GANHAM CADA DIA MAIS ESPAÇO NO GOSTO DOS CONSUMIDORES. NA RAM 2500 LARAMIE, HOJE SOB O CONTROLE DA FIAT, TODOS OS EQUIPAMENTOS SÃO DE SÉRIE. O MOTOR DIESEL DE 6.7 L GARANTE POTÊNCIA PARA REBOCAR ATÉ CERCA DE 6 TONELADAS E OFERECE ABSOLUTO CONFORTO AOS PASSAGEIROS. TUDO ISSO POR MENOS DE R$ 185 MIL



Os brasileiros são apaixonados por carros. Diria que não apenas os brasileiros, as pessoas, independente do lugar onde nasçam - entre elas, cada vez mais mulheres - são atraídas pelos carros e, muitas, viram mundos e fundos para poderem adquirir um. Essa relação fica mais próxima quando o carro em questão é uma imponente RAM 2500, Laramie.

O gosto cada vez mais requintado pelos carros está na razão direta da beleza estética e fisionômica de cada modelo e o mercado apostou com sucesso nas picapes, que circulam embelezando as nossas ruas e estradas.

O seu porte vigoroso, inspira confiança, desvenda conforto e já apaixona muitas mulheres - que as vêem preferindo por, entre outros motivos, a posição elevada na direção. Os homens são, contudo, os maiores consumidores. 


A Ram 2500, Laramie, à venda no Brasil desde 2012, é uma dessas picapes e a maior das que circulam no País. Um dos pontos fortes da Laramie é sua competência off-road. 

Com a alavanca de câmbio automático na coluna de direção, o que permite mais conforto para o passageiro do meio no banco da frente, a Lartamie tem uma caixa de transferência NV273, a tração 4x4, com opção de reduzida, e é engatada eletronicamente, por meio de um seletor giratório no painel. E ainda tem a ajuda de pneus, de uso misto,  265/70 R17, para rodar fora da estrada. 

RAM 2500, do Grupo Chrysler, tem um novo conjunto mecânico de respeito, um motor turbodiesel Cummins®, moderno e eficiente, de 310 cv e 84,6 mkgf de torque, e câmbio automático de seis marchas. 


Outro aspeto do refinamento da Laramie, que é vendida em versão única, é o nível de equipamentos: ar-condicionado automático de dois quadrantes, bancos revestidos de couro, câmera de estacionamento, sistema de áudio MyGIG com tela sensível ao toque de 6,5” e HD de 30 GB, entre muitos outros.

Potência de sobra
O motor turbodiesel Cummins é de nova geração, 6.7 litros. Tem potência máxima, de 310 cv, obtida a 3.000 rpm, enquanto todo o enorme torque de 84 mkgf surge a 1.500 giros. 

Com tanta força disponível, a Ram 2500 pode rebocar mais de 5.500 kg, quando equipada com o kit de engate e reboque da Mopar específico para este tipo de carga. 


Com um comprimento muito perto dos seis metros e mais de três toneladas de peso, a Laramie acomoda com facilidade seis pessoas, além oferecer uma excelente e espaçosa caçamba. 


Estilo
O design da nova geração deixou a Ram 2500 com traços retilíneos mostrando-a mais “musculosa” do que a versão anterior. A grade dianteira está maior,
 o capô mais elevado e os acabamentos cromados decoram várias áreas do exterior, inclusive a grade frontal, os para-choques e parte das maçanetas e das capas dos retrovisores e a nova logomarca da Ram  destacada em desenho em alto relevo. 

O interior da RAM 2500 tem acabamento de luxo. O revestimento é em couro combinando com diversos materiais, incluindo 
cromados nas saídas de ar, aplique imitando madeira, no centro do painel que tornam o habitáculo muito elegante. 


Segurança
A Ram 2500 conta com importantes itens de segurança: conjunto de air bags formado por seis bolsas, garantindo oito pontos de proteção. Os air bags dianteiros são de múltiplos estágios, os bancos dianteiros contam com air bags laterais suplementares e ainda há os air bags do tipo cortina, que protegem tanto os ocupantes da frente como os de trás.

Modernos recursos eletrônicos auxiliam na condução do veículo, controle eletrônico de estabilidade (ESC) e os freios ABS nas quatro rodas com distribuição da força de frenagem. 


A pressão dos pneus é controlada pelo computador de bordo e visível na tela de 3,5”, no centro do painel. Em caso de forte e repentina perda de pressão, um aviso é dado imediatamente. 


A RAM 2500 tem força para rebocar 5.624 kg (usando equipamento específico da Mopar), e possui o exclusivo sistema de freio motor integrado “Diesel-exhaust-brake”. 

Essa função reduz as perdas na eficiência do freio, aumentando a confiança e a segurança durante o transporte de cargas pesadas em declives acentuados.

Conforto
Um enorme apoio de braço central dianteiro se transforma em um encosto, quando levantado, na RAM 2500. Abaixado, a peça funciona ainda como amplo porta-objetos, capaz de abrigar até um notebook.


O banco traseiro acomoda três adultos grandes com folga e tem outro generoso compartimento porta-trecos. 
Os bancos têm suportes laterais e apoio lombar aprimorados, criando uma cabine confortável mesmo nos dias de trabalho mais longos. Muitos controles estão alinhados no painel central para facilitar o acesso aos botões e seletores. 

O conforto de rodagem é garantido pelo eficiente acerto de suspensão e pelos coxins hidráulicos, que proporcionam maior amortecimento ao longo do chassi, movimentando menos a carroceria.

Equipamentos
Na Ram 2500 Laramie, que custa R$ 184.900,00, todos os itens são de série: ar-condicionado automático de dois quadrantes, revestimento de couro, sistema Uconnect Bluetooth, aquecimento dos bancos dianteiros e volante, memória para os ajustes elétricos dos bancos dianteiros e um sistema de entretenimento que merece atenção especial.


Com tela de cristal líquido sensível ao toque, o MyGIG reproduz CD, DVD, arquivos MP3 e conta com um disco rígido para armazenar 30 GB. Recurso perfeito para copiar sua coleção de músicas e vídeos preferidos no veículo, evitando o transporte de qualquer tipo de mídia física. Da renomada marca Alpine, o sistema de som é formado por nove alto-falantes e um subwoofer.

Além disso, a nova Ram 2500 tem controle eletrônico de velocidade de cruzeiro, entradas auxiliar e USB, faróis com sensor crepuscular, sensores traseiros de estacionamento e vidro traseiro (que separa a cabine da caçamba) com acionamento elétrico.



Ficha técnica 
Ram 2500 Laramie 

Informações gerais
Tipo de carroceria: Quatro portas, picape grande
Fábrica: Saltillo, Estado de Coahuila, México

MOTOR: CUMMINS® DIESEL, 6.7, SEIS CILINDROS EM LINHA, 24 VÁLVULAS
Tipo e descrição: Seis cilindros em linha, de refrigeração a água, com turbocompressor e intercooler
Deslocamento: 6.690 cm³
Diâmetro x curso: 107 mm x 124 mm
Sistema de válvulas: Comando de válvulas lateral, 24 válvulas
Injeção de combustível: Eletrônica, common rail de alta pressão
Construção: Bloco e cabeçote de aço fundido
Taxa de compressão: 17,3:1
Potência: 310 cv (228 kW) a 3.000 rpm
Torque: 84,6 mkgf (830 Nm) a 1.500 rpm
Rotação maxima do motor: 3.500 rpm
Combustível: Óleo Diesel
Capacidade de óleo do motor: 11,3 L
Capac. de líq. de arrefecimento: 28 L

TRANSMISSÃO: 66RFE, AUTOMÁTICA, SEIS MARCHAS
Descrição: Três conjuntos de engrenagens planetárias, controle eletrônico total e embreagem conversora de torque controlada eletronicamente

Relação de marchas
1ª                                       3,231
2ª                                       1,837
3ª                                       1,41
4ª                                       1
5ª                                       0,816
6ª                                       0,625
Ré                                      4,444

Relação de transmissão final: 2,33

CAIXA DE TRANSFERÊNCIA: NV273
Tipo: Uso temporário, comando eletrônico
Modos de tração: 4x2 (traseira); 4x4; 4x4 Reduzida
Relação de reduzida: 2,72

DIMENSÕES E CAPACIDADES
Comprimento total: 5.834 mm
Largura total: 2.029 mm, sem espelhos retrovisores
Altura total: 1.994 mm
Distância entre-eixos: 3.782 mm
Bitola dianteira: 1.735 mm
Bitola traseira: 1.732 mm
Capacidade de combustível: 128 L

DISTÂNCIAS DO SOLO
Ângulo de entrada: 21,8°
Ângulo de rampa: 18,2°
Ângulo de saída: 27°
Vão livre dianteiro: 188 mm
Vão livre traseiro: 180,3 mm

ACOMODAÇÕES
Capacidade de lugares, D/T - 3/3
Dianteira
Espaço na alt. da cabeça     1.040,5 mm
Espaço na alt. das pernas    1.041,3 mm
Espaço na alt. dos ombros   1.676,4 mm
Espaço na alt. dos quadris   1.604,5 mm
Curso do trilho do banco       179,2 mm
Ângulo de reclinação            42°
Traseira
Espaço na alt. da cabeça     1.012,8 mm
Espaço na alt. das pernas    1.023,6 mm
Espaço na alt. dos ombros   1.670 mm
Espaço na alt. dos quadris   1.605,2 mm
   Volume interno, D/T              1.800/1.700 L
                                         
CAÇAMBA
Tamanho nominal: 1.930,4 mm    
Volume: 1.628,2 L
Comprimento interno: 1.938,5 mm (tampa fechada)
Largura interna: 1.686,9 mm
Distância entre caixas de rodas: 1.295,4 mm
Profundidade: 510,5 mm
Largura da abertura da tampa: 1.535,3 mm

CARROCERIA E CHASSI
Layout                 Motor dianteiro longitudinal, tração nas quatro rodas com caixa de transferência

Construção          Cabine de aço sobre chassis tipo escada, com caçamba separada, de aço

SUSPENSÃO
Dianteira              Eixo rígido, com cinco braços, molas helicoidais, barra estabilizadora
Traseira               Eixo rígido, com feixe de molas semi-elípticas

DIREÇÃO
Tipo: Hidráulica, de esferas recirculantes
Diâmetro de giro: 13,3 m

PNEUS/RODAS
Pneus: 265/70 R17
Rodas: Alumínio, de 17 polegadas

FREIOS
Sistema padrão: ABS (antitravamento) nas quatro rodas
Dianteiros
Tipo: Disco com pinça de pistão duplo
Tamanho: 360 mm x 39 mm

Traseiros
Tipo: Disco com pinça de pistão duplo
Tamanho: 358 mm x 34 mm

PESOS
Peso em ordem de marcha: 3.279 kg
Peso bruto total : 4.354 kg
Capacidade de carga: 1.075 kg
Capacidade de tração: 5.624 kg (com kit de engate e reboque Mopar)

Principais equipamentos
Ram 2500 Laramie

Air bags dianteiros de múltiplos estágios
Air bags laterais suplementares montados nos bancos dianteiros
Air bags dianteiros/traseiros tipo cortina
Alarme antifurto
Ar-condicionado automático de dois quadrantes
Bancos revestidos em couro, dianteiros tripartidos na proporção 40/20/40
Bancos dianteiros com aquecimento
Banco traseiro bipartido na proporção 60/40
Bancos dianteiros com ajuste elétrico (motorista: 10 direções/passageiro: 6 direções)
Central de informações veiculares programável
Compartimento de carga sob o assento traseiro
Controle remoto de abertura das portas
Controle eletrônico de estabilidade (ESC)
Controle eletrônico de velocidade
Entrada auxiliar para equipamentos eletrônicos e entrada USB remota
Espelhos de cortesia iluminados
Faróis halógenos com sensor crepuscular
Faróis de neblina
Freios a disco nas quatro rodas com sistema ABS
Monitoramento da pressão dos pneus
Para-choques cromados; maçanetas na cor da carroceria com detalhes cromados
Porta-objeto sob o assoalho do banco de trás
Retrovisor interno anti-ofuscante automático
Retrovisores externos com acionamento elétrico
Retrovisores com luzes direcionais integradas
Sistema 4x4 com comando eletrônico
Sistema de memória para rádio, banco do motorista e espelhos retrovisores
Sistema de áudio MyGIG, com HD de 30 GB
Sistema de áudio premium com 9 alto-falantes incluindo 1 subwoofer
Sistema de freio motor (Diesel-Exhaust-Brake)
Sistema Bluetooth Uconnect™
Sensores de estacionamento traseiro
Tampa traseira da caçamba com chave
Vidro traseiro com acionamento elétrico
Volante aquecido com controles de áudio integrados.

Para mais informações, clique em www.picapesram.com.br.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.