Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

terça-feira, 21 de agosto de 2012

COM O TÍTULO "RETORNO A 1900 E BOLINHA", O JORNALISTA PERCY FARO FAZ UMA ANÁLISE CRÍTICA E MUITO BEM COLOCADA EM CIMA DO QUE SUSPEITA POSSA OCORRER EM FACE DO AUMENTO DO IPI SOBRE OS CARROS IMPORTADOS; ELE RECEIA E COM TODA A RAZÃO QUE OS IMPORTADOS DESAPAREÇAM DO MERCADO BRASILEIRO

por Percy Faro


Retorno a 1900 e bolinha...


Será que vamos voltar ao ano de “1900 e bolinha”? Um editorial sobre mais um aniversário de São Bernardo do Campo, segunda-feira, 20 de agosto, dizia o seguinte: “Com um orçamento de R$ 3,7 bilhões em 2012, a cidade avançou em razão, principalmente, das finanças. 

Apesar de ter perdido há anos o título de polo moveleiro para outras regiões do País, São Bernardo ri à toa com a faminta indústria automobilística. São cinco multinacionais operando num setor que bate recordes de produção e vendas. Dos 40% do orçamento proveniente só da indústria, 80% vem do setor automotivo, que só não avança mais por causa da invasão, sem qualquer controle, dos importados”.

A dúvida bateu na minha porta porque dias atrás a Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores anunciou o corte, desde abril, de cinco mil dos 10 mil postos de trabalho previstos para serem fechados nas importadoras e na rede de concessionárias até o final de 2012. 

Explicando melhor: desde abril os importados pagam 30 pontos porcentuais do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) a mais que a alíquota incidente sobre os veículos nacionais similares. As novas demissões acontecerão caso o governo não anuncie um plano de cotas para os importadores com um imposto menor.

A sensação de retorno a “1900 e bolinha” ganha força porque o setor de importados representa apenas 4,1% do total de veículos comercializados no País, e, portanto, não representaria ameaça às montadoras nacionais, com os 95,9% do mercado restante. 


Diante disso, dizer que existe invasão de importados sem controle é no mínimo acreditar em mula sem cabeça. Eu fico com a tese da nossa indústria automobilística ser faminta além da conta, sem necessidade!

Vejo no ar uma fumaça indicando que tem gente com a idéia de jerico de desfazer uma das poucas coisas boas feitas por Collor de Melo em 1991 ao liberar as importações de veículos, alegando que nossos carros eram carroças devido à falta de concorrência. 


Uma época em que as montadoras aqui instaladas enfiavam goela abaixo do consumidor o que bem entendiam. Eram os chamados pés-de-boi, modelos prá lá de espartanos, bancos forrados com napa (nem corvin era), laterais de portas de Eucatex e pára-choques pintados na cor preta ou beje. 

 A falta de isolamento gerava um ruído interno tão elevado que parecia que você transportava o motor no colo! A concorrência que chegou com a liberação das importações colocou um ponto final na farra.

Obviamente voltarmos à “1900 e bolinha” não quer dizer que vamos regredir no tempo no mesmo formato, mas os argumentos usados pelo governo para elevar em 30 pontos porcentuais de IPI para os importados têm o mesmo efeito para o consumidor. Ou seja, de novo estão enfiando coisas (agora é imposto) goela abaixo de quem não faz nada mais na vida a não ser pagar a conta. Mudou a metodologia, o objetivo é o mesmo.


Aqui não, “seo” Mané, vá contar história prá sua turma aí no Ministério onde tem gente que ganha muito bem para ouvir baboseira, além de ser lobista medalha de ouro. No meu caso, que não sou Tonto porque o Zorro nunca foi meu amigo, a Chapeuzinho Vermelho é que matou e comeu o Lobo Mau. E de lambuja ainda mostrou o pau, tá?


Artigo publicado no site "Coisas de agora"
Percy Faro é colunista do: http://www.coisasdeagora.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.