A opção entre o modo automático e o manual é feita em uma pequena alavanca ao lado do banco. O motorista pode ainda escolher a melhor forma de conduzir: em modo econômico ou utilizando máxima potência.
O sistema ajusta o trabalho da caixa à forma de condução, garantindo menor consumo e também inibindo trocas indevidas de marchas para que o caminhão rode sempre com o motor em condição otimizada.
Sem pedal de embreagem, a caixa de câmbio da Volvo facilita bastante o trabalho do motorista. No modo automático, basta acelerar e frear. No manual, um simples toque em um botão troca as marchas.
Ele não precisa fazer nenhum esforço para trocar as marchas. O manuseio é extremamente fácil e um amplo e bem posicionado visor no painel mostra em que marcha o veículo está.
A I-Shift permite a otimização das trocas de marcha durante todo o tempo de percurso do caminhão. Ela elimina, por exemplo, aquelas variações na condução dos veículos que têm caixa manual provocadas pelo cansaço do motorista, que resultam em perdas de performance e maior consumo de combustível durante a viagem. “A caixa eletrônica reduz essas perdas, refletindo num custo operacional menor”, observa Ricardo Tomasi, engenheiro de vendas da Volvo do Brasil.
Como o acionamento da embreagem e as mudanças de marchas são totalmente automatizados, o motorista pode se concentrar no trânsito e estar mais alerta na condução do veículo, proporcionando uma operação mais segura e confiável.
Sem ter pedal de embreagem para pisar e sem precisar trocar manualmente as marchas, o esforço empreendido na condução é muito menor e o motorista chega ao fim da jornada muito menos cansado. “O conforto é um fator de atração e retenção dos melhores motoristas”, destaca Bernardo Fedalto, diretor de caminhões da Volvo do Brasil.
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