Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

terça-feira, 13 de agosto de 2013

QUE O TRÂNSITO NO BRASIL É UMA GRANDE BAGUNÇA TODO O MUNDO SABE, SÃO ÔNIBUS EM ALTA VELOCIDADE E FURANDO SEMÁFOROS E DEIXANDO VÍTIMAS DIARIAMENTE, CARROS ESTACIONADOS EM CALÇADAS, DESRESPEITO DO DIREITO DE OS PEDESTRES ATRAVESSANDO AS RUAS. PARA TENTAR PÔR UM POUCO DE ORDEM NESSA SITUAÇÃO, J. PEDRO CORRÊA ESCREVEU UM LIVRO COM A EXPERIÊNCIA DE PAÍSES ONDE O TRÁFEGO É PRATICADO COM CIVISMO, COM O APOIO DA VOLVO.




O que é preciso para criar cultura de segurança no trânsito no Brasil? Para o especialista e consultor de segurança no trânsito, J. Pedro Corrêa, é necessário comprometimento para colocar em prática um plano de ação com objetivos concretos e de longo prazo, a exemplo do que fazem os países desenvolvidos.

De acordo com o especialista, sem uma cultura de educação nesta área, o Brasil terá dificuldades de se inserir como efetiva liderança mundial. 


“Para um país que quer crescer e ter lugar de destaque entre as maiores economias do mundo, é absolutamente indispensável ter um trânsito organizado e seguro”, afirma J. Pedro Corrêa.

Para mostrar exemplos bem sucedidos de disseminação da cultura de segurança no trânsito, o especialista está lançando o livro “Cultura de Segurança no Trânsito – Casos brasileiros”, com o patrocínio da Volvo, por meio da Lei Federal de Incentivo a Cultura.


“A segurança é um dos nossos valores essenciais, a Volvo contribui para mudar esta dura realidade do trânsito no Brasil. O Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST), é mais longa ação desenvolvida por uma empresa em prol do trânsito mais seguro. Nos orgulha apoiar uma iniciativa como esta do J. Pedro, de lançar um livro com o objetivo de propor ideias e mostrar que é possível sim construirmos um trânsito mais humano e seguro”, afirma Solange Fusco, gerente de comunicação corporativa do Grupo Volvo América Latina.

O livro reúne dezenas de cases que tiveram resultados efetivos para a melhoria e disseminação da cultura de segurança no trânsito. 

Dividido em sete capítulos - arte, conhecimento, cultura, governo, informação, setor privado e sociedade – apresenta boas práticas de governos e grandes empresas, além de iniciativas individuais.

O objetivo do livro é apresentar exemplos que sirvam de inspiração e até mesmo possam ser copiados. 

 “A qualidade da educação no Brasil ainda deixa a desejar. Nos falta civismo e respeito, e isso reflete diretamente no trânsito. Portanto, acredito que é fundamental disseminar práticas que estimulem a cultura da segurança no trânsito para diminuir a distância que nos separa dos países desenvolvidos. Temos um longo caminho pela frente, mas, na minha opinião, o país está pronto para essa virada”, diz o autor.

Os cases retratados no livro foram selecionados a partir dos inscritos nas edições do Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito, uma das ações realizadas pelo PVST, que tem como proposta reconhecer e dar visibilidade a iniciativas da sociedade que contribuem para um trânsito mais seguro.

O autor
J. Pedro Corrêa é especialista em segurança no trânsito e consultor de programas de trânsito. Jornalista e Relações Públicas atuou em rádio, jornal e televisão, além de ter uma ampla experiência em comunicação empresarial. 

Foi gerente de comunicação da Volvo do Brasil por 15 anos e criador do PVST, que já completou 25 anos de atuação, onde até hoje atua como consultor.

O livro pode ser adquirido pelo e-mail pvst.br@volvo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.