Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

domingo, 11 de agosto de 2013

CENTRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO (R&D) DAYCO EM PLENA OPERAÇÃO

Anunciado em maio último, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (R&D) da Dayco - fabricante de correias, tensionadores, polias e dampers para o segmento automotivo - encontra-se já em plena operação. 

Localizado nas instalações da planta da empresa em São Paulo, neste R&D estão sendo investidos mais US$ 2 milhões, incluindo-se treinamento de engenheiros nos R&D do grupo na Europa e Estados Unidos.

Com a implantação do Tech Center brasileiro, agora a Dayco pode desenvolver novos produtos para o mercado sul-americano, além de fazer, localmente, todo o processo de validação dos mesmos, que compreende a geração de desenhos (modelamento matemático), FEA, fabricação de protótipos, validação do desenho e validação do produto - por meio de testes de performance e durabilidade.

Hoje o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Dayco conta com modernos equipamentos para a aquisição de dados utilizados no início de um projeto e que são essenciais na coleta precisa das vibrações torcionais e na elaboração de uma análise detalhada do comportamento do motor em regimes críticos de funcionamento.

Estes equipamentos permitem projetar componentes que atuam com ajuste fino (para reduzir as vibrações), possibilitando a redução das emissões e, conseqüentemente, o consumo de combustível, o que auxilia na preservação do meio ambiente. 

Também colabora nas metas de eficiência energética dos veículos – condição básica para as montadoras se beneficiarem do programa de incentivos do Inovar-Auto.

O R&D da Dayco Brasil opera com bancos de teste para durabilidades específicas em cada tipo de produto, o que permite encurtar os prazos de validação, possibilitando que os testes dos componentes Dayco sejam feitos antes das validações dos clientes.

Anexo ao R&D encontra-se um laboratório, onde é feita a instrumentação do motor no veículo para avaliações funcionais e diagnose de eventuais problemas. 

O laboratório conta, também, com completa aparelhagem de diagnóstico de anomalias de produtos em campo.

Assim, a empresa ganhou em agilidade, custo e eficácia na execução de desenvolvimentos, já que o R&D local facilitou a execução de projetos de sistemas e transmissão, e de componentes para as montadoras, tanto as já estabelecidas como as que estão chegando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.