"Esperamos, mais uma vez, uma grande prova. Tentaremos arrumar alguns pequenos detalhes da tripulação e contaremos com um par de velas novas para Búzios", conta Guille Parada, comandante do veleiro S40 chileno Pisco Sour, segundo colocado na etapa de Ilhabela. "Na vela não há segredo, você precisa de uma boa largada, uma boa tática, boa navegação e boa velocidade. Temos que focar e não cometer erros", completa Parada, considerado o melhor velejador argentino nos anos de 1982, 1983, 1987 e 2010.
"Estaremos em Búzios com a mesma tripulação e isso é um lado positivo. Usaremos mais uma vez nossa experiência para sair na frente, mas sabemos que isso não será fácil, já que a classe está crescendo e melhorando. Tentaremos conseguir um bom desempenho para sairmos campeão da Mitsubishi Sailing Cup", afirma Marcelo Massa, campeão brasileiro na classe 470.
Família Grael
Dois dos grandes destaques da segunda e decisiva etapa da Mitsubishi Sailing Cup serão os veleiros Mitsubishi/Energisa, comandado pelo cinco vezes medalhista olímpico Torben Grael, e Pajero/Gol, que conta com uma tripulação 100% feminina comandada por Martine Grael.
"Nossa expectativa é fazer uma participação melhor do que na primeira etapa, que não conseguimos ir muito bem. Para isso, usaremos toda minha experiência e a do meu irmão Lars para alcançar boas colocações", explica Torben, medalha de ouro nas Olimpíadas de Atenas/2004 e Atlanta/1996, além de medalha de prata nas Olimpíadas de Los Angeles/1984 e bronze em Sidney/2000 e Seul/1988.
Do outro lado da família Grael, Martine voltará a comandar um barco de grande porte após sua estreia em Ilhabela. Para isso, a filha de Torben terá ao seu lado, mais uma vez, Isabel Swan, velejadora que entrou para a história ao garantir a medalha de bronze da classe 470 nos Jogos Olímpicos de Pequim, resultado inédito entre as mulheres brasileiras.
"Nós tentamos manter o maior número de tripulantes possíveis da primeira etapa, porque quanto mais experiência em conjunto você tem, melhor", comenta Martine. "Na primeira etapa nós mostramos que temos total capacidade de competir de igual para igual com os homens e a ideia é avançar cada vez mais", completa Isabel.
O evento
A Mitsubishi Sailing Cup é uma competição para veleiros monotipos de oceano que chega à 3ª temporada em 2012. Primeiro campeonato exclusivo para barcos deste tipo no Brasil, a competição coloca a prova, nos litorais de Ilhabela (SP) e Búzios (RJ), os mais modernos barcos de regata do mundo: S40, C30 e HPE25.Para acompanhar de perto a Mitsubishi Sailing Cup e saber todas as novidades das regatas, acesse o Twitter (www.twitter.com/mitsailingcup
), o Facebook (www.facebook.com/MundoMit) e também o site www.mitsubishisailingcup.com.
br.
Classe S40
1. Patagonia (ARG) - 24 Pontos Perdidos
2. Pisco Sour (CHI) - 25 pp
3. Iberdrola (ESP) - 32 pp
4. Crioula (BRA) - 36 pp
5. Mitsubishi Motors (CHI) - 36 pp
6. Lancer Evo (BRA) - 37 pp
7. Movistar (CHI) - 42 pp
8. Claro (CHI) - 45 pp
9. Carioca (BRA) - 47 pp
10. Santander (CHI) - 50 pp
11. Entel (CHI) - 53 pp
12. Mitsubishi / Energisa (BRA) - 62 pp
13. Pajero / Gol - 89 pp
Classe C30
1. Loyal (BRA) - 7 Pontos Perdidos
2. Barracuda (BRA) - 14 pp
3. Kaikias (BRA) - 16 pp
HPE 25
1. Atik (BRA) - 7 Pontos Perdidos
2. Relaxa Next (BRA) - 7 pp
3. Repeteco I (BRA) - 18 pp
4. Ginga (BRA) - 23 pp
5. Bixiga (BRA) - 25 pp
6. Fit to Fly (BRA) - 25 pp
7. Ser Glass Eternity (BRA) - 40 pp
8. Corum (BRA) - 42 pp
9. Takra (BRA) - 42 pp
10. Safo 1 (BRA) - 53 pp
11. Iansa (BRA) - 54 pp
12. Vesper III (BRA) - 56 pp
13 Ser Glass 10 Anos (BRA) - 61 pp
14. BSS (BRA) - 61 pp
15. Zoom (BRA) - 71 pp
16. Rex (BRA) - 75 pp
17. Atrevido (BRA) - 77 pp
18. Laranja (BRA) - 84 pp
19. Twister (BRA) - 85 pp
20. Xereta (BRA) - 88 pp
21. Aventura (BRA) - 110 pp
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário