Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

NOVE EM CADA 10 CAMINHÕES QUE SAEM DA LINHA DE MONTAGEM, DE CURITIBA, SÃO EQUIPADOS COM O CÂMBIO I-SHIFIT. O SISTEMA, ELETRÔNICO, REDUZ O CONSUMO DE COMBUSTÍVEL, O MOTORISTA NÃO PRECISA DE TIRAR O OLHO DA ESTRADA NEM FAZER ESFORÇO PARA TROCAR AS MARCHAS



Não é à toa que, de cada dez caminhões da linha FH que saem da linha de produção da Volvo em Curitiba, nove estejam equipados com a caixa de câmbio I-Shift. Nos caminhões Volvo este componente proporciona uma série de vantagens: reduz substancialmente o consumo de combustível, diminui o custo com manutenção e aumenta a segurança e o conforto do motorista. A economia de combustível é de até 5%.


A opção entre o modo automático e o manual é feita em uma pequena alavanca ao lado do banco. O motorista pode ainda escolher a melhor forma de conduzir: em modo econômico ou utilizando máxima potência. 

O sistema ajusta o trabalho da caixa à forma de condução, garantindo menor consumo e também inibindo trocas indevidas de marchas para que o caminhão rode sempre com o motor em condição otimizada.

Sem pedal de embreagem, a caixa de câmbio da Volvo facilita bastante o trabalho do motorista. No modo automático, basta acelerar e frear. No manual, um simples toque em um botão troca as marchas. 

Ele não precisa fazer nenhum esforço para trocar as marchas. O manuseio é extremamente fácil e um amplo e bem posicionado visor no painel mostra em que marcha o veículo está.

A I-Shift permite a otimização das trocas de marcha durante todo o tempo de percurso do caminhão. Ela elimina, por exemplo, aquelas variações na condução dos veículos que têm caixa manual provocadas pelo cansaço do motorista, que resultam em perdas de performance e maior consumo de combustível durante a viagem. “A caixa eletrônica reduz essas perdas, refletindo num custo operacional menor”, observa Ricardo Tomasi, engenheiro de vendas da Volvo do Brasil.


Sem trocas erradas de marchas, o sistema proporciona maior durabilidade do trem de força e menor desgaste de peças dos sistemas de transmisão, como cardã e eixos, poupando inclusive lonas de freio.

Como o acionamento da embreagem e as mudanças de marchas são totalmente automatizados, o motorista pode se concentrar no trânsito e estar mais alerta na condução do veículo, proporcionando uma operação mais segura e confiável. 

Sem ter pedal de embreagem para pisar e sem precisar trocar manualmente as marchas, o esforço empreendido na condução é muito menor e o motorista chega ao fim da jornada muito menos cansado. “O conforto é um fator de atração e retenção dos melhores motoristas”, destaca Bernardo Fedalto, diretor de caminhões da Volvo do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.