Em uma programação que também teve provas do Brasileiro de Marcas e do Sul-Americano de F-3, Marcelo Costa e Rodrigo de Paoli, venceram, respectivamente, as nona e décimas etapas do Estadual de Marcas, realizadas, neste domingo, no autódromo de Jacarepaguá. Com 20 carros no grid, ambas as provas foram das mais disputadas e prenderam a atenção do público que compareceu ao circuito carioca.
A primeira corrida do dia apresentou um domínio absoluto de Marcelo Costa, apesar de um início pouco convincente. Dono da pole, Paulo Coelho manteve a ponta quando a largada foi autorizada. Costa, o segundo, caiu para quarto, ao ser superado por Rodrigo de Paoli e Celso Viana. Mas bastaram apenas duas voltas, para que Marcelo Costa recuperasse sua posição de largada, sempre com ultrapassagens no fim do retão.
Com um rendimento bem superior, o piloto do carro 81 não tardou a chegar no líder. Paulo Coelho ainda resistiu por cinco voltas, mas, na oitava passagem, Marcelo Costa tomou a ponta. Mesmo após a entrada regulamentar do pace car, na metade das 20 voltas, para o reagrupamento do grid, Costa não teve trabalho e recebeu a bandeirada com 4s073 de vantagem. “Sabia que tinha um carro muito bem acertado. Por isso, na largada, procurei fugir da confusão”, contou o vencedor.
Na segunda prova, válida pela décima etapa do campeonato, coube a Costa a oitava posição do grid, porque, como determina o regulamento, os oito primeiros têm as posições invertidas. Paulo Lanfredi ficou com a primeira posição. Na largada, Jorge Cláudio Schuback, o segundo, pulou na frente e parecia disposto a colocar em seu vasto currículo mais uma vitória, sem deixar brechas para João Scalabrin, o líder do campeonato que ocupava a segunda colocação.
Apresentando o bom rendimento da primeira prova, Marcelo Costa não demorou a entrar nesta disputa pela liderança. Sem perder tempo, ele superou Scalabrin, para ocupar a segunda posição. Mas, Schuback mostrou que não seria uma presa fácil. Em diversos momentos os dois andaram emparelhados, mas, sempre por fora, Marcelo não levava vantagem. A disputa seguiu acirrada até a entrada do safety car.
Na volta seguinte à saída do carro de segurança que reagrupou o grid, Costa, mais uma vez, dividiu com Schuback a primeira perna do “S”, mas os dois acabaram se enroscando. Costa ficou na brita e Scalabrin aproveitou para assumir a ponta. Rodrigo de Paoli herdou a segunda posição e, nesta ordem, aconteceu a bandeirada. Mas, punido com um acréscimo de 20 segundos por queima de largada, Scalabrin caiu para a sexta posição e De Paoli comemorou a vitória. “Tive sorte e usei a cabeça, evitando precipitações e confusões”, sintetizou o vencedor da corrida.
Veja os cinco primeiros das duas etapas do Estadual de Marcas:
9ª etapa
1- Marcelo Costa – 34m55seg300
2- Paulo Coelho – a 4s073
3- Rodrigo de Paoli – a 7s421
4- Celso Viana – a 8s639
5- Chiquinho Costinhas – 9s629
10ª etapa
1- Rodrigo de Paoli – 31m26s509
2- Rafael Franco – a 3s672
3- Olavo Leite – a 4s230
4- André Rodrigues – a 8s075
5- Celso Viana – 8s380
Crédito fotos: Jô Rocha
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário