Nº 44 — 20 / 08 / 2013
Tarcísio Dias
Tração integral na segurança
Um item que se torna cada vez mais comum aos veículos à venda no Brasil, que anteriormente era mais direcionado aos modelos off-road.
Atualmente já é possível encontrar hatches e sedãs com esse importante item como equipamento de série, como no Audi A8.
Com a função de controlar o torque e distribuí-lo na dose e no momento certos para cada uma das rodas, evitando que elas patinem.
Basicamente temos duas opções de tração integral:
Basicamente temos duas opções de tração integral:
A temporária – Só entra em ação quando as situações de terrenos e pavimentação exigirem e é ligada por meio de alavanca ou botão diretamente no painel do veículo;
Já a permanente, conforme sua própria definição está acionada por todo o tempo, com os dois eixos sempre tracionando o veículo.
A distribuição desigual do torque é feita pelo diferencial central ou por um sistema de acoplamento viscoso que permita deslizamento relativo, na qual a pressão gerada por uma das rodas girando em falso o aciona.
Os veículos com tração integral possuem um diferencial por eixo e alguns têm o diferencial central. Eles são responsáveis por distribuir o torque entre as rodas de cada eixo.
No caso do sistema de tração integral 4MOTION, utilizada no Volkswagen CC V6, normalmente, o eixo dianteiro é responsável pela maior parte da tração, com o traseiro recebendo apenas 10% da força propulsiva. Isto economiza combustível.
Já a permanente, conforme sua própria definição está acionada por todo o tempo, com os dois eixos sempre tracionando o veículo.
A distribuição desigual do torque é feita pelo diferencial central ou por um sistema de acoplamento viscoso que permita deslizamento relativo, na qual a pressão gerada por uma das rodas girando em falso o aciona.
Os veículos com tração integral possuem um diferencial por eixo e alguns têm o diferencial central. Eles são responsáveis por distribuir o torque entre as rodas de cada eixo.
No caso do sistema de tração integral 4MOTION, utilizada no Volkswagen CC V6, normalmente, o eixo dianteiro é responsável pela maior parte da tração, com o traseiro recebendo apenas 10% da força propulsiva. Isto economiza combustível.
O eixo traseiro só entra em ação, passo a passo, quando necessário, dependendo da situação enfrentada. O acionamento é feito por uma embreagem eletro hidráulica intermediária.
A vantagem do controle ser eletrônico é que não há necessidade de haver diferença de velocidade entre os eixos para ativar a embreagem, já que a pressão é aplicada por uma bomba elétrica.
Na Audi temos a tecnologia Quattro, que significa tração permanente nas quatro rodas, distribuindo a força motriz entre a frente e a traseira do veículo.
Se as rodas em um dos eixos perderem a aderência e ameaçarem girar, o torque é redirecionado no diferencial central para o outro eixo, de forma automática e contínua.
A tecnologia Quattro leva em consideração a influência da velocidade das rodas e aceleração para frente e lateral. O Audi 80 foi o modelo que adotou pela primeira vez o sistema de tração quatro.
O resultado: melhor aceleração, maior estabilidade lateral, tração melhorada, mais segurança e até mais prazer em dirigir.
· Start-stop – A Bosch comemora a marca de 10 milhões de motores de partida start-stop produzidos em sua fábrica em Hildesheim, na Alemanha.
MECÂNICA ONLINE
· Yamaha de 150 cc – Até o final desse mês de agosto, a Yamaha arranca para mais um importante lançamento: a sua primeira motocicleta de 150 cilindradas, no Brasil.
O novo modelo, que será produzido na fábrica de Manaus (AM), tem projeto desenvolvido em parceria pelas engenharias do Japão e do Brasil, especialmente para o mercado brasileiro.
Com design arrojado e robusto, motor Blueflex de quatro tempos SOHC, partida elétrica, injeção eletrônica (com mapeamento), câmbio de 5 velocidades e outras novidades.
· Start-stop – A Bosch comemora a marca de 10 milhões de motores de partida start-stop produzidos em sua fábrica em Hildesheim, na Alemanha.
Desde o início da produção em série, em 2007, a Bosch tem recebido cada vez mais pedidos desse sistema que auxilia na economia de combustível e na redução de emissões.
No Novo Ciclo Europeu de Condução (New European Driving Cycle - NEDC), a tecnologia start-stop reduz o consumo de combustível e, consequentemente, as emissões de CO², em até 5%.
Especificamente quando considerado o percurso urbano da NEDC, as reduções são de até 8%.
· SIMEA 2013 - A 21ª edição do Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva - SIMEA 2013 -, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), a ser realizada nos dias 22 e 23 de agosto, no WTC São Paulo Events Center, em São Paulo (SP), será um grande palco de debates sobre o Inovar-Auto e de exibição tecnológica.
· SIMEA 2013 - A 21ª edição do Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva - SIMEA 2013 -, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), a ser realizada nos dias 22 e 23 de agosto, no WTC São Paulo Events Center, em São Paulo (SP), será um grande palco de debates sobre o Inovar-Auto e de exibição tecnológica.
Além de contar com o tema principal “Inovação e Competitividade no Novo Regime Automotivo”, extremamente atualizado, o 21º SIMEA terá a parceria da Automaker Media Group, empresa de eventos, que realiza a exposição e o ciclo de palestra “Testing Show”.____________________________________
Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.
Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.
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