Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

terça-feira, 20 de agosto de 2013

QUEM GOSTA DE CURTIR UM CARRO ESPORTE E PUDER DISPOR DE R$ 133 MIL JÁ PODE SATISFAZER SEU DESEJO ADQUIRINDO UM PEUGEOT RCZ, O CARRO TEM UM MOTOR DE 165 CV, TURBINADO, CAIXA AUTOMÁTICA DE SEIS VELOCIDADES E MUITA TECNOLOGIA DE SEGURANÇA ATIVA E PASSIVA E EQUIPAMENTOS DE CONFORTO. UMA COISA É INEGÁVEL ESSE ESPORTIVO É UM CHARME.


Como prometera, a Peugeot já tem à venda nas suas concessionárias do Brasil o seu coupé sport mais famoso, o novo RCZ que se apresenta em uma única versão equipada com kit multimídia WIP NAV, com GPS integrado ao painel de tela multifunções de 7 polegadas rebatível eletricamente, em cores e de alta resolução. 

O interior do novo RCZ revela um ambiente que combina esportividade e elegância 
também com WIP Sound (rádio CD player com leitor de MP3), WIP Plug (conexão USB / iPod + entrada auxiliar), WIP Bluetooth (kit mãos livres), comando de rádio na coluna de direção e sistema de som de alta fidelidade Hi-Fi JBLTM, com amplificador de 240 W e seis alto-falantes. 

O RCZ que custa R$ 132.990,00, é um coupê esportivo, com dois lugares na traseira beneficiados pela dupla curvatura do teto que garante mais espaço aos seus ocupantes.


O painel possui revestimento em couro com costura aparente e o condutor encontra facilmente a melhor posição de dirigir, por meio dos ajustes elétricos do banco (com memória de posição), para desfrutar o comportamento do veículo: comandos ao alcance das mãos, como o regulador e o limitador de velocidade, assentos envolventes, genuinamente esportivos, com revestimento em couro e encostos de cabeça integrados fazem o condutor se sentir dentro de um cockpit – e o acompanhante tem a mesma sensação. 

A praticidade também é um destaque no RCZ: o volume do porta-malas, um dos mais generosos da categoria, tem 321 litros e pode ser ampliado para até 639 litros com o rebatimento do encosto dos bancos traseiros. 

O modelo conta, ainda, com espaços de arrumação sob o assoalho, que garantem um espaço adicional de 30 litros.


Sensações de condução precisas
No novo RCZ, o condutor 
conta com os sempre eficientes sistemas de suspensão da plataforma 2 do Grupo PSA Peugeot Citroën (pseudo McPherson na frente e travessa deformável atrás) e dispõe de direção com assistência eletro-hidráulica variável, que garante um perfeito equilíbrio em todas as circunstâncias e proporciona um comportamento dinâmico exemplar.

As proporções do RCZ (1,36m de altura), as linhas esculpidas da carroceria e a dupla ondulação do teto favorecem a circulação do ar em benefício de uma boa aerodinâmica. 

Para potencializar a eficiência do conjunto, o veículo possui um centro de gravidade particularmente baixo, bitolas alargadas e pneus generosos, de 18 polegadas (235/45 R18).

O aerofólio móvel traseiro contribui para aumentar essa eficiência, podendo adotar duas posições em função da velocidade do carro, de modo a assegurar excelente estabilidade. 

A primeira posição (19º) é aberta quando o veículo ultrapassa os 85 km/h (e retorna para a posição inicial quando a velocidade fica inferior a 55 km/h), enquanto a segunda posição (34º) é acionada a partir de uma velocidade superior a 155 km/h (voltando à posição com velocidade abaixo de 142 km/h).

Vale destacar que é possível ativar a posição “2” por meio de um botão localizado no console central, se o condutor assim desejar.


Segurança e tecnologia à altura de um posicionamento premium
A lista de itens de série de equipamentos: controle de tração inteligente (ASR) integrada ao controle de estabilidade (ESP), freios com sistema ABS de última geração com auxílio para frenagem de urgência (AFU) e repartidor eletrônico de frenagem (REF), quatro airbags (dois frontais e dois laterais), Hill Assist (ajuda para partida em aclives), faróis de duplo xênon direcionais, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, ar-condicionado digital Bi-Zone e para-brisas acústico, entre outros.

O RCZ se beneficia do mais alto nível de segurança passiva com uma estrutura otimizada que compreende, por exemplo, três pontos de reforço dianteiros para absorção de energia em caso de impactos. 

Em relação aos choques laterais, os reforços das portas, do piso e da base de esforços da parte traseira foram concebidos para proteção dos passageiros. 

Na parte traseira, especificamente, uma viga situada na altura do porta-malas absorve os impactos e facilita a reparação.

Além disso, o modelo possui sistemas de retenção eficazes e um capô ativo com acionamento pirotécnico, especialmente desenvolvido para reduzir os danos de um eventual atropelamento, sem interferir na estrutura do veículo em termos de desenho e arquitetura (base e capô baixos). 

Assim, quando os sensores situados na parte dianteira do veículo detectam uma colisão, um sistema pirotécnico localizado no capô é ativado e o eleva até 65 mm em apenas 0,1 segundo.


Alta potência com o propulsor 1.6l THP de 165 CV
A originalidade e modernidade do RCZ são reforçadas pela motorização THP (Turbo High Pressure) de 165 CV de potência máxima, aliada a uma caixa de câmbio automática sequencial de seis velocidades. 

Esse propulsor, conhecido e aclamado pelo consumidor brasileiro, combina baixa cilindrada com alta potência e, em função de seu torque elevado em baixa rotação, garante consumo reduzido e alta performance.

Alimentado por um sistema de injeção direta de gasolina, o motor de alumínio de 1.598 cm3 de cilindrada, desenvolvido com a BMW, tem cabeçote composto de 16 válvulas com comando de admissão variável, balancins roletados e desenvolve 165 CV de potência a 6.000 rpm. 

Com um torque máximo de 24,5 mkgf disponível a 1.400 rpm, oferece ao condutor força e segurança em ultrapassagens e retomadas de velocidade nos deslocamentos urbanos, por exemplo.

A ótima performance desse motor deve-se ao desenvolvimento de diversos componentes com o propósito de redução de atrito, gerando, assim, economia de combustível e baixíssima emissão de poluentes na atmosfera. 

Exemplo: o alternador, a bomba de óleo, a turbina do motor, a válvula termostática, a bomba d’água e o comando de válvulas de admissão são pilotados, ou seja, comandados segundo uma estratégia definida eletronicamente pelo módulo da injeção eletrônica.

Isso permite um controle muito mais preciso de seu funcionamento, sem desperdícios de energia comuns nos motores convencionais. As folgas internas neste tipo de motor também são muito pequenas comparadas com os motores convencionais. 

Elas só são conseguidas porque em sua fabricação são utilizados maquinários modernos e de excelente padrão de usinagem, que gera uma durabilidade maior ao longo do tempo.

Atrelada a essa motorização, o veículo dispõe de uma caixa automática sequencial de seis velocidades. 

Trabalhando sempre com o melhor regime de rotação do motor, ela permite uma rápida e suave troca de marchas, contribuindo em boa parte ao grande prazer de condução proporcionado pelo modelo.

Outro fator importante na caixa automática é que o conversor de torque utilizado também é pilotado. 

Neste tipo de conversor, uma embreagem interna efetua a ligação mecânica entre o motor e a caixa, gerando o efeito de "freio motor". 

Assim, o condutor tem a mesma sensação de um carro equipado com caixa manual: ao retirar o pé do pedal do acelerador, o veículo "freia" pelo motor. 

Por consequência, há maior economia dos freios e de combustível, visto que a injeção, nestas condições, não libera uma gota sequer de gasolina para ser queimada.

O novo RCZ está disponível em duas opções de cores metálicas (Preto Perla Nera e Vermelho Erythrée) e uma cor perolizada (Branco Nacré). 

O modelo conta com garantia total de três anos sem limite de quilometragem e revisão com preços fixos.


O “carro dos sonhos” que virou realidade
O Peugeot RCZ foi revelado no Salão de Frankfurt de 2007, ainda como concept car, e transformado em um legítimo cupê esportivo (2+2 lugares) dois anos e meio depois. 

Dono de um temperamento forte, particularmente marcado por seu estilo inovador e comportamento dinâmico inspirador, o modelo expressa originalidade em cada detalhe. 

Seu caráter singular está presente até mesmo no nome, já que o RCZ foi o primeiro veículo de passeio da Marca a não utilizar numeração em sua nomenclatura. Com o novo RCZ a Marca comprova: o que já era bom pode fica ainda melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.