Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

CARROS ATOLADOS, CANCELAMENTO DA LARGADA DOS CAMINHÕES MARCARAM A PRIMEIRA ETAPA DO RALLY DOS SERTÕES. HOJE, DE MANHÃ, OS PILOTOS ENFRENTAM A SEGUNDA ETAPA DE 514 KM ATÉ BACABAL

O piloto Felipe Zanol, da Honda, venceu a primeira etapa nas motos 


A primeira etapa do Rally dos Sertões teve o percurso de 365 km, entre São Luís e Barreirinhas, diminuído em 100 km por problemas de atolamento de alguns competidores em vários trechos, devido ao alto nível de rios que teriam de atravessar. O fato obrigou a direção a ordenar que os competidores retornassem à estrada MA-202 e seguissem até Barreirinhas e cancelou a largada dos caminhões em São Luís, que seguiram pela rodovia até a mesma cidade.

O problema começou por volta do quilômetro 266, quando o Mitsubishi Lancer de Guiga atolou em uma travessia de riacho. Os carros que vinham atrás não se arriscaram a tentar passar, enquanto outros também atolaram, mas em trechos anteriores.

UTV de Robert Najas e Nuno Fojo pega fogo durante primeira etapa e obriga dupla a abandonar rali 

Os pilotos entraram em contato com a direção de prova, que recomendou que retornassem ao ponto mais próximo para iniciar o deslocamento sem cronometragem para o parque de apoio em Barreirinhas. 

Os comissários da CBA se reuniram e a decisão foi a de fazer valer o dia até o quilômetro 223,17 do dia (último way point antes do primeiro trecho onde alguns pilotos atolaram) - que teria um total de 365.

Motos, quadriciclos e UTVs cumpriram todo o trecho, de muita areia e travessias de riacho. Os carros foram a quarta categoria a largar, já no início da tarde. Extra-oficialmente, a dupla formada por Guilherme Spinelli/Youssef Haddad venceu a primeira etapa com o Mitsubishi Lancer, tendo o BMW X3 de Riamburgo Ximenez/Flavio França em segundo lugar; Felipe Bibas/Emerson Cavassin, com o Protótipo Evoque, terminou em terceiro, com Stéphane Peterhansel/Jean-Paul Cottret em quarto com o Mini. Marcos Moraes/Fabio Pedroso fecham os cinco primeiros com o T-Rex.

Assim, os tempos foram aferidos pelo equipamento de GPS de cada um dos carros. Até o fechamento deste comunicado, alguns carros ainda não haviam chegado ao parque de apoio, e por isso a cronometragem ainda aguarda para ter um completo relatório de tempos.

Nesta segunda-feira (20), os competidores enfrentarão a segunda etapa do Sertões, entre Barreirinhas e Bacabal, com 514 quilômetros totais e 148 de especial, percorrendo dunas na região dos Pequenos Lençóis Maranhenses.

Resumo da primeira etapa, com alterações (CARROS):
São Luís (MA) - Barreirinhas (MA)
Deslocamento inicial: 134 km
Especial: 89,17 km
Deslocamento final: 141,83 km
TOTAL: 365 km

Resultado EXTRA-OFICIAL da primeira etapa*:
1-) Guilherme Spinelli/Youssef Haddad (Mitsubishi Lancer) - 1h17min17s
2-) Riamburgo Ximenez/Flavio França (BMW X3) - 1h17min43s
3-) Felipe Bibas/Emerson Cavassin (Evoque Rally) - 1h19min05s
4-) Stéphane Peterhansel/Jean-Paul Cottret (Mini X-Raid) - 1h19min18s
5-) Marcos Moraes/Fabio Pedroso (T-Rex) - 1h20min48s
*Ao fechamento deste comunicado, a CBA ainda apurava os tempos dos carros que chegavam ao parque de apoio em Barreirinhas (MA). Nesta segunda-feira (20), os resultados serão oficializados.


2ª etapa

Hoje, de manhã, os pilotos retomam a provas para cumprir o trecho de Barreirinhas a Bacabal, ainda no Maranhão.

Deslocamento incial: 1 km
Especial: 148 km
Deslocamento final: 365 km
TOTAL: 514 km.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.