O barco ficou entre os quatro primeiros colocados em 12 das 14 regatas disputadas ao longo das etapas de Ilhabela (SP) e Búzios (RJ). "Desde o começo do ano, nosso objetivo era vencer a Mitsubishi Sailing Cup. Nós tivemos uma média muito boa nas duas etapas, mesmo sem ser campeões em nenhuma delas. Aqui em Búzios, o evento foi maravilhoso, com boas velejadas e conseguimos manter a regularidade e sair campeões. Estamos muito felizes", afirma o timoneiro do veleiro e tricampeão mundial de vela, Maurício Santa Cruz
Assim como na temporada 2011, a Mitsubishi Sailing Cup mostrou, mais uma vez, uma disputa muito parelha na HPE 25, a mais numerosa classe monotipo no Brasil. Em 2012, a diferença entre os três primeiros colocados na geral ficou em apenas um ponto: Relaxa Next terminou com 23 pontos perdidos, Ginga, com 24 e o Atik, com 24.
"Os barcos são todos iguais e com grandes velejadores na tripulação. Isso iguala muito a velocidade e, consequentemente, as disputas. Então, os melhores são definidos nos detalhes. Felizmente, ficamos com o título geral. Agora, continuaremos treinando para melhorar cada vez mais", explica o timoneiro do Relaxa Next.
"O dia foi ótimo. Essa disputa acirrada da HPE 25 é muito boa para a classe, porque mostra uma equilíbrio entre os barcos, a velejada fica mais emocionante e rápida. E, aqui em Búzios, as condições são excepcionais", afirma Breno.
Classe S40
Na classe S40, o dia foi de comemorações na Mitsubishi Sailing Cup. Com os resultados da etapa e do campeonato geral definidos, ambos a favor do veleiro argentino Patagonia, as embarcações aproveitaram mais um belo dia no litoral carioca para curtir um pouco o clima do evento.
Na regata de 2 milhas (3,7 km) com vento leste de 18 nós, melhor para o Carioca, do comandante Roberto Martins. "É muito bom fechar com vitória. Nesta etapa, foram duas conquistas de regatas em oito disputadas, então estamos felizes. Búzios é um paraíso para se velejar", exalta Roberto.
Com o final das oito regatas disputas na segunda etapa da Mitsubishi Sailing Cup, considerando um descarte, o título de Búzios ficou com o Patagonia - foto acima - (12 pontos perdidos), seguido pelo brasileiro Crioula (22 pp) e pelo chileno Claro (25 pp). Na temporada 2012, o Patagonia foi o grande campeão com 26 pontos perdidos, seguido pelo Crioula (49 pp) e pelo chileno Mitsubishi Motors (52 pp).
"Tudo correu muito bem em Ilhabela e Búzios. O barco foi rápido e a tripulação sensacional. Além de tudo, não tivemos nenhum problema ao longo das regatas, o que torna o trabalho muito mais fácil. Estamos muito felizes", conta o tático do Patagonia e hexacampeão mundial de vela, Mariano ‘Cole’ Parada.
Outras premiações
Na regata de 2 milhas (3,7 km) com vento leste de 18 nós, melhor para o Carioca, do comandante Roberto Martins. "É muito bom fechar com vitória. Nesta etapa, foram duas conquistas de regatas em oito disputadas, então estamos felizes. Búzios é um paraíso para se velejar", exalta Roberto.
"Tudo correu muito bem em Ilhabela e Búzios. O barco foi rápido e a tripulação sensacional. Além de tudo, não tivemos nenhum problema ao longo das regatas, o que torna o trabalho muito mais fácil. Estamos muito felizes", conta o tático do Patagonia e hexacampeão mundial de vela, Mariano ‘Cole’ Parada.
Além das tradicionais entregas de medalhas e troféus, a terceira temporada da Mitsubishi Sailing Cup contou com dois novos prêmios: o Troféu Tripulação Mais Elegante do Circuito e o Troféu Destaque da Etapa. O veleiro escolhido como o mais elegante foi o chileno S40 Mitsubishi Motors. Já o destaque da etapa foi HPE 25, Relaxa Next.
O evento
A Mitsubishi Sailing Cup é uma competição para veleiros monotipos de oceano que chega à 3ª temporada em 2012. Primeiro campeonato exclusivo para barcos deste tipo no Brasil, a competição coloca a prova, nos litorais de Ilhabela (SP) e Búzios (RJ), os mais modernos barcos de regata do mundo: S40 e HPE25.
Mais uma vez, a competição conta com grandes nomes da vela mundial, como os irmãos Torben e Lars Grael, Guillermo Parada, Mariano "Cole" Parada, além de um barco 100% feminino comandado por Martine Grael.
Para saber tudo que aconteceu na temporada 2012 da Mitsubishi Sailing Cup, acesse o Twitter (www.twitter.com/mitsailingcup), o Facebook (www.facebook.com/Mundomit) e o site www.mitsubishisailingcup.com.br.
Classe S40
1. Patagonia (ARG) - (3 + 1 + 1 + 2 + 2 + 1 + 2) - 12 pontos perdidos
2. Crioula (BRA) - (1 + 2 + 4 + 3 + 4 + 5 + 3) - 22 pp
3. Claro (CHI) - (3 + 3 + 1 + 5 + 3 + 6 + 4) - 25 pp
4. Mitsubishi Motors (CHI) - (4 + 4 + 2 + 6 + 2 + 5 + 2) - 25 pp
5. Movistar (CHI) - (7 + 6 + 4 + 1 + 6 + 3 + 5) - 32 pp
6. Carioca (BRA) - (5 + 7 + 7 + 8 + 8 + 1 + 1) - 37 pp
7. Pisco Sour (CHI) - (8 + 8 + 6 + 3 + 4 + 4 + 9) - 42 pp
8. Entel (CHI) - (2 + 6 + 5 + 10 + 8 + 7 + 7) - 45 pp
9. Mitsubishi / Energisa (BRA) - (9 + 5 + 9 + 9 + 7 + 7 + 6) - 52 pp
10. Santander (CHI) - (NC* + 5 + 7 + 9 + 9 + 8 + NC) - 64 pp
11. Pajero / Gol (BRA) - (10 + 10 + 11 + 11 + 11 + 9 + 10) - 72 pp
12. Vesper III (BRA) - (11 + 11 + 12 + 12 + 12 + 11 + 11) - 80 pp
HPE 25
1. Ginga (BRA) - (1 + 2 + 1 + 1 + 3 + 1 + 1) - 10 pontos perdidos
2. Bixiga (BRA) - (1 + 3 + 2 + 4 + 3 + 2 + 4) - 19 pp
3. Relaxa Next (BRA) - (5 + 4 + 4 + 2 + 1 + 3 + 3) - 22 pp
4. Atik (BRA) - (4 + 3 + 5 + 5 + 1 + 4 + 2) - 24 pp
5. Repeteco I (BRA) - (3 + 4 + 6 + 3 + 5 + 5 + 4) - 30 pp
6. Corum (BRA) - (2 + 2 + DSC** + NC + 2 + 6 + 5) - 39 pp
7. Artemis (BRA) - (6 + 7 + 6 + 6,75 + 6,75 + 6,75*** + 6) - 45, 25 pp
8. Fit to Fly (BRA) - (9 + 10 + 7 + 6 + 7 + 5 + 7) - 51 pp
9. Aventura (BRA) - (9 + 8 + 9 + 8 + 7 + 8 + 7) - 56 pp
10. Ser Glass Eternity (BRA) - (7 + 6 + 7 + NC + NC + NC + NC) - 64 pp
Resultado acumulado somando as oito regatas de Ilhabela + oito regatas de Búzios, contando com três descartes:
Classe S40
O evento
A Mitsubishi Sailing Cup é uma competição para veleiros monotipos de oceano que chega à 3ª temporada em 2012. Primeiro campeonato exclusivo para barcos deste tipo no Brasil, a competição coloca a prova, nos litorais de Ilhabela (SP) e Búzios (RJ), os mais modernos barcos de regata do mundo: S40 e HPE25.
Mais uma vez, a competição conta com grandes nomes da vela mundial, como os irmãos Torben e Lars Grael, Guillermo Parada, Mariano "Cole" Parada, além de um barco 100% feminino comandado por Martine Grael.
Para saber tudo que aconteceu na temporada 2012 da Mitsubishi Sailing Cup, acesse o Twitter (www.twitter.com/mitsailingcup), o Facebook (www.facebook.com/Mundomit) e o site www.mitsubishisailingcup.com.br.
Resultados acumulados após
oito regatas (com um descarte)
1. Patagonia (ARG) - (3 + 1 + 1 + 2 + 2 + 1 + 2) - 12 pontos perdidos
2. Crioula (BRA) - (1 + 2 + 4 + 3 + 4 + 5 + 3) - 22 pp
3. Claro (CHI) - (3 + 3 + 1 + 5 + 3 + 6 + 4) - 25 pp
4. Mitsubishi Motors (CHI) - (4 + 4 + 2 + 6 + 2 + 5 + 2) - 25 pp
5. Movistar (CHI) - (7 + 6 + 4 + 1 + 6 + 3 + 5) - 32 pp
6. Carioca (BRA) - (5 + 7 + 7 + 8 + 8 + 1 + 1) - 37 pp
7. Pisco Sour (CHI) - (8 + 8 + 6 + 3 + 4 + 4 + 9) - 42 pp
8. Entel (CHI) - (2 + 6 + 5 + 10 + 8 + 7 + 7) - 45 pp
9. Mitsubishi / Energisa (BRA) - (9 + 5 + 9 + 9 + 7 + 7 + 6) - 52 pp
10. Santander (CHI) - (NC* + 5 + 7 + 9 + 9 + 8 + NC) - 64 pp
11. Pajero / Gol (BRA) - (10 + 10 + 11 + 11 + 11 + 9 + 10) - 72 pp
12. Vesper III (BRA) - (11 + 11 + 12 + 12 + 12 + 11 + 11) - 80 pp
HPE 25
1. Ginga (BRA) - (1 + 2 + 1 + 1 + 3 + 1 + 1) - 10 pontos perdidos
2. Bixiga (BRA) - (1 + 3 + 2 + 4 + 3 + 2 + 4) - 19 pp
3. Relaxa Next (BRA) - (5 + 4 + 4 + 2 + 1 + 3 + 3) - 22 pp
4. Atik (BRA) - (4 + 3 + 5 + 5 + 1 + 4 + 2) - 24 pp
5. Repeteco I (BRA) - (3 + 4 + 6 + 3 + 5 + 5 + 4) - 30 pp
6. Corum (BRA) - (2 + 2 + DSC** + NC + 2 + 6 + 5) - 39 pp
7. Artemis (BRA) - (6 + 7 + 6 + 6,75 + 6,75 + 6,75*** + 6) - 45, 25 pp
8. Fit to Fly (BRA) - (9 + 10 + 7 + 6 + 7 + 5 + 7) - 51 pp
9. Aventura (BRA) - (9 + 8 + 9 + 8 + 7 + 8 + 7) - 56 pp
10. Ser Glass Eternity (BRA) - (7 + 6 + 7 + NC + NC + NC + NC) - 64 pp
Resultado acumulado somando as oito regatas de Ilhabela + oito regatas de Búzios, contando com três descartes:
Classe S40
2. Crioula (BRA) - 49 pp
3. Mitsubishi Motors (CHI) - 52 pp
4. Pisco Sour (CHI) - 58 pp
5. Claro (CHI) - 58 pp
6. Movistar (CHI) - 61 pp
7. Carioca (BRA) - 72 pp
8. Entel (CHI) - 87 pp
9. Santander (CHI) - 100 pp
10. Mitsubishi / Energisa (BRA) - 100 pp
HPE 25
2. Atik (BRA) - 24 pp
3. Ginga (BRA) - 24 pp
4. Bixiga (BRA) - 35 pp
5. Repeteco I (BRA) - 42 pp
6. Fit to Fly (BRA) - 66 pp
7. Corum (BRA) - 71 pp
8. Ser Glass Eternity (BRA) - 122 pp
9. Artemis (BRA) - 122, 25 pp
10. Aventura (BRA) - 148 pp
* Não classificou
** Desclassificado
*** A pontuação representa reparação concedida pelo juiz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário