Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

O KARTÓDROMO DE INTERLAGOS, EM SÃO PAULO, SERÁ TRANSFORMADO EM UMA GRANDE SALA DE AULA. 500 ALUNOS DE ENGENHARIA DE TODO O BRASIL DISPUTARÃO A 10ª MARATONA UNIVERSITÁRIA DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA. DAS 59 EQUIPES VENCERÁ A QUE PERCORRER MAIS QUILÔMETROS COM MENOS COMBUSTÍVEL.


Cerca de 500 alunos de Engenharia de todo o Brasil disputarão, a partir de segunda-feira, 26, a 30/8, a quarta etapa do Campeonato Mundial de Endurance - FIA WEC, a 10ª Maratona Universitária de Eficiência Energética, no Kartódromo de Interlagos.

Com suporte da Le Mans 6 Horas de São Paulo, competição terá 49 equipes formadas por alunos e professores dos diversos cursos de Engenharia, de que sairá vencedora a que conseguir percorrer mais quilômetros com menos combustível nos veículos que eles próprios construíram, muitos deles de formas inusitadas.




Sem barulho e poluição sonora, numa competição em que ser mais rápido é o que menos importa, os protótipos terão de mostrar a máxima economia tanto com gasolina, etanol ou eletricidade.

"Todos os detalhes dos protótipos são pensados e projetados para o uso adequado e eficiente da energia, passando pelos requisitos de segurança da indústria automotiva", comenta Alberto Andriolo, idealizador e organizador da 10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética.

Um ponto importante é a utilização de maneira racional e inovadora dos materiais. Os veículos são super leves, pesando cerca de 25 quilos, e a maioria é construída de material reciclado. Mas nenhum deles custa mais do que R$ 5 mil.


"Nós também avaliamos o projeto e a forma construtiva do veículo. É condição regulamentar que sejam totalmente criados pelas equipes formadas por um professor líder e no máximo sete estudantes de engenharia", lembra o idealizador, reforçando que no evento anualmente surgem novas idéias dos futuros grandes engenheiros e que posteriormente podem ser aplicadas comercialmente pela indústria automotiva.

Em todas as três categorias (etanol, gasolina e eletricidade) os concorrentes irão fazer três tentativas, uma por dia, a partir de quarta-feira (28/8). 


Desta forma, após cada tentativa pelo anel externo do kartódromo, com 804 metros de comprimento, os estudantes fazem ajustes para melhorar a eficiência energética. 

O que vale é a melhor das três tentativas, sendo declarado vencedor de cada categoria aquele veículo que fizer o percurso gastando menos combustível.

A indicação dos vencedores será na sexta-feira (30/8), pelo ex-campeão de Fórmula 1 e Fórmula Indy Emerson Fittipaldi, promotor da Le Mans 6 Horas de São Paulo. 



A premiação é a doação de veículos Renault para as universidades usarem em seus laboratórios. "Mas o conhecimento é o principal troféu para os alunos", enaltece Andriolo.

O recorde da Maratona Universitária da Eficiência Energética para veículo movido a etanol é de 736,395 km/l, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em 2011. 


Com gasolina a melhor marca foi obtida no mesmo ano pela Universidade da Região de Joinville (Univille), com 594,394 km/l. 

O melhor desempenho com motor elétrico foi de 14,578 km, estabelecida em 2010 pelo Instituto Mauá de Tecnologia, de São Paulo.

Veja a programação da 10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética:
26/8 - Chegada das 59 equipes no Kartódromo de Interlagos
27/8 - Vistoria dos 59 veículos inscritos
28/8 - 10h00 - Largada para a 1ª tentativa - Bandeirada de Emerson Fittipaldi
29/8 - 8h00 - 2ª tentativa
30/8 - 8h00 - 3ª e última tentativa
13h00 - Encerramento e premiação com Emerson Fittipaldi

A 10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética tem o patrocínio de Renault, Instituto Renault e Siemens, apoio de NSK Rolamentos e SPTuris.

Consulte http://www.maratonadaeficiencia.com.br/






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.